Capa

Instituto Ideeia faz exposição de desenhos de crianças no Poliesportivo do Ibirapuera

27.04.2010  |    335 visualizações ATLETISMO

Além de participar da Maratoninha de São Paulo, elas vão interagir com os corredores da Maratona de São Paulo

São Paulo (SP) - Cerca de 50 crianças da Comunidade São Remo, ligadas a ONG Alavanca, no Butantã, vão participar neste sábado, a partir das 8 horas, de provas da 2ª Maratoninha de São Paulo Corrida Infantil, na pista do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Conjunto Desportivo do Ibirapuera, e depois seguirão para o Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro para ver a exposição de seus desenhos organizada pelo Institulo de Desenvolvimento do Esporte, Entretenimento, Educação, Inclusão, Arte e Sustentabilidade (Ideeia).

A exposição poderá ser conferida de quinta-feira a sábado, das 10 às 18 horas, durante a entrega do kit de participação e chip de cronometragem aos inscritos na 16ª Maratona Internacional de São Paulo. A iniciativa do Ideeia é apoiar, através do evento esportivo, atividades educativas voltadas à questão ambiental.

O projeto une crianças com o objetivo de observar o entorno e as áreas verdes a fim de produzir desenhos que levem a mensagem aos atletas da maratona de domingo e sobre a importância dos espaços públicos abertos na natureza. Desta forma, a iniciativa valoriza e inclui a população na apropriação desses espaços e uso, lembrando ao Poder Público da necessidade da sua manutenção e criação de novas áreas, embelezando a cidade e recuperando ao cidadão espaços de lazer, contemplação e projetando uma sadia qualidade de vida como prevista na Constituição Federal do Brasil.

O projeto é chamado de "Crianças e os espaços Verdes das Cidades" tem como propósito fomentar na criança um juízo perceptivo qualitativo, a partir de sua vivência, estimulando a comparação dos espaços pelo direcionamento das atividades e o estímulo do prazer.

A parceria com o Instituto Ideeia pretende associar projetos e ações educativas à realização de grandes eventos como a Maratona de São Paulo, a Meia Maratona do Rio de Janeiro e a São Silvestre em suas corridas dirigidas ao público infantil. Estas competições por sua vez hospedarão as iniciativas visando dar visibilidade ao uso dos espaços públicos verdes da cidade e ao processo de inclusão das crianças nessas áreas e na desejada humanização pela prática educativa.

O projeto tem orientação da advogada e arte-educadora Suzana Gnaccarini, do Comitê de Educação e Arte do Instituto Ideeia.

Maratoninha - As inscrições para a competição estão abertas e podem ser feitas até esta quarta-feira pelo www.maratoninhadesaopaulo.com.br. A taxa é de R$ 20,00.

Os corredores de 6 e 7 anos disputarão provas de 50 metros; os de 8 e 9, 60m; os de 10 e 11, 80m, os de 12 e 13, 100m; os de 14, 300m; e os de 15 anos, 600 metros. Até os 13 anos, as competições são participativas, com todos os corredores ganhando medalhas. Haverá premiação apenas nas categorias de 14 e 15 anos, masculino e feminino.

Os responsáveis pelos inscritos deverão retirar o kit de participação na sexta-feira, das 12 às 20 horas, no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiros, na rua Abílio Soares, 1.300, no Ibirapuera. Não será entregue kit no dia das provas.

A Maratoninha de São Paulo Corrida Infantil tem supervisão do IDEEIA - Instituto de Desenvolvimento do Esporte, Entretenimento, Educação, Inclusão, Arte, Cultura e Sustentabilidade, organização técnica da Yescom, com patrocínio da Caixa, patrocínio especial da PBF e da Montevérgine, apoio de Gatorade e Café 3 Corações e apoio especial da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo. A supervisão técnica será da Confederação Brasileira de Atletismo e Federação Paulista de Atletismo.

Mais informações no site www.maratoninhadesaopaulo.com.br

João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico