Centro de Excelência confiante para a seletiva dos Jogos Olímpicos da Juventude
01.04.2010
| 192 visualizações
ATLETISMO
Técnicos do projeto acreditam em bons resultados na competição que definirá os melhores das Américas
São Paulo (SP) Os atletas do Centro de Excelência (CEE) estão prontos para um dos principais desafios da temporada: a Seletiva Sul-Americana Caixa para os Jogos Olímpicos da Juventude. O evento, que irá selecionar os principais atletas do continente para a competição que acontece, em Cingapura, será realizado nos dias 3 e 4 de abril, na pista do Sesi Gravatás, em Uberlândia (MG). São sete os integrantes do projeto selecionados para representar o Brasil e brigar por vagas em uma das principais competições de 2010.
Os técnicos do CEE, programa idealizado pelo Governo de São Paulo em parceria com a Federação Paulista de Atletismo (FPA), estão animados com a participação dos jovens no torneio. Evandro Lázari, treinador do núcleo de São José do Rio Preto, comentou as chances de André Lopes da Silva (CEE/Campinas), que competirá nos 400m com barreiras. "É um atleta de potencial. Já provou isso em vários torneios. Está em segundo do ranking brasileiro Menor e tem tudo para fazer uma boa marca", afirmou o técnico. No entanto, Evandro ressaltou a dificuldade de se obter uma vaga. "Apenas os melhores das Américas (Sul, central e do Norte) conseguirão. Vamos com calma fazer um bom resultado. É difícil, mas não impossível", ponderou.
Antônio Carlos Maciel, atleta do núcleo do Ibirapuera, na capital paulista, também está confirmado na seletiva. O jovem participará do lançamento do dardo. Fátima Germano, técnica do atleta, exaltou a rápida evolução obtida por ele nos últimos meses. "Começou no CEE este ano e, em três meses, já conquistou bons resultados. Uma classificação para uma seletiva importante com pouco tempo que tivemos para treiná-lo já foi uma vitória significativa", afirmou a treinadora. "É um desafio de grande dificuldade, pois só os melhores irão para Cingapura. Será a primeira competição internacional dele, contudo acredito em uma boa marca", finalizou.
A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) convocou os dois melhores atletas de cada prova, nascidos em 1993 e em 1994, para representar o país na seletiva Sul-Americana. Ao todo, são 63 brasileiros inscritos. Outras duas seletivas serão realizadas paralelamente, uma para os países da América Central e Caribe, em El Salvador, e outra para os Estados Unidos, em Houston. Após os resultados das três, será feito um ranking e chamado os primeiros de cada prova para os Jogos Olímpicos da Juventude, conforme o número de vagas de cada continente em cada prova.
Atletas do CEE na Seletiva:
Caio Cezar Fernandes dos Santos (CEE/Santos) - 100 m/salto em distância
Leandro Pitarelli de Araújo (CEE/ASA-Sertãozinho) - 200 m/400 m
André Lopes da Silva (CEE/Campinas) - 400 m com barreiras
Antonio Carlos Maciel (CEE) - lançamento do dardo
Andressa Moreira Fidelis (CEE) - 200 m/salto em distância
Jessilene dos Santos Roque (CEE/ASA-Sertãozinho) - 400 m
Paula Catarina dos Santos Neves (CEE/SJRP) - salto em distância
Rafael Jubelini, assessoria da Federação Paulista de Atletismo
E-mail: rafael@zdl.com.br - Tel.: (11) 9957.6968