Atletas do Centro de Excelência ajudam o Brasil a vencer o Sul-Americano Sub-23
24.03.2010
| 222 visualizações
ATLETISMO
Jovens do projeto representaram o país na competição internacional e voltaram da Colômbia com medalhas na bagagem
São Paulo (SP) Os atletas do Centro de Excelência (CEE) competiram bem durante o Sul-Americano Sub-23, realizado em Medellín, Colômbia, de 20 a 23 de março. Os jovens representaram a seleção brasileira e conquistaram medalhas. Bárbara Farias confirmou o favoritismo e ficou com o ouro nos 400m. De quebra, superou mais uma vez o índice para o Mundial Juvenil e fez a melhor marca do ano na categoria. O Brasil venceu o torneio, também válido pelos Jogos Sul-Americanos da Odesur (Organização Desportiva Sul-Americana), com 42 medalhas (13 de ouro, 18 de prata e 11 de bronze).
O coordenador voluntário do Centro de Excelência, Nélio Moura, técnico da campeã olímpica do salto em distância Maurren Maggi, exaltou a participação dos atletas do projeto. Anita Souza, que foi prata nos 100m com barreiras, com o tempo de 13s69, foi elogiada pelo treinador. "Ela teve uma ótima participação. É seu primeiro ano de Sub-23 e já conquistou uma medalha. Fez sua melhor marca pessoal em uma competição de importância. A Anita surpreendeu as favoritas. Hoje ela está entre as três melhores do Brasil na categoria Adulta", afirmou.
Nélio Moura também destacou a participação de Lourival de Almeida Neto, bronze no salto em distância com 7,45m, e Jonathan Silva, terceiro lugar no revezamento 4x100 com a marca de 40s60. "O Lourival se supera em competições importantes. Ele não sente pressão. Além da medalha, conseguiu a vaga para o Mundial Juvenil (Moncton, Canadá, de 19 a 25 de julho). O Jonathan também foi bem e ajudou o Brasil com o bronze", finalizou.
O técnico Marcelo Lima também ficou satisfeito com a participação dos atletas do projeto em Medellin. "Foi bastante produtivo. Obtivemos mais um índice técnico para o Mundial Juvenil e chegamos muito próximo de outro com a Cynthia Alves no heptatlo. O mais importante foi ajudar a seleção com bons resultados", disse. Três alunos que treinam com ele no Centro de Excelência competiram no Sul-Americano Sub-23 e voltaram com medalha. Bárbara Farias (CEE/BM&F-BOVESPA) se destacou ao conquistar o ouro nos 400m com o tempo de 53s38. "Ela venceu e mostrou que tem plenas condições de pódio no Mundial Juvenil", disse.
Cynthia Alves, medalhista de prata no heptatlo com 5.187 pontos, e Diomar de Souza, bronze nos 800m com 1m50s14, também treinam com Marcelo no Centro de Excelência. Para o técnico, os resultados foram ótimos. "A Cynthia foi brilhante. Segundo lugar, recorde pessoal e, por muito pouco, não classificou para o Mundial Juvenil, o que nos anima para buscar o índice nas próximas competições", analisou. "Já o Diomar, quase venceu. Liderou praticamente a prova toda, mas cometeu um erro de estratégia. É um atleta jovem que tem muito a oferecer. Só precisa adquirir mais experiência", finalizou Marcelo Lima.
Jéssica Gonzaga dos Santos (CEE/ASS TONIELLO) também foi destaque na competição. A jovem ficou com a medalha de ouro nos 800m rasos ao completar a distância em 2m09s72. Gustavo Machado dos Santos (CEE/Estrela Guarulhos) também estava na equipe que conquistou a medalha de bronze nos 4x100m.
Confira os atletas do Centro de Excelência que conquistaram medalhas:
Ouro:
Bárbara Farias (CEE/BM&F-BOVESPA) - 400m rasos com 53s38
Jéssica Gonzaga dos Santos (CEE/Estrela Guarulhos)- 800m rasos com 2m09s72
Prata:
Cynthia Alves- Heptatlo com 5.187 pontos
Anita Souza- 100m com barreiras com 13s69
Bronze:
Jonathan Silva- Revezamento 4x100m com 40s60
Gustavo dos Santos (CEE/Estrela Guarulhos)- Revezamento 4x100m com 40s60
Diomar de Souza- 800m com 1m50s14
Lourival de Almeida Neto- salto em distância com 7,45m
Rafael Jubelini, assessoria da Federação Paulista de Atletismo
E-mail: rafael@zdl.com.br - Tel.: (11) 9957.6968