Numa chegada emocionante contra os quenianos, Giomar Pereira vence Meia Maratona de São Paulo
07.03.2010
| 244 visualizações
ATLETISMO
-
Giomar, o campeão da prova
Leo Shibuya/ZDL
-
Rumokol ganhou a Meia Maratona
Leo Shibuya/ZDL
-
Marilson venceu os 10 km
Leo Shibuya/ZDL
-
O vencedor dos cadeirantes
Ronaldo Milagres/ZDL
-
Largada
Leo Shibuya/ZDL
-
Percurso
Marcos Viana "Pinguim"/ZDL
-
Relógio
Marcio Kato/ZDL
-
Pódio masculino
Ronaldo Milagres/ZDL
-
Pódio feminino
Ronaldo Milagres/ZDL
-
Pódio masculino - 10 km
Ronaldo Milagres/ZDL
-
Pódio feminino - 10km
Ronaldo Milagres/ZDL
Nos 10k, a vitória tranquila foi de Marilson Gomes dos Santos, bicampeão da Maratona de Nova York
São Paulo (SP) - A chegada da prova masculina da 4ª Meia Maratona Internacional de São Paulo foi a mais emocionante de sua história. A prova que reuniu 9 mil inscritos, com largada e chegada no Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, teve como vencedor o baiano Giomar Pereira da Silva, do Cruzeiro, que superou por muito pouco os quenianos Kiprop Mutai e Mathew Cheboi, vencedor da primeira edição da corrida. Nos 10,550km, o grande campeão foi Marilson Gomes dos Santos, bicampeão da Maratona de Nova York, com 29min06s.
Nos últimos 300 metros dos 21,097km da prova, Giomar foi literalmente empurrado pela torcida, que o incentivou com gritos de "Brasil". Ele completou o percurso com o tempo de 1h04min31s, apenas 1 segundo de vantagem sobre Kiprop e 6 segundos na frente de Mathew, o que tornou a Praça Charles Miller, no Pacaembu, numa grande festa.
"Foi uma prova muito difícil e essencialmente tática. Tentei fugir algumas vezes depois do quilômetro 9, mas não deu. No final, fui com tudo e os quenianos ficaram muito perto", disse o campeão do Ranking de Corredores de Rua Caixa/CBAt de 2009. "Ganhei a prova e já saí na frente no Ranking de 2010", completou, referindo-se à prova que abriu o calendário deste ano.
Giomar comemorou bastante a vitória e deu algumas voltas em frente ao pódio com a bandeira do Cruzeiro para alegria da torcida que ficou esperando na área de chegada.
Na categoria feminina, a queniana Rumokol Elizabeh Chepkanan não encontrou adversárias. Apesar de recém-chegada ao Brasil, a atleta da equipe Luasa, de Luís Antonio dos Santos, venceu com folga os 21.097m, com o tempo de 1h14min35s. "Era para ter conseguido um tempo melhor. Cheguei gripada ao Brasil e fiquei longe da minha melhor marca de 1h11min. Mesmo assim fiquei feliz com a vitória", lembrou a atleta que ficará até o final de maio no Brasil.
As outras quatro integrantes do pódio foram brasileiras. Simone Alves da Silva se surpreendeu com o resultado. Chegou em segundo lugar e obteve o melhor tempo de sua carreira, com 1h15min43s. "Tentei acompanhar a queniana até o km 14, mas aí ela foi embora e preferi garantir o segundo lugar", disse Simone, da BM&FBovespa, que havia ficado em sétimo lugar no ano passado,
Marilson brilha - O brasiliense Marilson Gomes dos Santos foi a grande atração dos 10,550km. Ele correu como uma avaliação de seus treinamentos e sozinho completou a distância em 29min06s, quase três minutos à frente do segundo colocado.
"Esta foi a minha primeira prova do ano e eu precisava deste teste. Estou voltando de lesão no calcanhar esquerdo e senti falta de ritmo e cansaço, além de insegurança de voltar a sentir dores na contusão", disse. "O percurso da prova é bastante exigente e fiquei contente com o meu desempenho. Não tinha um objetivo de tempo, mas devido às dificuldades acho que a marca foi muito boa. Além disso, não senti nada da lesão."
Marilson se prepara para correr uma Meia Maratona em Nova York, no dia 21 deste mês. "Este teste foi excelente. Serviu para quebrar o gelo e a ansiedade que vivemos antes de competir. Foi muito bom correr aqui."
No feminino, a vitória foi Luziane Alves, com o tempo de 41min40s.
Na Meia Maratona, dois favoritos enfrentaram dificuldades inesperadas. Frank Caldeira sofreu uma queda no quilômetro 13, machucando o joelho esquerdo e as mãos. "Resolvi completar o percurso, mas com muitas dificuldades. Não deu para acompanhar os líderes", afirmou o atleta do Cruzeiro, campeão da São Silvestre de 2006. "Foi preciso paciência e agora é esperar a próxima prova."
João Ferreira de Lima, o João da Bota, teve uma contratura muscular na metade da prova e também desistiu de brigar por um lugar no pódio.
O colombiano William Naranjo, quinto colocado na última São Silvestre, terminou na mesma colocação na Meia Maratona de São Paulo. Ele vinha entre os líderes, quando sofreu uma queda no quilômetro 18, sofrendo escoriações nas mãos, principalmente. "Esta prova serviu de treinamento para a Maratona de Nashville, que vou correr no dia 24 de abril, nos Estados Unidos. Apesar da queda, consegui me recuperar e terminar bem a prova."
Visita grega - Uma comissão grega esteve neste domingo no Pacaembu para divulgar a Maratona de Atenas, marcada para o dia 31 de outubro, que vai comemorar os 2.500 anos da prova. A Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua (AIMS) vai realizar o seu congresso anual na capital grega de 24 de outubro a 2 de novembro, discutindo o futuro das provas de rua. Os representantes da Yescom, que realizam a Meia Maratona e Maratona de São Paulo, a Meia Maratona do Rio, a Volta da Pampulha e a São Silvestre, foram convidados para participar do evento.
A comissão antidoping da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realizou dez exames de controle no masculino e no feminino, continuando o combate contra o uso de drogas ilícitas no esporte.
Classificação da Meia Maratona
Masculino
1 - Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro Esporte) - 1h04min31s
2 - Kiprop Mutai (Quênia/Luasa) - 1h04min32s
3 - Mathew Kiptoo Cheboi (Fila) - 1h04min37s
4 - José Magno dos Santos Mota (Franca/Luasa) - 1h05min05s
5 - William Naranjo (Porvenir Colômbia) - 1h05min06s
Feminino
1 - Rumokol Elisabeh Chepkanan (Quênia/Luasa) - 1h14min35s
2 - Simone Alves da Silva (Pão de Açúcar/BM&F Bovespa) - 1h15min43s
3 - Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros/Asics/Caixa) - 1h15min56s
4 - Maria Zeferina Baldaia (Mizuno/Caixa/Serquim) - 1h16min28s
5 - Michele Cristina das Chagas (Pinheiros Rede) - 1h16min50s
Classificação dos 10km
Masculino
1 - Marilson Gomes dos Santos (BM&F Bovespa/Nike/Pão de Açúcar/) - 29min06s
2 - Caio da Rocha Silva (Sindeepres) - 31min56s
3 - Antonio José da Costa (Avulso) - 32min04s
4 - Carlos Eduardo de Moura Lima (Nipoflex Foto & Cia) - 33min25s
5 - Odair José Moreira (Sesi Paraná) 33min50s
Feminino
1 - Luizane Alves (Fama) - 41min40s
2 - Andréa Keilla Galvão Lemes (Guarda Civil) - 41min57s
3 - Jéssica dos Santos Vieira (Sesi Paraná) - 43min53s
4 - Tânia Aparecida Barbosa (São Paulo Brasil) - 45min08s
5 - Eloísa R. de Souza Cordeiro (BKSports) - 46min42s
A Meia Maratona de São Paulo 2010 foi uma realização e organização da Yescom, com promoção da TV Globo e patrocínio da Caixa e Adidas, patrocínio especial de Fisk, apoio da TAM Viagens, Montevérgine, Gatorade, Café Três Corações, HCor, Centauro e Sabesp e apoio especial da Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo. O hotel oficial foi o Hilton São Paulo Morumbi. A supervisão foi da Federação Paulista de Atletismo (FPA), da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e Associação das Maratonas e Corridas de Rua Internacionais (AIMS).
Mais informações no site www.meiamaratonadesaopaulo.com.br
João Pedro Nunes - Mtb 11.675/Talita Ferreira
E-mail: zdl@zdl.com.br