Centro de Excelência com força total no Torneio Menor e Juvenil
05.03.2010
| 102 visualizações
ATLETISMO
Atletas de São José do Rio Preto, São Paulo e Sertãozinho estão confirmados na competição que reúne jovens de todo o Brasil
São Paulo (SP) Os jovens do Centro de Excelência de São Paulo, São José do Rio Preto e Sertãozinho estão prontos para a disputa do Torneio Menor e Juvenil, que será realizado neste sábado, no estádio Ícaro de Castro Mello, na capital paulista. A competição, organizada pela Federação Paulista de Atletismo (FPA), conta com cerca de 300 atletas inscritos, representando 15 clubes de todo o Brasil. Do total, aproximadamente 50 são alunos do projeto.
A cidade de São José do Rio Preto, que conta com um núcleo do Centro de Excelência, projeto do governo de São Paulo em parceria com a FPA, terá seis atletas da categoria Menor no torneio. O técnico Claudinei Lima, responsável pela equipe, ressaltou a importância da competição. "Estamos nos preparando para a Seletiva Sul-Americana dos Jogos Olímpicos da Juventude (27 de março em Bragança Paulista). É preciso adquirir ritmo de competição, já que estamos no início da temporada", afirmou.
Segundo o experiente treinador, o Torneio Menor e Juvenil é uma competição de alto nível, pois contará com os melhores competidores do País nas faixas etárias que é destinado. "São atletas de várias regiões do Brasil, preparados para lutar pelas primeiras posições. Será, sem dúvida, um ótimo torneio", ressaltou.
Claudinei Lima destacou três alunos do projeto com grandes chances de integrar a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos da Juventude: Paula Catarina dos Santos (salto em distância), Paulo Sérgio Oliveira (salto em altura e salto triplo) e Angélica Anguido (400m com barreiras). Todos estão na categoria Menor. "São os primeiros no ranking brasileiro em suas respectivas provas. Estão treinando bem e em constante evolução. Vamos com força em busca do melhor resultado", disse.
Já a capital paulista contará com cerca de 35 atletas pertencentes ao núcleo do Ibirapuera e da Unasp. Para Fátima Germano, técnica de arremesso e lançamentos do projeto, o torneio tem importância. "Os principais atletas do projeto estarão lá. Temos que nos preparar para os desafios do ano e a melhor maneira é competindo", afirmou.
A competição terá início às 9 horas com as provas de arremesso do peso, salto em distância e 3.000 metros rasos, todos na categoria masculina. O torneio será encerrado por volta das 14 horas.
Rafael Jubelini, assessoria da Federação Paulista de Atletismo
E-mail: rafael@zdl.com.br - Tel.: (11) 9957.6968