Meia Maratona de São Paulo reúne 9.000 inscritos neste domingo
05.03.2010
| 348 visualizações
ATLETISMO
-
Damião, atual campeão
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Franck Caldeira
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Giomar Pereira
Sérgio Shibuya/ZDL
-
William Naranjo
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Marizete Rezende
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Edielza Alves
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Praça Charles Miller
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Percurso das provas
Divulgação Yescom
Competição agita a região do Pacaembu pela quarta vez
São Paulo (SP) - A 4ª Maratona Internacional de São Paulo reunirá 9 mil inscritos neste domingo, com largada e chegada no Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu. A competição, que na verdade reunirá atletas em duas distâncias - 21,097km e 10,550km -, terá alguns dos melhores corredores de rua do País e convidados do Exterior.
Entre os brasileiros, Damião Ancelmo de Souza vai tentar o bi e a hegemonia nacional na prova masculina. "Estou muito animado, mas sei que a prova terá concorrentes fortes", disse o alagoano, campeão da Copa Brasil Caixa de Cross Country de 2010, em fevereiro, em Timbó (SC).
O pelotão de elite terá, por exemplo, Franck Caldeira, Giomar Pereira da Silva, Clodoaldo Gomes, Luís Paulo da Silva Antunes, Domingos Nonato, Paulo Roberto Almeida Paula, João Ferreira de Lima, o João da Bota, José Teles, Sérgio Celestino e Giovani dos Santos, entre muitos outros.
No feminino estarão alinhadas na linha de largada Marizete Moreira dos Santos, campeã do Ranking de Corredoras de Rua Caixa/CBAt, Conceição de Oliveira (vice-campeã), Marizete Rezende (terceira colocada), além de Simone Alves da Silva e Maria Lúcia do Nascimento. Também estão confirmadas Maria Zeferina Baldaia, campeã da Maratona de São Paulo, da Meia Maratona do Rio, da Volta da Pampulha e da São Silvestre; Zenaide Vieira, campeã da Copa Brasil de Cross Country e da Corrida Sargento Gonzaguinha; Adriana Aparecida da Silva, campeã da Maratona de Santa Catarina e representante brasileira no Mundial de Berlim/2009; Sirlene de Pinho, bicampeã da Maratona de Buenos Aires e medalha de bronze na maratona do Pan-Americano do Rio; Edielza Alves, vice-campeã da Corrida Sargento Gonzaguinha de 2009, prova que venceu em 2008, entre outras.
Estrangeiros - Não é apenas Damião Ancelmo que corre pelo bi na Meia Maratona, outro campeão da prova está inscrito: o queniano Mathew Cheboi, vencedor de 2007. Campeão também da Meia Maratona de Belgrado, de 2009, ele lidera um grupo da Fila que tem também Mark Korir, no masculino, e Everlyne Kemboi e Keah Kipchumba, no feminino.
A equipe Luasa, do maratonista olímpico Luiz Antônio dos Santos, também inscreveu três quenianos Mutai Kiprop e Jacob Kiprotich, entre os homens, e Elizabeh Rumokol, entre as mulheres.
Outro destaque da prova é o colombiano William Naranjo, que ficou em quinto lugar na última edição da Corrida de São Silvestre, com 45min36s. Ele tem ainda 1h05min29 na Meia Maratona de Bogotá e 2h16min30s na Maratona de Nashville (EUA).
Novidades - A prova, organizada pela Yescom, responsável também por corrida como a Maratona de São Paulo, a Meia Maratona do Rio de Janeiro, a Volta da Pampulha e a São Silvestre, tem algumas novidades este ano. Foram definidas quatro áreas de largada em cada uma das provas.
Na meia maratona, os atletas são convidados a sair nas seguintes divisões de tempo: quem pretende completar a corrida em menos de 1h40min; entre 1h40min e 1h55min; entre 1h55min e 2h15min; e acima de 2h15min. As áreas para a prova dos 10,550 quilômetros, são as seguintes: abaixo de 48min; entre 48min e 55min; entre 55min e 1h05min; e acima de 1h05min.
Outra novidade é que as camisetas não são mais unissex. Na hora da inscrição, o atleta pôde escolher entre os modelos masculinos e femininos nos tamanhos P, M, G e GG.
O evento será aberto com a largada para cadeirantes e handcycle, masculino e feminino, na prova dos 21,097km a partir das 7h40. A elite feminina da meia maratona larga às 7h45, enquanto todas as outras partidas serão dadas às 8 horas.
Kits - Os kits de participação e os chips de cronometragem de todos os inscritos deverão ser retirados nesta sexta-feira, das 9 às 20 horas, e no sábado, das 8 às 17 horas, no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiros, na Rua Abílio Soares, 1.300, no Ibirapuera. No dia da prova e depois dela, não serão entregues kits.
Todos os campeões (21,097km)
2009 - Damião Ancelmo (BRA), 1h05min18s; Angelina Mutuka (QUE), 1h14min14s;
2008 - Kipromo Mutai (QUE), 1h04min02; e Eunice Kirwa (QUE), 1h15min08s
2007 - Mathew Cheboi (QUE), 1h06min15s; e Ednalva Laureano (BRA), 1h15min13
A Meia Maratona de São Paulo 2010 é uma realização e organização da Yescom, com promoção da TV Globo e patrocínio da Caixa e Adidas, patrocínio especial de Fisk, apoio da TAM Viagens, Montevérgine, Gatorade, Café Três Corações, HCor, Centauro e Sabesp e apoio especial da Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo. O hotel oficial é o Hilton São Paulo Morumbi. A supervisão é da Federação Paulista de Atletismo (FPA), da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e Associação das Maratonas e Corridas de Rua Internacionais (AIMS).
Mais informações no site www.meiamaratonadesaopaulo.com.br
João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br