Ao lado de Marco Grael, André Fonseca busca vaga na quarta Olimpíada
16.02.2010
| 197 visualizações
VELA
Velejador com duas regatas de volta ao mundo de experiência será um dos destaques da Pré-Olímpica de Brasília
São Paulo (SP) - O catarinense André Fonseca busca vaga na quarta Olimpíada de sua carreira, na Inglaterra. Por isso, será um dos destaques da Pré-Olímpica de Brasília, que será disputada de 22 a 28 deste mês. O companheiro desta vez é Marco Grael, filho mais velho do supercampeão Torben Grael. O resultado da Pré-Olímpica se somará aos resultados do Campeonato Brasileiro para indicar os integrantes da Equipe Brasileira de Vela..
"Estamos iniciando mais um ciclo olímpico e estou muito confiante. Meu entrosamento com o Marco está cada vez melhor", disse o atleta de 31 anos, sexto colocado em Atenas e sétimo na Qindao, na China. "Estamos na torcida para termos boas condições de vento no Lago Paranoá e fazer uma boa campanha."
Ao contrário das seletivas olímpicas anteriores, Fonseca garante que tem bons adversários desta vez. Ele lembra da dupla carioca Rodrigo Monteiro / Gabriel Borges. "Eles estão com um barco zerinho e estão treinando há 1 ano e meio juntos. Temos de tomar cautela e fazer o melhor possível para não ficar fora da Equipe Brasileira de Vela de 2010."
André Fonseca foi medalha de bronze com o Brasil 1 na Volvo Ocean Race de 2005/2006 e disputou a mesma competição de 2008/2009 a bordo do holandês Delta Lloyd.
Já o proeiro Marco Grael, que disputou a seletiva de Laser para a Olimpíada da China, tem boa experiência também como timoneiro. Em setembro passado, por exemplo, foi campeão do Match Race Brasil, no Rio, tendo o seu pai como tático.
A Pré-Olímpica de Vela será disputada em três raias no Lago Paranoá. Além da 49er, as seguintes classes terão competição: Star (masculino), Finn (masculino), Laser (masculino), Laser Radial (feminino), 470 (masculino e feminino), RS:X (masculino e feminino) e Match Race (feminino). Os primeiros colocados de cada classe farão parte da equipe que receberá recursos para competir no exterior, assim como os medalhistas da Olimpíada de 2008: Robert Scheidt e Bruno Prada, prata no Star, e Fernanda de Oliveira, bronze no 470. O objetivo é preparar os velejadores brasileiros da melhor forma para a Olimpíada de 2012.
Estão previstas 11 regatas em toda a competição, sendo no máximo 3 por dia. Para o torneio ser validado, pelo menos quatro provas deverão ser realizadas. De 6 a 8 regatas, os participantes terão direito a um descarte. Com mais de 8 provas, os dois piores resultados de cada velejador deverão ser descartados.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 22, no Iate Clube de Brasília, quando estão previstas a Cerimônia de Abertura da Pré-Olímpica e a regata-treino, além das medições dos barcos e pesagem dos tripulantes.
Os maiores destaques da vela brasileira já avisaram a CBVM que vão participar do evento. Estão confirmados Robert Scheidt / Bruno Prada, Torben Grael / Marcelo Ferreira e Lars Grael / Ronald Seifert, no Star; Bruno Fontes e Eduardo Couto, no Laser; Adriana Kostiw, no Laser Radial; Jorginho Zarif e Henry Boenning, no Finn; Ricardo Winick, o Bimba, Patrícia Freitas e Patrícia Castro, na prancha RS:X; Fernanda de Oliveira / Ana Luiza Barbachan, Martine Grael / Isabel Swan, Fábio Pillar / Samuel Albrecht e Rique Wanderley / Richard Zietmann, no 470, além das equipes comandadas por Juliana Senfft e Juliana Motta, no Match Race.
A Pré-Olímpica de Vela é organizada pelo Iate Clube de Brasília (ICB) e pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM).
João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail - Nunes@zdl.com.br