Cearenses se destacam no Maresia Surf International Ceará
30.01.2010
| 1.340 visualizações
SURF
-
Heitor Alves (CE)
Daniel Smorigo / ASP South America
-
Yadin Nicol (AUS)
Daniel Smorigo / ASP South America
-
Nathaniel Curran (EUA)
Daniel Smorigo / ASP South America
-
Royden Bryson (AFS)
Daniel Smorigo / ASP South America
-
Alejo Muniz (SC)
Daniel Smorigo / ASP South America
-
Hizunomê Bettero (SP)
Daniel Smorigo / ASP South America
-
Léo Neves (RJ)
Daniel Smorigo / ASP South America
-
Brien Toth (Porto Rico)
Daniel Smorigo / ASP South America
-
Jangada cearense
Daniel Smorigo / ASP South America
Heitor Alves e Thiago de Sousa são os dois únicos representantes do Ceará "vivos" na etapa do Circuito Mundial, que termina neste domingo, em Paracuru
Paracuru (CE) - O campeão do Maresia Surf International Ceará WQS 2010, etapa "seis estrelas" do Circuito Mundial da Association of Surfing Professionals (ASP), será conhecido neste domingo. A competição, que tem premiação de US$ 145 mil (cerca de R$ 255 mil), acontece no município cearense de Paracuru. Neste sábado, após a realização dos rounds 3 e 4, foram definidos 14 dos 16 surfistas que disputarão às oitavas-de-final - a última bateria da quarta fase está programada para começar às 6h30 de amanhã.
Nesta lista parcial de classificados, estão dez brasileiros (Hizunomê Bettero, Léo Neves, Heitor Alves, Pedro Henrique, Alan Johnes, Alejo Muniz, Thiago de Sousa, John Max, Rudá Carvalho e Raoni Monteiro) e quatro estrangeiros (portorriquenho Brian Toth, sul-africano Royden Bryson, australiano Yadin Nicol e o americano Nathaniel Curran) e 12 brasileiros (veja confrontos abaixo). As duas últimas vagas nas oitavas-de-final serão disputadas por Sebastien Ziets, do Havaí, Brett Simpson, dos Estados Unidos e Willian Cardoso, de Santa Catarina.
Entre os surfistas que se destacaram neste sábado estão dois cearenses: Heitor Alves, que fez parte do ASP World Tour em 2008 e 2009, e nesta temporada tenta retornar para a divisão de elite do Circuito Mundial, e Thiago de Sousa, campeão nordestino de 2007. O primeiro enfrenta nas oitavas-de-final o carioca Léo Neves, que tem no currículo o tricampeonato brasileiro. "Será uma bateria dura. O Léo é muito competitivo e vai fazer de tudo para vencer", afirmou o surfista de Fortaleza.
Heitor Alves avançou na disputa ao ficar na segunda posição no confronto do round 4 que classificou em primeiro lugar o paulista Hizunomê Bettero e eliminou o carioca Yuri Sodré. "Venho para Paracuru desde pequeno, já competi muito aqui e estou em casa. Por isso estou tendo o apoio da torcida, que é importante em uma competição tão difícil como está", declarou.
Thiago de Souza, por sua vez, vai disputar uma vaga nas quartas-de-final contra Raoni Monteiro, de Saquarema (RJ). Ele conseguiu a classificação ao terminar em segundo no confronto vencido pelo catarinense Alejo Muniz, dono da maior nota do campeonato: 9,77. O francês Romain Cloite acabou eliminado. Segundo o surfista cearense, o fato de ele ter chegado à fase homem x homem (apenas dois atletas na bateria) já é gratificante. Mas ele disse que não quer parar por aí e pensa em conquistar um lugar no pódio.
"Estou focado em chegar à final e, quem sabe, vencer a primeira etapa do WQS da minha carreira", afirmou o "local" da praia de Iparana, localizada no município de Caucaia, na Grande Fortaleza. "Paracuru é um lugar muito especial para mim, não só pelos campeonatos que ganhei, mas pelos amigos que tenho aqui. Espero que seja mais especial ainda me dando está vitória", desejou Thiago de Sousa.
O Maresia Surf International Paracuru WQS 2010 é uma realização da Maresia em conjunto com Classic Promoções, FCS - Federação Cearense de Surf e TOP 16 Promoções. Os co-patrocinadores são Governo do Estado do Ceará - Secretária do Esporte e Prefeitura de Paracuru - Secretária Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente. Os divulgadores são rádio Fortal 91,3 FM, Fluir, Beach Show, Wave Wind e portais Waves, Cearasurf e EmfocoSurf.
Os apoiadores são a ASPA - Associação de Surf de Paracuru, Planeta Surf Board Shop, Jamaica Surf Shop, Sumatra Surf Co., Tent Beach, Tchuk Jhones Surf Street, Overboard, Mabuya, Paranoid, Surf Trip, Ecológica, Bali, New Look Surfwear, Bahamas Surf Shop, Ocean Drive Surfshop, Surfbeat Surf Shop, Desert Point, Oceanos BoardShop, Hawaii Surf Wear, Big Surf, Drop Line Sport Radicais, Litoral 655, Pipeline, 200 Milhas, Point Radical Surf Street, Aldeia dos Ventos e Reggae Club.
Quarta fase - bateria restante
Sebastien Ziets (Havaí) x Willian Cardoso (BRA-SC) x Brett Simpson (EUA)
Oitavas-de-final -
Hizunomê Bettero (BRA-SP) x Brian Toth (Porto Rico)
Léo Neves (BRA-RJ) x Heitor Alves (BRA-CE)
Royden Bryson (AFS) x Pedro Henrique (BRA-RJ)
Alan Jhones (BRA-RN) x Yadin Nicol (AUS)
Alejo Muniz (BRA-SC) x Nathaniel Curran (EUA)
Thiago de Sousa (BRA-CE) x Raoni Monteiro (BRA-RJ)
Rudá Carvalho (BRA-BA) x ?????????
John Max (BRA-RN) x ?????????
Mais informações e chaves de bateria no site www.maresia.com.br
Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194
Email piera@zdl.com.br