Capa

Favorito é eliminado no Maresia Surf International Ceará

29.01.2010  |    641 visualizações SURF

Norte-americano Damien Hobgood, grande nome da competição que acontece em Paracuru, foi surpreendido pelos brasileiros Halley Batista e Michel Adriano

Paracuru (CE) - Após três dias consecutivos de adiamentos por causa das pequenas ondas que quebravam em Paracuru (CE), teve início na manhã desta sexta-feira o Maresia Surf International Ceará WQS 2010, etapa "seis estrelas" da Association of Surfing Professionals (ASP). O mar reagiu e as 24 baterias do primeiro round e as 24 do segundo foram realizadas nas praias do Ronco do Mar e da Boca do Poço.

"Com disputas em dois palanques, colocamos o cronograma do evento em dia", afirmou Roberto Perdigão, diretor regional da ASP South América. "Neste sábado, concluiremos as 12 baterias da terceira fase e as oito da quarta fase. No domingo, faremos as oitavas, quartas, semifinais e final", avisou o dirigente. "Depois da angústia, tudo voltou à normalidade", completou.

O grande nome da etapa, o norte-americano Damien Hobgood, que chegou ao litoral do Ceará como o surfista inscrito mais bem posicionado no ranking da ASP, foi eliminado logo em sua estreia, na primeira bateria do segundo round. "Vocês tem de falar com os outros surfistas; pois eu fui o último colocado", disse aos jornalistas, sem perder o bom humor.

Damien Hobgood ocupava a segunda colocação, que lhe garantiria a classificação. Mas cometeu interferência (entrou em uma onda que já vinha sendo surfada por outro competidor), restando poucos minutos do final do confronto, sobre o pernambucano Halley Batista e perdeu metade de uma de suas duas notas computadas. "É sempre chato cair de primeira, mas estou satisfeito de estar em um lugar tão bonito como este aqui", contou o norte-americano.

Harlley Batista foi um dos destaques do dia por ter vencido com sobras a bateria que eliminou o ídolo Hobgood e teve como outro qualificado para a terceira fase o "local" de Paracuru Michel Adriano. "Este vai ser um dia que ficará marcado em minha carreira. Não é sempre que dá para ganhar de um dos maiores surfistas do mundo", afirmou o atleta de Pernambuco. "Espero manter o ritmo nos próximos rounds e obter um bom resultado", concluiu.

Sivana Lima - Quem também fez sua estreia nesta sexta-feira no Maresia Surf International Ceará foi a vice-campeã mundial de 2009. Nascida e criada em Paracuru, Silvana Lima entrou na água na 24ª e última bateria da segunda fase e por muito pouco não avançou na competição. Com notas 5,17 e 6,60, ela liderou até faltar cinco minutos para o final do confronto, quando foi superada pelo norte-americano Brett Simpson, que faz parte da lista dos surfistas que integram o ASP World Tour, a divisão de elite do Circuito Mundial.

A segunda vaga foi perdida há menos de um minuto para o término da bateria. O baiano Rudá Carvalho precisava tirar uma nota 4,50 e conseguiu 4,73, para tristeza da torcida local, que foi em grande número torcer por Silvana Lima. "Faltou só um pouquinho. Mas estou feliz porque mostrei que posso surfar de igual para igual com os homens", afirmou a surfista, que permanecerá em férias em Paracuru antes de retornar para a Austrália, onde mora.

Silvana Lima disse que resolveu aceitar o convite da Maresia para participar de uma etapa do WQS Masculino por ela acontecer na praia onde passou a infância e aprendeu a surfar. Mas, principalmente, com intuito de se preparar para a etapa de abertura do ASP World Tour Feminino, que começa dia 27 de fevereiro, na Austrália. "As ondas aqui do Ronco Mar e da Boca do Poço quebram para a direita, da mesma forma que vou encontrar na Gold Coast, e serve como um bom treino", afirmou Silvana.

Cearenses - Heitor Alves, Michel Adriano, Adilton Mariano, José Milton, Thiago de Sousa, Charlie Brown são os cearenses que estão entre os 48 surfistas classificados para o terceiro round, que terá início às 8 horas deste sábado, com disputas apenas na praia do Ronco do Mar. Permanecem na briga um surfista portorriquenho, três sul-africanos, três norte-americanos, três havaianos, três franceses, um uruguaio, um representante do País Basco, um australiano e 32 brasileiros
.
O Maresia Surf International Paracuru WQS 2010 é uma realização da Maresia em conjunto com Classic Promoções, FCS - Federação Cearense de Surf e TOP 16 Promoções. Os co-patrocinadores são Governo do Estado do Ceará - Secretária do Esporte e Prefeitura de Paracuru - Secretária Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente. Os divulgadores são rádio Fortal 91,3 FM, revistas Fluir, Beach Show, Wave Wind e portais Waves, Cearasurf e EmfocoSurf.

Os apoiadores são a ASPA - Associação de Surf de Paracuru, Planeta Surf Board Shop, Jamaica Surf Shop, Sumatra Surf Co., Tent Beach, Tchuk Jhones Surf Street, Overboard, Mabuya, Paranoid, Surf Trip, Ecológica, Bali, New Look Surfwear, Bahamas Surf Shop, Ocean Drive Surfshop, Surfbeat Surf Shop, Desert Point, Oceanos BoardShop, Hawaii Surf Wear, Big Surf, Drop Line Sport Radicais, Litoral 655, Pipeline, 200 Milhas, Point Radical Surf Street, Aldeia dos Ventos e Reggae Club.

Mais informações e chaves de bateria no site www.maresia.com.br

Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194
Email piera@zdl.com.br
Leia também...
07.12.2010

Competição terminou no domingo, em Ubatuba com a vitória do pernambucano Luel Felipe e o título de Matheus Toledo

05.12.2010

Pernambucano sobe no degrau mais alto do pódio na prova decisiva, realizada em Ubatuba, e surfista "local" garante o título estadual

04.12.2010

Título está entre Matheus Toledo, Saulo Júnior e Robson Santos, que só depende de suas forças na competição que termina este domingo, em Ubatuba

04.12.2010

Competição terminou nesta sexta-feira, na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), com a vitória do cearense Thiago de Souza