Centro de Excelência pronto para o primeiro desafio de 2010
27.01.2010
| 191 visualizações
ATLETISMO
-
Coordenador voluntário do Centro de Excelência, Nélio Moura
Bruno Miani/ZDL
-
Lourival se prepara visando a classificação no Sul-Americano
Bruno Miani/ZDL
Alunos do projeto participam do Torneio FPA/CNEE em busca da classificação para o Mundial Menor e o Sul-Americano Sub-23
São Paulo (SP) - Os jovens do Centro de Excelência, projeto do governo do Estado de São Paulo em parceria com a Federação Paulista de Atletismo (FPA), estão preparados para a primeira grande competição da temporada. Mais de 40 atletas do núcleo paulistano já se inscreveram para o Torneio FPA/CNEE, que vale pontuação no ranking nacional de atletismo. O evento será realizado nos dias 29 e 30 de janeiro, no Centro Nacional de Excelência da cidade de Bragança Paulista, no interior de São Paulo.
Segundo o coordenador voluntário do Centro de Excelência da capital paulista, Nélio Moura, a competição é fundamental para a classificação dos atletas para o Sul-Americano Sub-23 de Medellín, na Colômbia, de 20 a 23 de março - os dois atletas de cada prova mais bem classificados no ranking brasileiro sub-23 representarão o Brasil. Além disso, os jovens começam a buscar índice para o Mundial Juvenil, ainda sem data e local definidos. "É a última chance de nos classificarmos para o torneio continental. Também é hora de começar a luta para conquistar índices para o Mundial Menor, nosso principal objetivo em 2010", afirma o técnico.
Com apenas 18 anos, Geisa Rafaela Arcanjo é a segunda do ranking no arremesso do peso e, até o momento, está confirmada no Sul-Americano. A atleta garante que vai competir no Torneio FPA/CNEE para melhorar seu resultado. "Não posso bobear. A terceira colocada pode fazer uma boa marca e tirar a minha vaga", diz a atleta, entre as favoritas ao pódio em Bragança Paulista. "É uma competição importante também porque preciso confirmar meu índice para o Mundial Juvenil."
Lourival de Almeida Neto, destaque do Centro de Excelência no salto em distância, vive situação inversa. Terceiro no ranking nacional sub-23, sabe que a competição é a última chance de conquistar vaga no Sul-Americano. "Tenho 19 anos e não poderei participar do próximo, pois já terei passado da idade. Quero muito estar lá e vou batalhar para isso. Quem está com a vaga que se cuide", avisa Lourival.
O atleta ressalta que as dificuldades são ainda maiores em início de temporada. "Nós fazemos uma preparação para atingir o ápice da forma física e técnica no meio do ano, quando ocorrem as principais competições. Mas acredito que poderei saltar 7,70 m e garantir meu lugar no Sul-Americano Sub-23", finaliza Lourival.
Rafael Jubelini, assessoria da Federação Paulista de Atletismo
E-mail: rafael@zdl.com.br - Tel.: (11) 9957.6968