Capa

Adiado início do Maresia Surf International Paracuru WQS 2010

26.01.2010  |    388 visualizações SURF

Ondas pequenas fazem ASP marcar o início da etapa do Circuito Mundial para a manhã desta quarta-feira

Paracuru (CE) - O início do Maresia Surf International Paracuru WQS 2010, que teria as primeiras baterias realizadas nesta terça-feira, foi adiado. O motivo, segundo o diretor de prova, Amélio Júnior, foram as condições do mar, que apresentava ondas de cerca de meio metro e séries muito demoradas. "Como há previsão de entrar uma boa ondulação, resolvemos esperar, para que todos compitam em condições de igualdade e o nível técnico seja privilegiado", afirmou o executivo.

O diretor-técnico da Association of Surfing Professionals (ASP), Sérgio Gadelha, disse que o adiamento não prejudica o cronograma da competição. "Sempre trabalhamos com boa margem de tempo para a realização do evento. Temos condições de fazer todas as baterias em quatro dias e, por isso, vamos aguardar pelas melhores ondas", justificou. "Agora, teremos uma chamada às 7h30 desta quarta-feira, para vermos se damos início ao campeonato", avisou o também head-judge (juiz-chefe) da etapa.

Disputas adiadas, alguns dos melhores surfistas do mundo aproveitaram para treinar e conhecer mais de perto a bancada de pedra onde quebram as famosas direitas da praia do Ronco do Mar. Apesar das ondas pequenas, os atletas conseguiram realizar manobras plásticas, suficientes para que um bom público se aglomerasse sob a sombra dos inúmeros coqueiros que fazem parte da bela paisagem de Paracuru para ver os atletas em ação.

O campeão brasileiro de 2009, o cearense Messias Félix, e os integrantes do "Team Maresia, o baiano Christiano Spirro e os paulistas Flávio Nakagima, além do carioca Simão Romão e de Hizonomê Bettero, de Ubatuba (SP), estiveram entre as dezenas de surfistas que entraram na água quente do litoral cearense. "Apesar de pequeno, o mar mostrou que tem um grande potencial para uma competição com um nível elevado como esta", analisou Spirro, que já fez parte da elite do surfe mundial, o antigo World Championship Tour (WCT) e hoje chamado de Dream Tour ou ASP World Tour.

As duas maiores estrelas da etapa, o norte-americano Damien Hobgood, um dos maiores nomes do Dream Tour, e Silvana Lima, vice-campeã mundial no ano Passado e que resolveu enfrentar os homens nas ondas onde aprendeu a surfar - nasceu e foi criada em Paracuru - só estreiam no Maresia Surf International na segunda fase. O representante dos Estados Unidos na primeira bateria, que também tem como cabeça-de-chave o "wild card" (convidado), Michel Adriano, outro "local" do município sede do evento.

Silvana Lima, que aproveita a competição no "quintal de casa" para treinar para a estreia no World Tour Feminino, dia 27 de fevereiro, na Gold Coast australiana, entra n’água na 16ª, contra dois classificados do primeiro round e o norte-americano Brett Simpson, outro atleta que faz parte das lista dos 45 surfistas que disputam o Dream Tour. A surfista cearense acredita que pode surpreender os homens, justamente por conhecer muito bem as ondas da praia do Ronco do Mar.

Ao todo,144 surfistas, de 17 "países", se inscreveram para competir noo Maresia Surf International Paracuru WQS 2010, primeira etapa da divisão de acesso do Circuito Mundial da ASP realizada nesta temporada no Brasil. Ela foi classificada pela entidade máxima do esporte no mundo como "seis estrelas", por oferecer premiação de US$ 145 mil (cerca de R$ 253 mil) e 3.000 pontos no ranking para o vencedor.

Participam representantes dos Estados Unidos, Brasil, França, África do Sul, Austrália, Espanha, Taiti, Havaí, Porto Rico, Portugal, Uruguai, País Basco, Chile, Ilhas Reunião, México, Argentina e Indonésia. Vale lembrar que Havaí (Estados Unidos), País Basco (Espanha) e Ilhas Reunião (protetorado da França) são forças independentes no Circuito Mundial, de acordo com a ASP.

O Maresia Surf International Paracuru WQS 2010 é uma realização da Maresia em conjunto com Classic Promoções, FCS - Federação Cearense de Surf e TOP 16 Promoções. Os co-patrocinadores são Governo do Estado do Ceará - Secretária do Esporte e Prefeitura de Paracuru - Secretária Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente. Os divulgadores são rádio Fortal 91,3 FM, revistas Fluir, Beach Show, Wave Wind e portais Waves, Cearasurf e EmfocoSurf.

Os apoiadores são a ASPA - Associação de Surf de Paracuru, Planeta Surf Board Shop, Jamaica Surf Shop, Sumatra Surf Co., Tent Beach, Tchuk Jhones Surf Street, Overboard, Mabuya, Paranoid, Surf Trip, Ecológica, Bali, New Look Surfwear, Bahamas Surf Shop, Ocean Drive Surfshop, Surfbeat Surf Shop, Desert Point, Oceanos BoardShop, Hawaii Surf Wear, Big Surf, Drop Line Sport Radicais, Litoral 655, Pipeline, 200 Milhas, Point Radical Surf Street, Aldeia dos Ventos e Reggae Club.

Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194
E-mail: piera@zdl.com.br
Leia também...
07.12.2010

Competição terminou no domingo, em Ubatuba com a vitória do pernambucano Luel Felipe e o título de Matheus Toledo

05.12.2010

Pernambucano sobe no degrau mais alto do pódio na prova decisiva, realizada em Ubatuba, e surfista "local" garante o título estadual

04.12.2010

Título está entre Matheus Toledo, Saulo Júnior e Robson Santos, que só depende de suas forças na competição que termina este domingo, em Ubatuba

04.12.2010

Competição terminou nesta sexta-feira, na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), com a vitória do cearense Thiago de Souza