Maresia Surf International começa nesta terça-feira com atletas de 17 países
25.01.2010
| 438 visualizações
SURF
-
Cartaz do evento
Maresia / ZDL
-
O baiano Christiano Spirro
Diego Freire/ZDL
-
Silvana Lima, de Paracuru
Aleko Stergiou / Waves.com.br
-
Silvana Lima
Aleko Stergiou / Waves.com.br
Competição, válida pelo Circuito Mundial 2010, acontece no município cearense de Paracuru
São Paulo (SP) - Um total de 144 surfistas, de 17 "países", começam a disputar, na manhã desta terça-feira, na praia do Ronco do Mar, em Paracuru (CE), o Maresia Surf International Paracuru WQS 2010. Está será a primeira etapa da divisão de acesso do Circuito Mundial da Association of Surfing Professionals (ASP) realizada nesta temporada no Brasil. Ela foi classificada pela entidade máxima do esporte no mundo como "seis estrelas", por oferecer premiação de US$ 145 mil (cerca de R$ 253 mil) e 3.000 pontos no ranking para o vencedor.
Participam representantes dos Estados Unidos, Brasil, França, África do Sul, Austrália, Espanha, Taiti, Havaí, Porto Rico, Portugal, Uruguai, País Basco, Chile, Ilhas Reunião, México, Argentina e Indonésia. Vale lembrar que Havaí (Estados Unidos), País Basco (Espanha) e Ilhas Reunião (protetorado da França) são forças independentes no Circuito Mundial, de acordo com a ASP.
Entre os inscritos estão integrantes do Dream Tour 2010 da ASP, competição que definirá o melhor surfista do planeta em 2010: os norte-americanos Damien Hobgood e Brett Simpson e o catarinense Neco Padaratz. Outra atração será a atual vice-campeã mundial, a cearense Silvana Lima, que aceitou convite da Maresia e irá enfrentar os homens. Ela nasceu e começou a surfar em Paracuru. A surfista disse que vai aproveitar a etapa para treinar para a primeira etapa do Mundial Feminino, que começa no dia 27 de fevereiro, na Gold Coast australiana.
Daniel Bernardi, gerente de Marketing da Maresia, disse que a escolha de Paracuru para a realização de uma prova do Circuito Mundial de Surf se deu para privilegiar as melhores condições técnicas para os competidores e propiciar ao público que assistir às disputas ao vivo ou pela Internet (www.maresia.com.br) um show de manobras. "A praia do Ronco do Mar tem altas ondas no mês de janeiro, a paisagem é deslumbrante, ou seja, trata-se de um cenário perfeito para quem gosta de natureza e de surfe", afirmou.
A equipe de surfe profissional da Maresia marcará presença na etapa com quatro surfistas: "Nossa expectativa é a melhor possível. Contamos com o tricampeão cearense, Edvan Silva, especialista nas ondas de Paracuru; Gustavo Fernandes, que surfa muito forte e tem tudo para fazer uma excelente campanha, além de Flavio Nakagima, que vem crescendo de produção e pode muito bem surpreender", avaliou Christiano Spirro, o "quarto elemento", como próprio se intitula o também gerente do time da "casa".
O Maresia Surf International Paracuru WQS 2010 é uma realização da Maresia em conjunto com Classic Promoções, FCS - Federação Cearense de Surf e TOP 16 Promoções. Os co-patrocinadores são Governo do Estado do Ceará - Secretária do Esporte e Prefeitura de Paracuru - Secretária Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente. Os divulgadores são rádio Fortal 91,3 FM, revistas Fluir, Beach Show, Wave Wind e portais Waves, Cearasurf e EmfocoSurf.
Os apoiadores são a ASPA - Associação de Surf de Paracuru, Planeta Surf Board Shop, Jamaica Surf Shop, Sumatra Surf Co., Tent Beach, Tchuk Jhones Surf Street, Overboard, Mabuya, Paranoid, Surf Trip, Ecológica, Bali, New Look Surfwear, Bahamas Surf Shop, Ocean Drive Surfshop, Surfbeat Surf Shop, Desert Point, Oceanos BoardShop, Hawaii Surf Wear, Big Surf, Drop Line Sport Radicais, Litoral 655, Pipeline, 200 Milhas, Point Radical Surf Street, Aldeia dos Ventos e Reggae Club.
Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194
E-mail: piera@zdl.com.br