"Atletismo em Ação" marca presença na São Silvestrinha
27.12.2009
| 201 visualizações
ATLETISMO
Mais de cem crianças do projeto participaram do evento, que teve clima de festa e confraternização
São Paulo (SP) - Os alunos do projeto "Atletismo em Ação", iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Memorial do Salto Triplo (IMST), deram um show na 16ª edição da São Silvestrinha, realizada neste domingo no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo. Mais de cem jovens, entre 6 e 15 anos, provenientes dos núcleos Ibirapuera, Jorge Brüder (capital paulista), Itapetininga e Lins (interior) participaram de uma das maiores competições da categoria de base nacional. Narradores, premiação, brindes e palhaços animaram ainda mais a festa, que contou com cerca de 1.500 crianças de vários estados do Brasil.
David Ribeiro, técnico do núcleo situado no município de Lins, trouxe 26 alunos para o evento. É a sétima vez que a cidade participa da São Silvestrinha. "Estaremos sempre competindo. É maravilhoso, não vejo uma alegria e uma emoção dessas em nenhuma outra competição. Juntar crianças e incentivar a prática esportiva com uma festa dessas é sensacional", explicou o professor. Segundo ele, o torneio foi um sucesso e contou com uma estrutura de ponta. "Temos que parabenizar os organizadores e idealizadores por darem condições para este espetáculo. É a premiação de um ano de luta e trabalho em prol do atletismo e da evolução dessa garotada", disse David.
A atleta Loisa Ramona de Oliveira Rosa, de 15 anos, é um exemplo desse crescimento da modalidade em Lins. Desde os 8 anos a garota treina com David e já obteve bons resultados, principalmente na São Silvestrinha. Loisa já conquistou a terceira, segunda e primeira posição durante as sete edições que disputou. "Eu participo sempre, pois é a que eu mais gosto de correr. Infelizmente é meu último ano de São Silvestrinha, mas nunca vou esquecer as minhas participações", afirmou.
A jovem tem como especialidade a prova dos 1.500m e sonha em ser uma atleta profissional. Ela disse que muito desse desejo veio das participações neste torneio. "Ver o estádio cheio, ouvir os aplausos e conhecer novos amigos. Tudo foi ótimo e plantou em mim a semente do atletismo", finalizou a jovem, que ficou entre as primeiras na sua categoria. Marcelo Nogueira Komatsu, também técnico de Loisa, concordou com a garota. "É um torneio que não podemos deixar de participar, todos adoram", afirmou.
O núcleo de Itapetininga, outro município do interior paulista apoiado pelo "Atletismo em Ação", também marcou presença. Um grupo de 14 jovens, entre 10 e 15 anos, participou da competição. A técnica Tatiane Gonçalves, responsável pelos atletas, exaltou o evento, mas disse que seria ainda maior caso fosse antes das festas de final do ano. "Treinamos mais de 80 alunos. Muitos deixaram de vir porque tiveram de viajar. Se já é gigante e único desse jeito em pleno período de festas imagine se fosse no início do mês?", sugeriu.
Na ótica da técnica, o evento tem uma importância diferente para cada competidor. "Varia com a idade. A partir dos 12 anos, eles já querem vencer, começam a disputar seletivas, grandes eventos e isso é natural. Mas a molecada de 6 a 11 anos quer é brincar. Transformam tudo em uma grande festa", disse Tatiane. Agora, os alunos do "Atletismo em Ação" iniciam o planejamento para a temporada 2010.
Rafael Jubelini, assessoria da Federação Paulista de Atletismo
E-mail: rafael@zdl.com.br - Tel.: (11) 9957.6968