Franck Caldeira e Zenaide Vieira vencem a Prova Sargento Gonzaguinha
13.12.2009
| 285 visualizações
ATLETISMO
-
Franck Caldeira
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Cristiano Machado
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Zenaide Vieira
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Edielza Alves
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Israel dos Anjos
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Pódio masculino
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Pódio feminino
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Pódio militar
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Largada geral
Sérgio Shibuya/ZDL
Os dois atletas dominaram a corrida que serviu como última seletiva para a São Silvestre
São Paulo (SP) - Franck Caldeira e Zenaide Vieira venceram com tranquilidade a 43ª Prova Sargento Gonzaguinha, disputada na manhã deste domingo sob chuva no Canindé, bairro da Zona Norte de São Paulo. A prova de 15 quilômetros, que reuniu 4.000 inscritos, foi a última seletiva para a 85ª Corrida Internacional de São Silvestre, que será disputada no último dia do ano também em São Paulo.
A tradicional corrida é promovida em comemoração ao 178º aniversário da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com largada em frente ao Centro de Capacitação Física e Operacional da Escola de Educação Física da PM e chegada na pista de atletismo da instituição.
Franck Caldeira, que tem no currículo vitórias importantes como a São Silvestre, a Maratona de São Paulo, a Meia Maratona do Rio de Janeiro, a Volta da Pampulha e a medalha de ouro na maratona do Pan-Americano do Rio de Janeiro, impôs um ritmo forte desde a largada e completou o percurso em 45min40s - 43 segundos de vantagem sobre Cristiano da Silva Machado, segundo colocado na classificação geral.
"Este foi um teste importante para a São Silvestre", comentou Franck, do Cruzeiro, que está treinando na altitude de Campos do Jordão (SP). "Corri sozinho a partir do quilômetro 10 e nem a chuva atrapalhou. Estou muito contente com o meu desempenho."
A partir de agora, Franck garante que terá concentração total para a São Silvestre, uma prova muito especial, segundo ele. "Além de estar bem treinado, a São Silvestre exige muito coração, muita alma e controle emocional", lembrou o atleta de 26 anos que participou pela segunda vez da Gonzaguinha (foi segundo colocado em 2000). "É uma prova em que a tensão é muito grande. Já ganhei uma vez, sob muita chuva, e quero ganhar novamente."
No feminino, Zenaide Vieira, da Rede Atletismo, provou que está em grande forma. Depois de ter sido a brasileira a mais bem colocada nos 10K Rio - Corrida Pan-Americana (3º lugar) há duas semanas, a especialista nos 3.000 metros com obstáculos venceu a prova com o tempo de 52min52s - exatamente um minuto de diferença para Edielza Alves dos Santos, campeã de 2008 e segunda colocada neste domingo.
Foi a primeira vez que Zenaide participou de uma corrida de 15 quilômetros, justamente como avaliação para a São Silvestre. "Apesar da chuva, a experiência foi muito boa. Corri sozinha no final e consegui impor meu ritmo e tudo deu muito certo", comemorou a atleta de 24 anos, que mora e treina em Bragança Paulista. "Agora é fazer os últimos preparativos para a São Silvestre."
O técnico Clodoaldo do Carmo, 11º colocado nos 3.000 metros com obstáculos na Olimpíada de Barcelona, em 1992, também ficou satisfeito com o desempenho de sua atleta. "Ela ficou quatro meses parada por causa de uma fratura por estresse na cabeça do fêmur e voltou bem aos treinos", comentou. "Ela deve fazer mais uma corrida de rua em janeiro, após a São Silvestre, e depois se concentrar novamente nos treinos de pista."
Militares - Na categoria militar, o grande destaque foi o soldado Israel dos Anjos, que chegou em segundo lugar na classificação geral, com 46min20s, atrás somente de Franck Caldeira. "Consegui fazer uma ótima prova e estou muito contente", afirmou o corredor de 33 anos, que trabalha no próprio Centro de Capacitação Física e Operacional da Escola de Educação Física da PM. "Posso dizer que corri em casa."
A prova, que teve completa infraestrutura, distribuiu dez vagas no pelotão de elite masculino e feminino da São Silvestre.
Resultados da 43ª Prova Sargento Gonzaguinha
Geral masculino
1- Franck Caldeira - Cruzeiro - 45min40s
2- Cristiano Machado - Cruzeiro - 46min23s
3- Marcos Alexandre Elias - Cruzeiro - 47min08s
4- Jailson Araújo dos Anjos - avulso - 47min13s
5- Valdison das Neves - Pinheiros - 47min27s
Geral feminino
1- Zenaide Vieira - Rede Atletismo - 52min52s
2- Edielza Alves dos Santos - Cruzeiro - 53min52s
3- Adriana Aparecida da Silva - Pinheiros - 54min01s
4- Michele das Chagas - Rede Atletismo - 54min47s
5- Sirlene do Pinho - Pinheiros/Mizuno - 55min49s
Militar
Masculino
1- Israel dos Anjos - 46min20s
2- José Saraiva Frazão Júnior - 48min28s
3- Luiz José Ferrini da Silva - 48min48s
4- Roque Lane de Almeida Lara - 49min54s
5- Osvaldo José de Souza - 52min04s
Feminino
1- Sandra Ferreira Leal Fernandes - 1h00min59s
2- Maria Aparecida Vecchio - 1h09min09s
3- Silvana dos Santos Costa - 1h11min01s
4- Luciana Adriano da Silva - 1h11min12s
A Prova Pedestre Sargento Gonzaguinha foi uma realização da Polícia Militar do Estado de São Paulo e do Centro de Capacitação Física e Operacional da Escola de Educação Física da PM e Gazetaesportiva.net, com organização da Yescom, supervisão da CBAt, FPA, IAAF e AIMS, apoio de Montevérgine, Café 3 Corações, Sabesp e apoio especial da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo.
Mais informações pelo site www.zdl.com.br
João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br