Sirlene e Adriana disputam a Corrida Sargento Gonzaguinha
09.12.2009
| 246 visualizações
ATLETISMO
-
Sirlene do Pinho
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Adriana em 2007
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Percurso da prova
Sérgio Shibuya/ZDL
As atletas estão entre as favoritas ao pódio da tradicional competição de domingo
São Paulo (SP) - A baiana Sirlene do Pinho e a mineira Adriana Aparecida da Silva, que lideram o ranking brasileiro de maratona de 2009, estão entre as favoritas ao pódio da 43ª Prova Sargento Gonzaguinha, que será disputada na manhã deste domingo, com largada em frente ao Centro de Capacitação Física e Operacional da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no Canindé, e chegada na pista de atletismo da instituição. A prova é a última seletiva para o pelotão de elite da Corrida Internacional de São Silvestre, último evento esportivo do ano.
Sirlene, bicampeã da Maratona de Buenos Aires e campeã sul-americana da especialidade, lidera o ranking brasileiro dos 42.195 metros, com a marca de 2h38min08s, obtida no dia 11 de outubro, na capital Argentina. Já Adriana ocupa a segunda posição no mesmo ranking, com 2h40min54s, marca obtida no dia 23 de agosto, durante a disputa do Campeonato Mundial de Berlim, na Alemanha.
"Esta prova tem 15 km, a mesma distância da São Silvestre, e será importante para a avaliação do treinamento das duas", lembrou o técnico Cláudio Castilho, do Pinheiros. "Dependendo dos resultados obtidos neste domingo, podemos fazer eventuais ajustes na preparação visando a São Silvestre."
A tradicional Prova Sargento Gonzaguinha, que dará dez vagas no masculino e no feminino para a São Silvestre, é promovida em comemoração ao 178º aniversário da Polícia Militar do Estado de São Paulo e as inscrições podem ser feitas no site www.yescom.com.br/provasargentogonzaguinha e pagar R$ 25,00. A taxa para militares é de R$ 15,00. A reserva de vaga também pode ser feita, das 9 às 21 horas, no Centro de Capacitação Física e Operacional - Escola de Educação Física da Polícia Militar (avenida Cruzeiro do Sul, 548).
A entrega do kit do atleta e do chip de cronometragem será feita no sábado, das 8 às 17 horas no Centro de Capacitação Física e Operacional - Escola de Educação Física da Polícia Militar. A organização avisa que não serão entregues kits no dia da prova, nem após a mesma.
A largada da elite feminina será dada às 7h40. Os homens partem exatamente às 8 horas. A competição também é aberta para portadores de deficiência física, visual e mental.
Na edição do ano passado, o paulista Luis Paulo Antunes sagrou-se bicampeão da prova. Completou os 15 quilômetros em 45min48. Entre as mulheres, vitória da baiana Edielza Alves dos Santos, com 53min15.
A Corrida Sargento Gonzaguinha é uma realização da Polícia Militar do Estado de São Paulo e do Centro de Capacitação Física e Operacional da Escola de Educação Física da PM e Gazetaesportiva.net, com organização da Yescom, supervisão da CBAt, FPA, IAAF e AIMS, apoio de Montevérgine, Café 3 Corações, Sabesp e apoio especial da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo.
João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: Nunes@zdl.com.br