Capa

Quenianos mantêm hegemonia na Volta da Pampulha

06.12.2009  |    176 visualizações ATLETISMO

Nicholas Koech obteve o bicampeonato no masculino e Pasalia Chepkorir bateu o recorde da prova no feminino

Belo Horizonte (MG) - Os quenianos dominaram a 11ª edição da Volta Internacional da Pampulha, disputada na manhã chuvosa deste domingo, em Belo Horizonte. Nicholas Koech conquistou o bicampeonato no masculino, com o tempo de 52min48s, enquanto Pasalia Chepkorir ganhou o feminino, com novo recorde da prova, com a marca de 1h00min39s para o percurso de 17.800 metros em torno da Lagoa da Pampulha, um verdadeiro cartão-postal da capital mineira.

Com uma chuva forte desde a manhã de sábado, a Volta da Pampulha foi disputada com vários trechos com muita água na pista. A largada foi dada com 20 graus C de temperatura e uma umidade de 90% do ar. Os campeões não sentiram nenhum desconforto com a situação e imprimiram ritmo forte desde a largada. Nicholas, visivelmente, administrou a vitória. Já Pasalia, que está no Brasil pela primeira vez, correu sozinha o tempo todo e quebrou o recorde que era da brasileira Lucélia Peres, desde 2005, com 1h00min57s.

A prova teve o recorde de 12.500 inscritos e muitas dificuldades impostas pelo mau tempo, que persiste desde sexta-feira. A chuva, por exemplo, não foi grande obstáculo para Pasalia Chepkorir e Nicholas Koech. "Mantive minha concentração o tempo todo e, mesmo correndo sozinha, me preocupei só com a prova", disse a atleta, que completou 26 anos no dia 1º de dezembro. Ela venceu com 50s de vantagem sobre o compatriota Eunice Kirwa. A também queniana Margaret Karie ficou em terceiro com 1h03min41s.

No masculino, Nicholas Koech lamentou não ter quebrado também o recorde que pertence ao compatriota Lawrence Kiprotich, com 52min23s. "Abri desde o início com o ritmo forte, mas no final fiquei preocupado com a aproximação dos adversários e preferi correr para a vitória. Foi uma pena. Mais um pouco fazia também o recorde", disse Nicholas, que teve o tanzaniano Martin Sulle como segundo colocado, com 52min59s.

Franck e Rosângela, os melhores brasileiros - O esforço do mineiro Franck Caldeira em tentar o tetracampeonato do Pampulha foi emocionante. Ele tirou aos poucos uma enorme vantagem dos adversários e chegou em terceiro lugar, depois de estar em segundo na fase final da prova. "Foi uma chegada sensacional com o tanzaniano e ele mostrou que está muito forte. Estou muito feliz pelo terceiro lugar e, principalmente, por ter dado o meu máximo", disse o mineiro, tricampeão da prova. "Temos de continuar trabalhando para alcançar o nível dos africanos. Eles são um estimulo para a gente."

Franck retomará os treinos em altitude em Campos do Jordão e tem certeza de que irá melhor na São Silvestre. "Toda a minha programação deste final de ano visa a São Silvestre. Espero estar mais forte e mais rápido nessa prova, pela qual tenho um grande carinho."

No feminino, Rosangela Raimunda Pereira surpreendeu ao chegar em quarto lugar e ser a melhor atleta brasileira. "Adoro correr na chuva e nem me importei com as ruas bem molhadas. Venho de uma sequência de contusões e este é, sem dúvida, o meu melhor resultado nos últimos cinco anos", comemorou, muito feliz.

Giomar e Marizete Moreira também fazem festa - Quarto colocado na prova masculina, o baiano Giomar Pereira da Silva comemorou o título de campeão do Ranking de Corredores de Rua da CAIXA/CBAt de 2009. Ele somou 298 pontos e não pode mais ser alcançado por Anoé dos Santos Dias, segundo colocado, com 198. "Me senti mal nos primeiros 1.000 metros, ainda devido ao problema estomacal que me tirou da 10K Rio, mas aos poucos fui melhorando e conseguindo impor meu ritmo. Estou muito feliz por ser novamente campeão do Ranking da CAIXA/CBAt", disse Giomar. "Agora o objetivo é fazer uma grande corrida na São Silvestre."

No feminino, a baiana radicada em Brasília Marizete Moreira comemorou a liderança do ranking. Com o quinto lugar da prova deste domingo - o segundo entre as brasileiras -, ela somou 280 pontos e ultrapassou Marizete Rezende, que tem agora 277, depois do 15º lugar da Pampulha. "Foi muita dedicação aos treinos e muito perseverança para alcançar a liderança", lembrou Marizete, campeã da Maratona de São Paulo deste ano. "A decisão do título vai ficar para a São Silvestre."

Resultados da 11ª Volta da Pampulha

Masculino

1- Nicholas Koech (QUE) - Fila/Goodyear - 52min48s
2- Martin Sulle (TAN) - Fila - 52min59s
3- Franck Caldeira (BRA) - Cruzeiro - 53min00s
4- Giomar Pereira da Silva (BRA) - Cruzeiro - 53min29s
5- Giovani dos Santos (BRA) - Pé de Vento - 53min36s
6- Stanley Biwott (QUE) - Fila - 53min48s
7- João Ferreira Lima, o João da Bota (BRA) - Cruzeiro - 53min53s
8- Damião Ancelmo de Souza (BRA) - Gran Cursos/Free Corner - 54min01s
9- Solonei Rocha da Silva (BRA) - Rede - 54min05s
10- Joshua Kemei (QUE) - Fila - 54min27s

Feminino
1- Pasalia Chepkorir (QUE) - Nike - 1h00min39s
2- Eunice Kirwa (QUE) - Fila/Goodyear - 1h01min29s
3- Margaret Karier (QUE) - Fila - 1h03min41s
4- Rosangela Raimunda Pereira (BRA) - Pinheiros - 1h03min48s
5- Marizete Moreira dos Santos (BRA) - Caso/CAIXA - 1h03min55s
6- Tatiele Roberta de Carvalho (BRA) - Sicredi - 1h05min10s
7- Conceição Maria de Carvalho (BRA) Find your Self - 1h05min54s
8- Lucélia Perez (BRA) - Mizuno/Upis - 1h06min07s
9- Edielza Alves dos Santos (BRA) - Cruzeiro - 1h06min42s
10- Antônia Bernadete Silva (BRA) - Centiser - 1h06min43s

A Volta Internacional da Pampulha teve patrocínio da CAIXA, Oi, Wizard e Sedex, com realização da Rede Globo, organização da Yescom, e apoio de Montevérgine, Gatorade, Café 3 Corações, HCor, Unimed BH, Água Mineral Caxambu e TAM Viagens e apoio especial da Prefeitura de Belo Horizonte. A supervisão foi da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Mineira de Atletismo, IAAF e AIMS.

Mais informações no site www.voltadapampulha.com.br

João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico