Capa

Atletas invadem Belo Horizonte na Volta da Pampulha

04.12.2009  |    596 visualizações ATLETISMO

Prova deste domingo vai reunir 12.500 inscritos, numa grande festa do esporte

Belo Horizonte (MG) - Com 12.500 inscritos, novo recorde da competição, a 11ª Volta Internacional da Pampulha será disputada neste domingo, com largadas a partir das 8h40, em Belo Horizonte, com transmissão ao vivo da prova masculina dentro do Programa Esporte Espetacular da Rede Globo. A prova tem um percurso plano de 17.800 metros em torno da Lagoa da Pampulha, um cartão-postal da capital mineira.

O Brasil terá alguns de seus melhores corredores de rua, tentando terminar com a hegemonia dos atletas africanos. O mineiro Franck Caldeira, por exemplo, correrá pelo inédito tetracampeonato da prova. Campeão das edições de 2003, 2006 e 2007, o atleta do Cruzeiro foi o brasileiro mais bem colocado no ano passado ao terminar a prova em terceiro lugar, atrás dos quenianos Nicholas Koech e Kiprono Mutai.

"Estou animado e espero fazer uma boa prova. É muito gostoso correr em Belo Horizonte, com o apoio do povo mineiro", disse o atleta que é campeão também da Maratona de São Paulo, da Meia Maratona do Rio de Janeiro e da São Silvestre, além da medalha de ouro ganha na maratona dos Jogos Pan-Americanos.

Outro destaque é o baiano Giomar Pereira da Silva, líder do Ranking de Corredores de Rua da CBAt/CAIXA, que tem mantido boa regularidade em toda a temporada. Outro corredor do Cruzeiro que vai tentar a vitória é João Ferreira de Lima, o João da Bota.

No pelotão de elite masculino também estão os brasileiros Damião Ancelmo de Souza, campeão da Meia Maratona de São Paulo e do Viva Feliz 10K Brasília; Raimundo Nonato, o brasileiro mais bem colocado na última São Silvestre; além de José Teles, Paulo Roberto de Paula e Domingos Nonato.

Entre as mulheres brasileiras, a mineira Maria Zeferina Baldaia tentará o bicampeonato, já que venceu a prova de 2001. Marizete Rezende, líder, e Marizete Moreira, vice-líder, continuam na disputa particular pelo primeiro lugar no Ranking de Corredores de Rua, que terminará com a disputa da São Silvestre, no último dia do ano, em São Paulo.

Estão inscritas ainda Conceição de Maria Oliveira, Edielza Alves dos Santos, Sirlene do Pinho e Rosangela Faria, entre outras.

Estrangeiros - A missão dos brasileiros de tentar recuperar a hegemonia da prova não será nada fácil. A corrida contará com a participação de sete africanos, com destaque para o queniano Nicholas Koech, campeão de 2008, que vai tentar o bicampeonato. Outra atração é o tanzaniano Martin Sulle, que venceu no domingo passado os 10K Rio - Corrida Pan-Americana, no Aterro do Flamengo, e já havia vencido os 10K Brasil, no início de novembro, em São Paulo.

O grupo africano masculino é completado pelos quenianos Stanley Biwott e Joshua Kimei, vice-campeão da Meia Maratona do Rio e terceiro colocado no 10k Rio no domingo.

No feminino, as quenianas Eunice Kirwa e Margaret Karie são os destaques. Eunice venceu este ano a Meia Maratona do Rio de Janeiro, além de outras 11 provas. Perdeu a sua invencibilidade no país no domingo quando terminou os 10K Rio em segundo lugar. Já Margaret Karie tem um currículo extenso de vitórias, com destaque para o bicampeonato da Maratona de São Paulo (2004 e 2006). A equipe africana feminina terá ainda a queniana Pasalia Chepkorir.

Kits - Todos os atletas inscritos têm de retirar o kit de participação e o chip de cronometragem. O material será entregue nesta sexta-feira das 11 às 20 horas e no sábado das 8 às 17 horas, no Iate Tênis Clube, que fica na avenida Dr. Otacílio Negrão de Lima, 1350, na Lagoa da Pampulha.

A organização da prova pede muita atenção para os horários de largada. Os cadeirantes e handcycle, masculino e feminino, largam às 8h40; às 8h55, está prevista a saída da elite feminina; e às 9h15 começa a prova para a elite masculina, todos os outros atletas com deficiência e a categoria geral masculina e feminina.

Trânsito - O trecho da Av. Dr. Otacílio Negrão de Lima ao lado da Praça Alberto Dalva Simão com a Avenida Santa Rosa está fechado ao trânsito desde às 9 horas da manhã desta sexta-feira. No domingo, a Av. Dr. Otacílio Negrão de Lima, por onde passa o percurso da prova, também estará fechada ao tráfego, assim como a Avenida Antônio Carlos, a Praça Alberto Dalva Simão. a Avenida Santa Rosa e demais acessos próximos da concentração de largada e chegada, a partir das 6 horas da manhã.

A Volta Internacional da Pampulha tem patrocínio da CAIXA, Oi, Wizard e Sedex, com realização da Rede Globo, organização da Yescom, e apoio de Montevérgine, Gatorade, Café 3 Corações, HCor, Unimed BH, Água Mineral Caxambu e TAM Viagens e apoio especial da Prefeitura de Belo Horizonte. A supervisão é da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Mineira de Atletismo, IAAF e AIMS.

Mais informações no site www.voltadapampulha.com.br

João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico