Grupo de diabéticos participa da Volta Internacional da Pampulha
03.12.2009
| 239 visualizações
ATLETISMO
Eles serão monitorados durante a prova por uma equipe do Centro de Diabetes de Belo Horizonte
São Paulo (SP) - Dez atletas que fazem tratamento no Centro de Diabetes de Belo Horizonte (CDBH) confirmaram presença na 11ª edição da Volta Internacional da Pampulha. A prova de 17.800 metros será disputada neste domingo, com largada prevista para a partir das 8h40, em Belo Horizonte (MG).
Segundo Rodrigo Lamounier, diretor clínico do CDBH, os atletas correrão acompanhados por uma equipe do Centro, formada por médicos, educadores físicos, nutricionistas e podólogos. Haverá postos de monitoramento em pontos estratégicos do percurso, monitor de glicose em cada atleta e uma tenda para testes de glicose, que também será aberta ao público em geral.
Dos dez atletas da equipe, cinco participarão da prova utilizando um inovador monitor de glicose, dotado de um sensor subcutâneo. O equipamento colocado sob a pele do atleta testa os níveis glicêmicos a cada cinco segundos e o transmite para um visor externo, permitindo que a pessoa acompanhe seus índices em tempo real.
A participação dos atletas na Volta da Pampulha é parte de um projeto pioneiro do CDBH, que busca a inserção de pessoas com diabetes no ambiente esportivo, aumentando a saúde e diminuindo os preconceitos, bem como avaliar cientificamente o impacto do exercício físico na variação glicêmica de atletas com diabetes tipo 1, contribuindo para a evolução das pesquisas e análises acerca da doença.
Neste sábado, a partir das 17 horas, o CDBH realiza o primeiro "Encontro de atletas com diabetes". Estarão presentes para contar suas experiências e benefícios de conviver com a doença praticando esportes os triatletas Alexei Caio, Guilherme de Matos e Rondon Pacheco e o professor Cláudio Moura Castro (aos 71 anos e mais de 20 anos de diabetes, Castro é praticante de parapente e trekking).
A Volta Internacional da Pampulha tem patrocínio da CAIXA, Oi, Wizard e Sedex, com realização da Rede Globo, organização da Yescom, e apoio de Montevérgine, Gatorade, Café 3 Corações, HCor, Unimed BH, Água Mineral Caxambu e TAM Viagens e apoio especial da Prefeitura de Belo Horizonte. A supervisão é da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Mineira de Atletismo, IAAF e AIMS.
Mais informações no site www.voltadapampulha.com.br
João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br