Seletiva olímpica tem prévia no "Chocolates Nestlé Match Cup"
01.12.2009
| 244 visualizações
-
Carol Bejar no timão
Fred Hoffmann
-
Juliana Senftt, no centro
Fred Hoffmann
-
Equipe de Juliana Mota
ZDL Divulgação
-
Torben e Signorini
ZDL Divulgação
-
Robert Scheidt
ZDL Divulgação
-
André Fonseca
ZDL Divulgação
-
Daniel Glomb
ZDL Divulgação
-
Andrea e Marco Grael
Fred Hoffmann
Três equipes estão disputando vaga para representar o Brasil nos Jogos de 2012. Competição começa nesta quinta-feira no Iate Clube do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ) - As equipes de Juliana Senftt, Juliana Mota e Carol Bejar vão disputar a vaga de integrante da Equipe Permanente de Vela Olímpica (EPVO) 2010 na classe match race (barco contra barco), a grande novidade do torneio de iatismo da Olimpíada de Londres, em 2012. As três vão fazer uma prévia desse confronto no Chocolates Nestlé Match Cup, que será disputado desta quinta-feira a domingo, no Iate Clube do Rio de Janeiro.
"Vai ser uma oportunidade importante de competir e, mais ainda, de divulgar a classe num evento de mídia", comentou Juliana Senftt, de 21 anos, que é a brasileira mais bem colocada no ranking mundial da Federação Internacional de Vela, em 28º lugar. "Tenho certeza de que o torneio será bem equilibrado e ninguém poderá vacilar", completou a atleta, filha de Ronald Senftt, medalha olímpica de prata ao lado de Torben Grael e Daniel Adler na classe Soling nos Jogos de Los Angeles, em 1984.
Já Juliana Mota não acredita em prévias do Campeonato Brasileiro, marcado para dezembro, em Porto Alegre, e para a Pré-Olímpica de Brasília, em fevereiro, que fazem parte das competições que vão definir a EPVO 2010. "O match race é sempre muito disputado e não há segundo lugar nas regatas. Ou você perde ou ganha", lembrou. "Por isso acho que no match race, apesar de ter favoritos, não pode dizer que qualquer campeonato será previa de outro. As regatas são sempre decisivas e emocionantes."
Já Carol Bejar está feliz com a disputa do Chocolates Nestlé Match Cup. "As principais equipes de match race que disputarão a vaga da Equipe Permanente de Vela Olímpica vão correr. Será um ótimo termômetro do que vamos ter na disputa pela vaga na EPVO", comentou. "As que vem treinando com mais força são as equipes da Juliana Senftt e Juliana Mota, mas nesta competição não podemos esquecer nomes como Fernanda Oliveira."
A competição terá 16 equipes - oito femininas e oito masculinas. No feminino, além de Juliana Senftt, Juliana Mota e Carol Bejar, estão confirmadas Fernanda Oliveira, Marta Rocha, Raquel Aimone, Adriana Kostiw e Denise Chagas.
Estrelas internacionais - No masculino, duas tripulações estrangeiras garantem o alto nível técnico já assegurado pelos melhores brasileiros. O multicampeão norte-americano Paul Cayard será uma das atrações, ao lado do francês Xavier Rohart, bicampeão mundial de Star.
A lista dos brasileiros é aberta por Torben Grael, eleito simplesmente o melhor velejador do ano pela Federação Internacional da modalidade, e por Robert Scheidt, dono de dez títulos mundiais (nove no Laser e um no Star). Completam a lista de participantes João Signorini, que foi campeão da Volvo Ocean Race deste ano ao lado de Torben Grael no Ericsson 4; André Fonseca, que tem duas participações em Regatas de Volta ao Mundo e três Olimpíadas no currículo; Marco Grael, filho de Torben e timoneiro campeão do Match Race Brasil de 2009; e Daniel Glomb, campeão do Match Race Brasil de 2007.
A programação desta quinta-feira começa com a entrevista coletiva com os timoneiros, a partir das 10h30. Ás 11 horas, estão previstas as regatas-treino e, a partir das 14 horas, 18 regatas da fase de classificação na raia montada na Baía de Guanabara. O público poderá acompanhar as regatas da enseada de Botafogo, e praias da Urca e do Flamengo.
A competição feminina terá oito equipes, que se revezarão em quatro J/24, cujos nomes serão Crunch, Charge, Prestígio e Chokito. Nesta categoria, a equipe poderá ter quatro tripulantes. No masculino, as oito equipes dividirão quatro Beneteau First 40.7, cedidos pela organização, e que terão os nomes de Suflair, Alpino, Gold e Classic. As equipes serão compostas por oito tripulantes e cada barco poderá levar até dois convidados a bordo, como é de costume neste tipo de competição.
Em cada categoria, as oito equipes farão confronto de todos contra todos na fase de classificação (28 regatas). Os quatro melhores classificam-se para as semifinais, com cruzamento olímpico - o primeiro contra o quarto e o segundo contra o terceiro - em melhor de 3 matches. Nas finais os dois primeiros disputam o título e os perdedores o terceiro lugar, também em melhor de 3 matches. A premiação total aos participantes será de R$ 56 mil.
Entrevista coletiva - Os timoneiros Torben Grael, Robert Scheidt, o norte-americano Paul Cayard, o francês Xavier Rohart e Fernanda Oliveira estarão à disposição da imprensa, a partir das 10h30 desta quinta-feira, no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca. Além dos velejadores, os jornalistas poderão fazer perguntas para Izael Sinem Junior, diretor de Comunicação e Serviços de Marketing da Nestlé Brasil; Fausto Costa, diretor da Unidade de Chocolates da Nestlé Brasil; Carlos Luiz Martins, presidente da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM); Alan Adler (Brasil1) e Helio Lyra, comodoro do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ).
Rio Faz Bem Nestlé - O Chocolates Nestlé Match Cup integra plataforma de eventos Rio Faz Bem Nestlé, que ressalta o que o Rio de Janeiro tem de melhor: a cordialidade e a hospitalidade dos cariocas, as belezas naturais e a brasilidade desta capital que se consolida a cada ano como pólo de cultura e entretenimento. Além do Chocolates Nestlé Match Cup, a cidade recebeu, desde novembro, o NESCAU Energy Street Festival, que integrou etapa mundial da modalidade, o Seminário Nestlé Brasil Global, com a presença de Kofi Annan, Prêmio Nobel da Paz e Sétimo Secretário Geral da ONU e ainda o espetáculo Momentos Mágicos Disney, que veio ao Brasil pela primeira vez e tomou a praia de Copacabana.
O Chocolates Nestlé Match Cup tem patrocínio da Nestlé, apoio da FEVERJ, CBVM e ICRJ. A realização é da Maior Entretenimento e produção Brasil1 Esporte.
Credenciamento para a Imprensa - Os pedidos de credenciamento para o Chocolates Nestlé Match Cup devem ser encaminhados à ZDL de Comunicação pelo e-mail zdl@zdl.com.br. Os pedidos estão sendo regulamentados para facilitar o trabalho dos jornalistas na sala de imprensa montada no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) e na definição do número de barcos necessários para acompanhar a competição.
João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: Nunes@zdl.com.br