Africanos mantêm hegemonia na 10K Rio-Corrida Pan-Americana
29.11.2009
| 202 visualizações
ATLETISMO
-
Martin Sule
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Maurine, muito cansada
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Zenaide Vieira
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Damião Ancelmo
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Solonei da Silva
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Pódio masculino
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Pódio feminino
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Largada geral
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Largada feminina
Sérgio Shibuya/ZDL
Zenaide Vieira, terceira, e Damião Ancelmo, quarto, foram os brasileiros mais bem colocados
Rio de Janeiro (RJ) - Os corredores africanos dominaram a quinta edição da 10K Rio-Corrida Pan-Americana, disputada na manhã deste domingo, no Aterro do Flamengo, no Rio. A prova reuniu 6.000 inscritos e fez uma verdadeira festa em prol da melhor qualidade de vida. O tanzaniano Martin Sule venceu no masculino, seguido pelos quenianos Emmanuel Bett e Joshua Kemei. No feminino, as quenianas Maurine Jelagat e Eunice Kirwa ficaram com as duas primeiras posições.
Disputado num circuito de 5K, com largada e chegada em frente ao Monumento aos Expedicionários da Segunda Grande Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas), os atletas enfrentaram uma manhã muito abafada, com céu totalmente encoberto, mas com um calor de 27 graus.
O alagoano Damião Ancelmo de Souza ficou em quarto lugar, seguido do paulista Solonei Rocha da Silva. No feminino, Zenaide Vieira, especialista nos 3.000 metros com obstáculos, foi a brasileira mais bem colocada, seguida de Cruz Nonata da Silva e Rosângela Raimundo Pereira.
Em cinco edições da prova, o Brasil conseguiu vencer com Franck Caldeira em 2006 e com Gladson Barbosa, em 2007, no masculino. No feminino, a única vitória brasileira foi obtida por Márcia Narloch, em 2006.
Para Damião, porém, falta muito para o Brasil conseguir brigar de igual para igual com os africanos. "Fiquei um mês parado por causa de uma contusão e se tivesse repetido meus melhores resultados teria brigado pela vitória", disse o corredor de 30 anos. "Os africanos são atletas de alto nível e a participação deles é uma motivação a mais para nós brasileiros. Falta pouco para brigar com eles mais de perto."
O quinto colocado foi uma surpresa. O paulista Solonei Rocha da Silva, que há apenas três semanas está treinando com Clodoaldo do Carmo, em Bragança Paulista. Corredor há quatro anos em Penápolis, ele conseguiu o melhor resultado da carreira.
O campeão Martin Sule, que havia ganho o 10K Brasil CAIXA, totalizou oito vitórias em dez provas. "A corrida não foi fácil, mas consegui manter o ritmo", comentou o atleta, confirmado na Volta da Pampulha e na Corrida de São Silvestre.
A disputa marcou um confronto entre amigas da cidade de Kapsabet, no Quênia. Foi a primeira vitória de Maurice Jelagat sobre Eunice Kirwa. Maurice cruzou a linha de chegada, obteve recorde pessoal (34min33s) e precisou ser atendida no departamento medico devido ao esforço.
"Minha pressão subiu e precisei descansar um pouco. Nunca pensei em vencer a Eunice, minha colega de escola e vencedora de muitas provas importantes. Tive de fazer um grande esforço", admitiu a atleta, de apenas 21 anos, da equipe Luasa, de Taubaté.
Eunice Kirwa, campeã da Meia Maratona do Rio, está no Brasil desde agosto e perdeu a primeira prova em 13 disputadas neste domingo.
Zenaide Vieira, nascida em Jundiaí, é especialista nos 3.000 metros com obstáculos, garante não ter ficado surpresa com o terceiro lugar. "Não sou corredora de rua, mas isto faz parte de minha preparação. Quero correr ainda a São Silvestre e ver como vou me sair", disse a atleta da Rede Atletismo, também orientada por Clodoaldo do Carmo, em Bragança Paulista.
Resultados da 10K Rio - Corrida Pan-Americana
10K
Masculino
1- Martin Sule (TAN) - Fila - 29min39s
2- Emmanuel Bett (QUE) - Luasa - 29min48s
3- Joshua Kemei (QUE) - Fila - 29min59s
4- Damião Ancelmo de Souza (BRA) - Pé de Vento - 30min10s
5- Solonei Rocha da Silva (BRA) - Penapolense - 30min20s
Feminino
1- Maurine Jelagat (QUE) - Luasa - 34min33s
2- Eunice Kirwa (QUE) - Fila - 34min48s
3- Zenaide Vieira (BRA) - Rede - 34min57s
4- Cruz Nonata da Silva (BRA) - BMFBOVESPA - 35min03s
5- Rosangela Pereira (BRA( - Pinheiros - 35min25s
5K
Masculino
1- Jucelino Gonçalves - Carlão Maratonistas - 17min04s
2- Bem Ysaac Silva - Avulso - 17min58s
3- David Arruda - Papai e Mamãe - 17min58s
4- Junior Meneguim - Archem Química - 18min46s
5- Cláudio Rezende - Avulso - 19min31s
Feminino
1- Rosemary Nóbrega - Avulso - 19min42s
2- Letícia Vorcaro - Avulso - 23min18s
3- Nercy Costa - Caixa - 23min40s
4- Christiane Prado - Avulso - 24min20s
5- Diane Clement - Velox - 24min31s
A 10K Rio foi uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom e patrocínio da Caixa Econômica Federal, patrocínio especial de Fisk Inglês e Espanhol e apoio de Montevérgine, Café 3 Corações, HCor e TAM Viagens e apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro e Suderj. A supervisão foi da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, IAAF e AIMS.
Mais informações no site www.10krio.com.br
João Pedro Nunes (Mtb 11.675)
E-mail: zdl@zdl.com.br