Capa

Centro de Excelência inicia Projeto Rio 2016

26.11.2009  |    246 visualizações ATLETISMO

Confira os candidatos do projeto para a principal competição da história do Brasil

São Paulo (SP) - O Centro de Excelência, projeto do governo do Estado de São Paulo em parceria com a Federação Paulista de Atletismo (FPA), já começou um trabalho específico de revelação de atletas para a Olimpíada Rio-2016. Na visão dos treinadores, os atletas do projeto têm plenas condições de representar o Brasil durante o maior evento esportivo do mundo.

Tânia Moura, técnica de saltos horizontais do Centro de Excelência, destacou quatro jovens atletas que, para ela, estarão nos Jogos de 2016: Jonathan Henrique Silva, Caio Cezar dos Santos, Lourival de Almeida Neto e Carlos Roberto Pio. "São quatro atletas de muito potencial. Eles aliam talento, vontade, disciplina e determinação, ingredientes fundamentais na formação de um atleta olímpico”, ressaltou.

Jonathan Henrique Silva, 18 anos, é um dos destaques. Ele vê com naturalidade uma possível cobrança maior por resultados por causa dos Jogos de 2016. "Evito pensar nisso. No fundo, sei que os alunos do Centro de Excelência poderão ser os grandes nomes do atletismo na Olimpíada brasileira, mas não quero essa responsabilidade agora, apenas no tempo certo”, disse Jonathan. Ele compete nos 110m com barreiras e no salto em distância e tem conquistado resultados expressivos em ambas.

Já Caio Cezar dos Santos, 16 anos, ainda é da categoria Menor (16 e 17 anos). Mesmo assim, compete de igual para igual com os principais atletas da categoria Juvenil (18 a 20 anos). Caio traça grandes metas para o futuro. "Quero uma vaga na Olimpíada de Londres-2012. Experimentar, ver qual a sensação, para brigar pelo ouro no Rio”, afirmou. "Não consigo enxergar exatamente tudo que conquistarei, mas tenho objetivo. O meu é conseguir todos os títulos possíveis”, disse o jovem, dividido entre duas paixões: os 100m rasos e o salto em distância.

Lourival de Almeida Neto, 18 anos, também é atleta do salto em distância e conquistou destaque na temporada 2009. Trouxe a prata para o Brasil durante o Pan-Americano de Trinidad & Tobago, em julho. Além disso, Lourival ficou com a quarta colocação no Troféu Brasil Adulto, no Rio de Janeiro, em junho. Sobre o planejamento para a maior competição da história do país, Lourival é cuidadoso. Para ele, o lema é subir um degrau de cada vez. "Prefiro pensar na temporada em que me encontro e na seguinte. Claro que pretendo estar na Olimpíada de Londres e na do Rio de Janeiro, mas evito deslumbramentos. No entanto, acredito que chegarei lá em condições de brigar por uma medalha”, disse.

As provas de saltos horizontais estão bem representadas pelo pessoal do Centro de Excelência. Carlos Roberto Pio, de 19 anos, é mais um exemplo de atleta que obteve destaque nas últimas competições. Carlos começou tarde no atletismo: 16 anos. Apesar do atraso, com menos de um ano de treino, o jovem já ingressou no projeto do governo paulista. Em quatro meses já estava entre os primeiros do ranking nacional. Como os três amigos de treino, Carlos pretende competir em "casa” na Olimpíada de 2016. Porém, apenas três atletas com índice "A” de cada país podem participar na mesma prova. "Não sei quem ficará fora, mas quero ter o meu lugar. O Caio e o Jonathan fazem outras provas e podem ir nelas”, brincou o atleta.

Mais informações no www.nosamamosatletismo.net

Rafael Jubelini, assessoria da Federação Paulista de Atletismo
E-mail: rafael@zdl.com.br – Tel.: (11) 9957.6968
Leia também...
04.05.2014

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente