Capa

Chocolates Nestlé Match Cup reúne estrelas da vela nacional e internacional

09.11.2009  |    124 visualizações

Competição de barco contra barco faz parte da iniciativa Rio Faz Bem Nestlé, com ações específicas para a Cidade Maravilhosa

Rio de Janeiro (RJ) — A vela brasileira, o esporte que trouxe mais medalhas ao País em toda a história olímpica (16), terá uma grande novidade ainda este ano: a disputa do Chocolates Nestlé Match Cup, no sistema match race, de barco contra barco, reunindo alguns dos melhores timoneiros do mundo entre 4 a 6 de dezembro, no Iate Clube do Rio de Janeiro. Já estão confirmados os supercampeões Paul Cayard, dos Estados Unidos, e os brasileiros Torben Grael e Robert Scheidt.

Como sempre acontece nas competições de match race, o percurso das regatas será curto e estará o mais próximo possível da terra para o público assistir de perto ao show dos barcos em disputa. Criado para ser um espetáculo, o evento poderá ser visto melhor da Orla da Urca e da Enseada de Botafogo.

A competição masculina terá oito equipes, que se revezarão em quatro Beneteau First 40.7, cedidos pela organização, e que terão os nomes de Suflair, Alpino, Gold e Classic. As equipes serão compostas por oito tripulantes e cada barco poderá levar até dois convidados a bordo, como é de costume neste tipo de competição. No feminino, quatro equipes serão convidadas e disputarão as regatas em barcos menores, J/24, cujos nomes serão Crunch, Charge, Prestígio e Chokito. Nesta categoria, a equipe poderá convidar quatro tripulantes. A premiação total aos participantes será de R$ 56 mil.

"O Chocolates Nestlé Match Cup faz parte da plataforma de eventos Rio Faz Bem Nestlé, uma série de ações alinhada aos pilares de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da empresa. Patrocinar a vela com marcas conhecidas de Chocolates Nestlé, Top of Mind há 12 anos consecutivos, é também uma forma de destacarmos um esporte que tantas alegrias trouxe ao Brasil e dar oportunidade para que a população acompanhe uma prova emocionante”, afirma Ivan F. Zurita, presidente da Nestlé Brasil.

Velejadores confirmados - O atleta Paul Cayard, 50 anos, já participou das maiores competições internacionais de vela como America´s Cup, Volvo Ocean Race e Jogos Olímpicos. Foi campeão mundial de Star, de IMS (Oceano) e possui outros cinco títulos mundiais. Participou de cinco edições da America´s Cup, além de disputar duas Olimpíadas. Em 1997/98 comandou o sueco EF Language à vitória na Volvo Ocean Race (então Whitbread) e em 2005/6 foi vice-campeão como timoneiro do Piratas do Caribe, do patrocinador Walt Disney Company.

Torben Grael e Robert Scheidt são os dois grandes nomes da vela brasileira e juntos somam nada menos do que nove medalhas olímpicas. Com cinco medalhas, Torben é o maior vencedor brasileiro e da vela mundial em Olimpíadas.

Velejador desde os 9 anos, primeiro no lago Paranoá em Brasília, depois na baía de São Francisco em Niterói, Torben dedica grande parte do seu tempo à vela. Já competiu de Snipe, Laser, Soling, Star e veleiros de oceano e coleciona quase cem títulos em campeonatos nacionais e internacionais. A última grande conquista foi a Volvo Ocean Race 2008/2009 à frente do barco Ericsson 4. Além disso, venceu em setembro, junto com sua família, o último Match Race Brasil, quando defendeu a equipe do Rio Yacht Saling, de Niterói, no Rio.

Robert Scheidt começou no esporte jogando tênis em São Paulo, onde nasceu, e só mais tarde optou pela vela, modalidade praticada por seu pai, Fritz Scheidt. Com apenas 11 anos, conquistou o título sul-americano de Optimist, em Algarrobo, no Chile. Venceu novamente no ano seguinte e foi convocado para representar o Brasil no Mundial de Optimist em Rosas, na Espanha.

A medalha de ouro olímpica em Atlanta (1996) foi definitiva para a sua decisão de se manter no esporte. Ganhou prata em Sydney e ouro em Atenas – no Laser. Em 2008, na China, ficou com a prata no Star ao lado de Bruno Prada. Em mundiais, conquistou dez medalhas de ouro – nove no Laser e um no Star. Aos 34 anos completados em abril, começou em 2009 o desafio da vela oceânica com o objetivo de participar de uma America’s Cup. Tem participado de várias regatas como timoneiro do STP 65 Luna Rossa do Team Prada.

Rio Faz Bem Nestlé – O Chocolates Nestlé Match Cup integra plataforma de eventos Rio Faz Bem Nestlé, que ressalta o que o Rio de Janeiro tem de melhor: a cordialidade e a hospitalidade dos cariocas, as belezas naturais e a brasilidade desta capital que se consolida a cada ano como pólo de cultura e entretenimento. Além do Chocolates Nestlé Match Cup, a cidade recebeu, desde novembro, o NESCAU Energy Street Festival, que integrou etapa mundial da modalidade, o Seminário Nestlé Brasil Global, com a presença de Kofi-Annan, Prêmio Nobel da Paz e Sétimo Secretário Geral da ONU e ainda o espetáculo Momentos Mágicos Disney, que veio ao Brasil pela primeira vez e tomou a praia de Copacabana.

O Chocolates Nestlé Match Cup tem patrocínio da Nestlé, apoio da FEVERJ, CBVM e ICRJ e realização Maior Entretenimento.

Informações sobre a Nestlé/ Relações com a Imprensa:
Anahi Guedes: (11) 5508-9395 — anahi.guedes@br.nestle.com
Claudia Galli: (11) 5508-9396 — claudia.galli@br.nestle.com
Fabio Chaves: (11) 5508-9737 — fabio.chaves@br.nestle.com

João Pedro Nunes – Mtb 11.675
E-mail: Nunes@zdl.com.br
Leia também...
06.12.2009

O velejador paranaense liderou a competição barco contra barco, na Baía de Guanabara, desde o primeiro dia. A chave feminina teve três equipes que se destacaram

05.12.2009

A programação do sábado, com 32 regatas, não foi iniciada. A prioridade do domingo é fechar a fase de classificação para definir o campeonato

04.12.2009

A equipe do Veleiros do Sul venceu mais três regatas. No feminino, Carol Bejar e Juliana Senfft disputam a ponta

03.12.2009

Competição de match race, barco contra barco, reúne até domingo 12 campeões mundiais no Iate Clube do Rio de Janeiro