Santos (SP) O Santos goleou a Universidad Autonoma , do Paraguai, por 9 a 0, na tarde deste domingo, na Vila Belmiro, e conquistou o título da primeira edição da Copa Santander Libertadores da América Feminina de Futebol Feminino. O destaque da partida foi a atacante Marta, que além de marcar um gol, deu passes para outros quatro. Com o resultado, as Sereias da Vila se igualaram ao time masculino ao se tornarem a primeira equipe brasileira a ganhar a competição continental. Avitória classificou o Santos para o Mundial Interclubes de Futebol Feminino, que será organizado pela FIFA. Na decisão do terceiro lugar, o Formas Intimas, da Colômbia, derrotou o Everton, do Chile, por 2 a 0.
Além de conquistar o título, o Santos também teve a defesa menos vazada (2 gols) e o ataque mais positivo: 43 gols, com média de 7,1 gols por partida. Cristiane foi a artilheira,com 15 gols, e Marta a vice, com sete, ao lado da chilena Valeska Arias. Com as seis vitórias da Libertadores, a equipe santista chegou à marca de 59 jogos invictos.
Na decisão, o Santos impôs a superioridade desde o início e conseguiu manter as paraguaias na defesa e limitadas a poucos e improdutivos contra-ataques. O resultado do domínio surgiu com os gols de cabeça de Maurine de Marta, em bela cobrança de falta, que com constantes deslocamentos e velocidade confundiu a marcação da Universidad Autônoma.
Logo no início do segundo tempo Érika aproveitou cruzamento de Dani para fazer 3 a 0. O quarto gol surgiu de uma falha da goleira Gloria Rodriguez. Ela errou na reposição de bola, que sobrou para Fran, de longa distância, marcar um belo gol. O quinto e o sexto vieram com Thais, artilheira do Santos na temporada (agora tem 41) e Érika, que aproveitou ajeitada de Marta, que também fez a jogada do sétimo gol, de Suzana. O oitavo saiu de bonita jogada de Dani, que chutou cruzado e o nono dos pés de Ketlen, em outro passe da melhor jogadora do mundo nos últimos três anos.
No final, as jogadoras e comissão técnica fizeram uma grande festa para comemorar a inédito título junto com a grande torcida que quase lotou a Vila Belmiro, com mais de 14 mil pessoas. Nos seis jogos do Santos, a torcida sempre marcou presença e foi um dos pontos fortes da competição.
Declarações
Kleiton Lima
"Acabamos de participar de algo bem grande. Este é o princípio da colheita. A gente tem semeado há muito tempo e hoje estamos começando a colher os resultados do trabalho. O torneio com certeza foi um divisor de águas. Hoje foi um momento especial com quase 15 mil pessoas na Vila e na sexta-feira quase 10 mil no Pacaembu. É um momento marcante na minha carreira de 15 anos com o futebol feminino. Sempre sonhei com um momento como esse.
Marta
"Este título dedico à minha mãe, à nação santista e ao povo brasileiro. Parece um sonho e estou muito emocionada. Que este movimento não pare por aqui e que a temporada beneficie as meninas que jogam no Brasil. Sabemos jogar bola. Futebol é para mulher também. Gostaria de ver os clubes grandes se inspirando na iniciativa do Santos e que montassem suas equipes femininas.
Érika
"Precisávamos deste título inédito para alavancar o futebol feminino, que deve ser visto de forma profissional. Neste domingo, quando vi a Vila lota fiquei muito emocionada e impressionada.
Cristiane
"Pena que hoje fiquei na agonia só torcendo do lado de fora, mas deu tudo certo. Agradeço muito ao público que nos apoiou nestes jogos e tenho certeza de que o futebol feminino vai crescer ainda mais.
Thais
"É um privilégio aos 16 anos jogar num clube grande como o Santos. Normalmente tenho entrado no segundo tempo e procurado ajudar a equipe. Hoje estou muito orgulhosa, pois comecei como titular e ainda fiz um gol.
Fran
"Estou muito feliz pela atuação da nossa equipe e o gol que fiz nesta final foi ainda mais importante porque faço aniversário neste domingo.
Aline
O Santos está sendo pioneiro através da estrutura que montou. Está todo mundo feliz e satisfeito e espero que dure por muito tempo. A conquista deste domingo foi importante porque enfrentamos equipes com qualidade como Everton, Formas Intimas e a do Paraguai, na final.
Castor Vera, técnico do Universidad Autonoma
"A equipe do Santos é profissional e o Universidad é amadora. O Santos fez bonito, ganhou física e tecnicamente. Estou contente com o vice-campeonato, mas nossa equipe não jogou nada no segundo tempo.
Formas Intimas garante terceiro lugar - A maior disposição e qualidade técnica garantiram ao Formas Intimas, o terceiro lugar na Copa Santander Libertadores. O time dirigido pela treinadora Liliana Zapata abriu o placar diante do Everton, logo aos 5 minutos numa boa jogada da atacante Jennifer Hoyos que aproveitou cruzamento da direta para completar. O Formas Intimas continuou dominando a partida com jogadas agudas da ala e artilheira do time Diana Ospina e da meia Catalina Pineda, que fez o segundo gol, aos 12 minutos do segundo tempo, definindo o resultado a favor das colombianas.
A atacante Jennifer Hoyos deixou o campo satisfeita com a campanha da equipe. "É um momento muito feliz porque conseguimos o terceiro lugar na primeira edição da Libertadores Feminina. O Santos mereceu o título, pois é uma grande equipe e um rival forte na América do Sul, disse.
A competição reuniu 10 equipes da América do Sul desde o dia 3 de outubro, em Santos e no Guarujá, e foi um sucesso, tanto de público como de repercussão junto à mídia. O presidente da Comissão de Futebol Feminino da Conmebol e membro da Comissão de Futebol Feminino da FIFA, Romer Osuna, também fez avaliação positiva do torneio. "Estamos muito satisfeitos com a organização brasileira da Copa Libertadores, com o apoio do público e por termos realizado esta primeira edição. A competição serviu para promover torneios em cada país. Agora vamos definir com a Fifa a data para o Mundial Interclubes de Futebol Feminino.
Fichas Técnicas
Santos 9 - Andréia Suntaque, Aline Pellegrino (Pikena), Carol Arruda, Janaína e Dani; Ester, Fran, Maurine e Érika (Suzana); Marta e Thais(Ketlen). Técnico: Kleiton Lima.
Universidad Autonoma 0 - Gloria Rodriguez, Angelica Vasquez, Carmen Benitez, Jesica Santacruz e Ediberta Jacquet; Johana Galeano, Hilda Riveros (Francisca Pereira), Noelia Cuevas (Silvia Cristina) e Monica Karina; Dulce Maria e Gloria Esther (Anabel Rodriguez). Técnico: Castor Vera.
Data: 18/10/2009
Local Vila Belmiro (Santos)
Renda - R$ 54.750,00
Público - 14.183
Árbitra - Salomé Di Iorio (Argentina)
Assistentes Mariana de Almeida (Argentina) e Yole Garcia (Venezuela)
Gols Primeiro tempo: Maurine (13 min) e Marta (16min). Segundo tempo: Erika (2 min), Fran (5 min), Thais (8 min), Erika (11 min), Suzana (25 min), Dani (32 min), Ketlen (38 min)
Cartões Amarelos - Silvia Cristina (UA)
Formas Intimas (Colômbia) 2 Sandra Milena, Viviana Cordona (Jeisy Catalina), Claudia Patrícia, Paula Ramírez e Luz Aidé; Diana Carolina, Liceth Paulina, Daniela Quiroz e Naila Tatiana; Jennifer Hoyos (Katherine Garcia) e Catalina Pineda. Técnica: Liliana Zapata.
Everton (Chile) 0 - Cristiane Endler, Carol Diaz, Gina Bravo, Gabriela Chaves e Madelina Cisternas (Monica Ledesma); Fabiana Valejos, Marisa Gerez e Elizabeth Torres; Yessica Lopez (Catalina Diaz), Valeska Arias e Jeanette Tobar (Carina Morales). Técnico: Rodrigo Bendeck.
Data: 18/10/2009
Local Vila Belmiro (Santos)
Árbitra Sirley Cornejo (Bolívia)
Assistentes Mariana Corbo (Uruguai) e Rosa Canales (Equador)
Gols Jennifer Hoyos aos 5 min do primeiro tempo e Catalina Pineda aos 12 min do segundo tempo.
Cartões Amarelos - Catalina Pineda (FI), Jennifer Hoyos (FI), Gabriela Chávez (E), Yessica Lopez (E), Jeanette Tobar (E), Gabriela Chaves (E)
As principais artilheiras da Copa Santander Libertadores
1 - Cristiane (Santos) 15 gols
2 Valeska Arias (Everton), 7
Marta (Santos), 7
4 - Diana Ospina (Formas Intimas), 6
Catalina Pineda (Formas Intimas), 6
Érika (Santos), 6
7- Maurine (Santos), 4
Nicole Wilcox (White Star), 4
7 Irma Florentina (Universidad Autonoma), 3
Monica Karina (Universidad Autonoma), 3
Anabel Rodrigues (Universidad Autonoma), 3
Jennifer Hoyos (Formas Intimas), 3
Fran (Santos FC) - 3 gols
Resultados da Copa Santander
Fase classificatória
3/10 - Santos 3 x 1 White Star
4/10 Caracas 0 x 0 Everton
5/10 - Universidad Autonoma 3 x 2 Formas Intimas
San Lorenzo 1 x 1 Deportivo Quito
6/10 - White Star 1 x 4 Everton
EnForma 0 x 12 Santos
7/10 - Deportivo Quito 1 x 5 Formas Intimas
Rampla 2 x 5 San Lorenzo
8/10 - White Star 1 x Caracas 0
Everton 5 x 0 EnForma
10/10 EnForma 2 x 4 White Star
Caracas 0 x 11 Santos
10/10 - Deportivo Quito 1 x 4 Universidad Autonoma
Formas Intimas 5 x 0 Rampla
12/10 - Universidad Autonoma 4 x 0 San Lorenzo
Rampla 0 x 4 Deportivo Quito
13/10 - Caracas 2 x 2 EnForma
Santos 3 x 1 Everton
14/10 - Universidad Autonoma 4 x 3 Rampla
San Lorenzo 1 x 6 Formas Intimas
Semifinais
Universidad Autonoma 1 x 0 Everton
Santos 5 x 0 Formas Intimas
Final
Santos 9 x 0 Universidad Autonoma
Disputa do terceiro lugar
Formas Intimas 2 x 0 Everton
Campanha do Santos na Copa Santander Libertadores da América
3/10 - Santos 3 x 1 White Star (Peru)
6/10 Santos 12 x 0 EnForma (Bolívia)
10/10 - Santos 11 x 0 Caracas (Venezuela)
13/10 - Santos 3 x 1 Everton (Chile)
16/10 - Santos 5 x 0 Formas Intimas (Colômbia)
18/10 Santos 9 x 0 Universidad Autonoma
Jogos 6
Vitórias 6
Empates 0
Gols pró 43 (média de 7,1 por jogo)
Gols contra 2 (média de 0,33, por jogo)
Saldo - 41
Santos na temporada 2009
Jogos 59
Vitórias 51
Empates 8
Derrotas 0
Gols pró 320 (média de 5,42 por jogo)
Gols contra 25 (média de 0,42 por jogo)
Saldo de gols 295
A Copa Santander Libertadores da América de Futebol Feminino tem patrocínio do Santander, organização da Conmebol, promoção da Sport Promotion e apoios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Federação Paulista de Futebol, Santos Futebol Clube e do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Mais informações : www.libertadoresfeminina.sportpromotion.com.br
Siga a ZDL no Twitter: http://twitter.com/ZDL_assessoria
Milton Alves - MTb 16.583 - Fone: (13) 9760-7490
E-mail: miltonalves@zdl.com.br
-
As campeãs com o troféu
(Bruno Miani / ZDL)
-
O técnico Kleiton Lima
(Bruno Miani / ZDL)
-
Cristiane, a artilheira
(Bruno Miani / ZDL)
-
Marta e taça
(Bruno Miani / ZDL)
-
Equipe comemora
(Bruno Miani / ZDL)
-
Time campeão
(Bruno Miani / ZDL)
-
Marta, a melhor do mundo
(Bruno Miani / ZDL)
-
Marta, destaque da final
(Bruno Miani / ZDL)
-
Maurine fez primeiro gol
(Bruno Miani / ZDL)
-
Carol, Maurine e Érika
(Bruno Miani / ZDL)
-
Catalina Pineda, segundo gol colombiano
(Bruno Miani / ZDL)
-
Jennifer Hoyos (esq) fez primeiro gol
(Bruno Miani / ZDL)