Jovens do "Atletismo em Ação participam de eventos da Virada Esportiva
21.09.2009
| 260 visualizações
ATLETISMO
-
Tallita Reis (ao centro de branco) com os colegas do núcleo Unasp
Rafael Jubelini/ZDL
-
Professor Fabrizio com as alunas do núcleo Ibirapuera
Rafael Jubelini/ZDL
-
Técnico do núcleo Unasp, Carlos Gamboa
Rafael Jubelini/ZDL
Mais de cem alunos do projeto competiram no Campeonato Internúcleos e muitos estiveram presentes na oficina com grandes atletas
São Paulo (SP) - O Campeonato Internúcleos de Atletismo, realizado sábado, no Centro Educacional Joerg Bruder, em Santo Amaro, São Paulo, agitou a "Virada Esportiva promovida pela prefeitura da capital e contou com a presença de cerca de 400 jovens. Mais de cem alunos do projeto "Atletismo em Ação, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com o IMST (Instituto Memorial do Salto Triplo), marcaram presença no evento. Os núcleos Unasp (Universidade Adventista de São Paulo) e Ibirapuera levaram juntos cerca de 60 participantes. Do núcleo de Americana, interior paulista, vieram 47 jovens para a disputa. O torneio teve provas de velocidade, voltadas às categorias Mini, Mirim, Pré-Mirim e Menor.
O núcleo do "Atletismo em Ação da Unasp foi representado por 25 alunos que, segundo o professor Carlos Gamboa, tiveram bom desempenho nas provas. "Eles representaram nossa escola da melhor forma possível. Estou orgulhoso deles. A tendência, agora, é sempre evoluirmos. Estamos trilhando esse caminho, disse.
A atleta Tallita Costa Reis, 13 anos, foi uma das jovens do projeto que participaram do Internúcleos. "Foi bem legal, consegui boa colocação, apesar de sentir dores na perna, revelou. Segundo a jovem, as dores vêm do desgaste físico de praticar atletismo e futebol. "Adoro o esporte. Serei uma atleta, ou jogadora de futebol, ou qualquer profissional do gênero.
Aline Sousa Santos, também do núcleo Unasp, destacou-se na prova dos 100m, categoria menor. A jovem de 16 anos é uma das promessas do projeto. "Fiquei em primeira na bateria e em segunda no geral. Infelizmente, a vencedora estava em outra bateria. Se tivesse na minha, acho que venceria, porque a gente sempre dá um gás a mais com alguém competindo do lado explicou a jovem, que cravou o tempo de 13s05 (a vencedora completou a prova com 13s04).
Fabrizio Rovais Wilkens, professor do núcleo Ibirapuera do "Atletismo em Ação, também comentou a participação da equipe que treina. "Foi ótima. Nos preparamos bastante para o torneio e vencemos provas de nível técnico elevado, disse o técnico. Para ele, eventos deste tipo são essenciais para que o trabalho realizado no projeto possa dar frutos. "Sem competições a garotada acaba desanimando. Eles querem treinar para vencer, levar medalha para casa. Essa emoção os anima a continuar.
Oficina de Atletismo Além do Campeonato Internúcleos, uma oficina de treinamento para jovens foi realizada neste domingo, no mesmo Centro Educacional Joerg Bruder. O evento também integrou a programação da "Virada Esportiva. Grandes nomes da história do atletismo nacional, como Neílton Moura, Anísio Sousa Silva e Esmeralda de Jesus, estiveram presentes. Os técnicos foram responsáveis por ensinar os primeiros passos do atletismo aos jovens interessados em conhecer a modalidade.
Esmeralda de Jesus preferiu deixar boa parte das lições para os outros técnicos presentes. "O pessoal daqui me vê todos os dias, querem gente nova para ensinar. Mas eles sabem que me esforço bastante para o futuro deles, afirmou a ex-atleta, multicampeã no salto e distância e triplo e coordenadora do núcleo Joerg Bruder do "Atletismo em Ação. Anísio Sousa, que também marcou seu nome no triplo, opinou sobre a oficina. "É importante para divulgarmos o esporte. Se conseguirmos convencer um garoto a começar no atletismo, ganhamos nosso dia, revelou.
Rafael Jubelini, assessoria da Federação Paulista de Atletismo
Email: rafael@zdl.com.br Tel.: (11) 9957.6968