Marina da Glória mantém liderança no Match Race Brasil
18.09.2009
| 138 visualizações
VELA
-
Marina da Glória na frente
AGIF / Divulgação
-
Os argentinos na vice-liderança
AGIF / Divulgação
-
Veleiros do Sul, em terceiro
AGIF / Divulgação
-
Equipe de Santa Catarina
AGIF / Divulgação
Equipe carioca tem 0,25 ponto de vantagem sobre os argentinos do Club Nautico de Mar del Plata
Rio de Janeiro (RJ) - A equipe da Marina da Glória, do timoneiro Henrique Haddad, manteve a liderança do Match Race Brasil, competição barco contra barco, que termina domingo no Iate Clube do Rio de Janeiro. A equipe venceu todos os matches que disputou e perdeu apenas duas regatas de flotilha, uma das novidades deste ano (os quatro barcos de cada flight se enfrentam antes dos matches). A competição prossegue neste sábado, a partir das 10 horas, na Baía de Guanabara.
"Tivemos outro dia muito bom e estamos perto da classificação, mas não podemos vacilar. Temos de entrar com a mesma concentração porque todas as regatas deste sábado serão decisivas, comentou Henrique Haddad, de 22 anos, o latino-americano mais bem colocado no ranking mundial de match race 45º lugar da Federação Internacional de Vela. A Marina da Glória soma 6,75 pontos.
O timoneiro Juan Grimaldi, do Club Nautico de Mar del Plata, também terminou o segundo dia de competição satisfeito. Ganhou os quatro pontos possíveis nesta sexta-feira, encostando no líder, com 6,5 pontos. "Tivemos um pouco de dificuldade no início porque não estamos acostumados a velejar nestes barcos (Beneteau First 40.7). Acho que estamos até surpresos com os bons resultados, disse o campeão sul-americano de match race, torneio disputado em barcos J24.
Embora bem perto da vaga das semifinais, Grimaldi também prefere pensar passo a passo. "O grupo está muito confiante e temos a vantagem de ter um bom entrosamento. A base da tripulação está junta há pelo menos 15 anos, completou o velejador nascido em Mar del Plata.
As 12 equipes participantes disputaram regatas de cerca de 1,5 milha náutica (aproximadamente 2,8 km), com ventos de Sul a Sueste com velocidade variando entre 5 e 13 nós. Com sol forte e temperatura máxima de 26 graus, a competição teve 14 matches e sete regatas de flotilha. Os quatro primeiros colocados na classificação geral passam para as semifinais deste domingo.
Em sua sexta edição, o Match Race Brasil, disputado pela primeira vez entre clube, distribui R$ 50 mil em prêmios, sendo R$ 20 mil para o campeão, que leva também o Troféu Roger Wright, de posse transitória, que homenageia o banqueiro falecido num acidente aéreo em maio. Além das últimas provas da fase classificatória, está prevista para este sábado uma regata Pro-Am, reunindo velejadores profissionais e amadores e convidados pela organização, como os pilotos de Stock Car Guto Negrão (Full Time), Thiago Marques (JF), Popó Bueno (São Luiz/Hot Car) e William Starostik (Medley/ A. Mattheise) e o ex-piloto e dirigente Ingo Hoffmann (AMG).
Classificação após as competições de quinta e sexta-feira:
1- Marina da Glória 6,75 pontos
2- Club Náutico de Marl Del Plata (ARG) 6,50
3- Veleiros do Sul 4,5
4- Rio Yacht Club 4,25
5- Búzios Vela Clube 2,75
6- Clube Naval Charitas 2,75
7- Grêmio de Vela Escola Naval 1,5
8- Yacht Club de Santo Amaro 1,5
9- Yacht Club Uruguayo (URU) 1,5
10- Iate Clube do Rio de Janeiro 1,25
11- Iate Clube de Santa Catarina 0,5
12- São Paulo Yacht Clube - 0
O Match Race Brasil tem o patrocínio da Volvo e UBS Pactual, co-patrocínio da Light, Motorola e Bloomberg, apoio da Gol e Stella Artois, com organização de Brasil1 Esportes, ICRJ, FEVERJ e CBVM.
Mais informações no site www.matchracebrasil.com.br
Outras fotos disponíveis no site www.agif.com.br/divulgacao
João Pedro Nunes Mtb 11.675
E-mail: Nunes@zdl.com.br