Marina da Glória é 100% no Match Race Brasil
17.09.2009
| 102 visualizações
VELA
-
Marina da Glória x Argentina
Satiro Sodré / AGIF
-
Marina da Glória lidera
Satiro Sodré / AGIF
-
Regata equilibrada
Satiro Sodré / AGIF
-
Equipe da família Grael
Satiro Sodré / AGIF
Equipe do timoneiro Henrique Haddad vence as quatro regatas que disputou
Rio de Janeiro (RJ) - Latino-americano mais bem colocado no ranking mundial de match race 45º lugar da Federação Internacional de Vela, o timoneiro Henrique Haddad, da equipe Marina da Glória, obteve 100% de aproveitamento no primeiro dia de disputas do Match Race Brasil, competição barco contra barco, que começou nesta quinta-feira e termina domingo no Iate Clube do Rio de Janeiro. Foram quatro vitórias em quatro regatas duas de flotilha e duas de match. A competição prossegue nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, na Baía de Guanabara.
"Tentamos velejar o melhor possível e acho que conseguimos ir muito bem, comentou Henrique Haddad, de 22 anos, mais conhecido como Gigante. "A nossa tripulação está junta há muito tempo e só teve dificuldade de adaptação ao Beneteau 40.7 no início. Normalmente competimos de J24.
Com os resultados do primeiro dia, a Marina da Glória soma 4 pontos ganhos e lidera com folga a competição. O Club Nautico Mar Del Plata (CNMP), da Argentina, está em segundo lugar, com 2,5, seguido do Búzios Vela Clube (BVC), com 0,5 pontos, e do Clube Naval Charitas (CNN) e Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), com 0,25.
As equipes disputaram regatas de cerca de 1,6 milha náutica (aproximadamente 3 km), com ventos Sueste com velocidade variando entre 10 e 15 nós. Os matches começaram no início da tarde, com sol e calor e terminaram quase à noite e temperatura de 20 graus. A raia foi montada na Baía de Guanabara em frente à praia do Flamengo.
A disputa de flotilha, reunindo os quatro barcos cedidos pela organização, é novidade no torneio, que distribui R$ 50 mil em prêmios. Na primeira fleet race, Marina da Glória (MG) foi a vencedora, seguida de BVC, ICRJ e CNMP. Na segunda, nova vitória da Marina, seguido do CNMP, CNN e Escola Naval (GVEN).
Nos matches, os resultados foram os seguintes:
BVC 0 x 1 MG
ICRJ 0 x 1 CNMP
CNC 0 x 1 MG
GVEN 0 x 1 CNMP
Troféu Roger Wright - Além do prêmio em dinheiro (R$ 20 mil), o campeão levará o Troféu Roger Wright, de posse transitória, que homenageia o banqueiro falecido num acidente aéreo em maio. O troféu foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira à noite no ICRJ pelo velejador Lars Grael e pelo presidente da Light José Luiz Alquéres.
Os 12 clubes participantes foram divididos em dois grupos, conforme o ranking. No Grupo 1, ficaram, Marina da Glória, Rio Yacht Club, Iate Clube de Santa Catarina, Búzios Vela Clube, Clube Naval Charitas e São Paulo Yacht Club. No Grupo 2 estão Club Náutico Mar Del Plata, Veleiros do Sul, Yacht Club Uruguayo, Iate Clube do Rio de Janeiro, Escola Naval e Yacht Club de Santo Amaro.
O Match Race Brasil tem o patrocínio da Volvo e UBS Pactual, co-patrocínio da Light, Motorola e Bloomberg, apoio da Gol, Stella Artois, FEVERJ, CBVM, ICRJ e é organizado pela Brasil1 Esporte.
Mais informações no site www.matchracebrasil.com.br
João Pedro Nunes Mtb 11.675
E-mail: Nunes@zdl.com.br