Capa

Quenianos recuperam hegemonia na Meia Maratona do Rio de Janeiro

06.09.2009  |    198 visualizações ATLETISMO

Elias Kemboi e Eunice Kirwa fizeram a festa estrangeira no Aterro do Flamengo. Giomar e Marily foram os brasileiros mais bem colocados

Rio de Janeiro (RJ) – Depois de dominar a prova nos últimos três anos, os brasileiros não conseguiram manter a hegemonia na 13ª Meia Maratona do Rio de Janeiro, disputada na manhã desde domingo com a participação recorde de 17.000 inscritos. Os quenianos Elias Kemboi e Eunice Kirwa venceram as categorias masculina e feminina, comprovando, mais uma vez, a força do país nas corridas de rua. Giomar Pereira da Silva e Marily dos Santos foram os brasileiros mais bem colocados, terminando em terceiro lugar nas duas categorias.

Com dia totalmente encoberto, as ruas ainda com algumas poças d’água por causa da chuva da madrugada, temperatura de 22 graus e 72% de umidade relativa do ar, os participantes não tiveram de enfrentar o sol quente mas correram num clima extremamente abafado. A largada foi dada na Praia de São Conrado e a chegada ocorreu no Aterro do Flamengo. Com isso, os quenianos aproveitaram para impor seu ritmo consistente de corrida até o final.

No masculino, cuja largada foi dada às 9 horas, Titus Kibii, Joshua Kemei e Elias Kemboi estiveram sempre à frente. Kibii e Kemei ditaram mais o ritmo e praticamente exigiram que Kemboi também andasse na frente. Kemboi atendeu ao pedido e partiu sozinho para a chegada, completando os 21.097 metros em 1h02min51, seguido de Kemei (1h03min36s) e de Giomar (1h03min59s).

No feminino, Marily esteve à frente até o quilômetro 20. Na reta final, Eunice Kirwa e a etíope Meseret Debele forçaram muito o ritmo e a brasileira não conseguiu acompanhar.

Felicidade - A medalha de bronze foi muito comemorada pela alagoana Marily e pelo baiano Giomar. "As duas africanas ficaram atrás de mim o tempo todo e não puxaram a prova. Tive de fazer um esforço adicional, mas o terceiro lugar foi excelente. Acho que fiz o melhor possível”, comentou Marily, que mora e treina na cidade de Pojuca, que fica a 70 km de Salvador, na Bahia. "As duas meninas me passaram no final e fizeram um ritmo impossível de acompanhar.”

Giomar comemorou mais ainda o resultado. Afinal, obteve o melhor tempo de sua carreira para a distância e agora vive a expectativa para representar o Brasil no Mundial de Meia Maratona de Birmingham, em outubro, na Inglaterra. "Vim detrás, no segundo pelotão, e a terceira colocação foi espetacular”, disse o baiano de Jacobina, especialista em provas de 10 km, que chorou no pódio. "É muito bom conseguir se superar aos 37 anos”, completou o atleta, que ampliou ainda mais a vantagem na liderança do Ranking de Corredores de Rua da CAIXA/CBAt.

Já os campeões da prova encararam com naturalidade o resultado. Nascida em 1984, Eunice é uma velha conhecida dos cariocas. Ela foi a quarta colocada da Meia Maratona do Rio de 2008, com 1h14min52s. Ganhou ainda a prova Tiradentes de Maringá (PR) e quebrou o recorde de 15 anos dos 10k de Santos, com 32min52s, este ano. "Gostei muito da prova e, mais ainda de poder vencer. Este era mesmo o meu objetivo”, disse a queniana que vai ficar no Brasil até novembro.

Já Elias Kemboi, campeão da Maratona de São Paulo de 2009, com 2h13min59s, disputou a sua primeira prova no Rio. Ele chegou quarta-feira ao Brasil e pôde fazer uma adaptação mais tranquila ao clima e à mudança de fuso horário. "Consegui correr rápido porque gosto muito do clima fresco como estava. Sinto maiores dificuldades no calor. Com isso, guardei energia para o final e ganhei com alguma facilidade”, comentou o atleta, de 27 anos, que estava treinando em Nairóbi.

Outro destaque da competição foi a equipe "Vida Corrida", composta por artistas e personalidades do Rio de Janeiro. Participaram do grupo, o ex-jogador de vôlei Tande, o ex-remador Thiago Gomes, o piloto Rodolpho Matheis, o chefe de cozinha Olivier Cozan e os repórteres Clayton Conservani e Smigol.

Potencial - Disputada pela primeira vez em 1997, com 3 mil participantes, a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro tem um grande potencial de crescimento. Tanto assim, que o diretor geral da corrida e diretor de Operações da Yescom, Thadeus Kassabian, admite a possibilidade de abrir as inscrições para 20 mil corredores em 2010. "Reunimos 17 mil atletas este ano e tivemos de encerrar as inscrições bem antes do prazo final estipulado. Isso mostra um potencial muito grande de crescimento.” Ao longo dos 21 quilômetros da corrida, a organização estimou um público de aproximadamente 80 mil pessoas.

Resultados

Masculino

1- Elias Kemboi (Quênia/Nike) – 1h02min51s
2- Joshua Kemei (Quênia/Fila) – 1h03min36s
3- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) – 1h03min59s
4- Titus Kibii (Quênia/Fila) – 1h04min09s
5- Tadese Aredo (Etiópia/Fila) – 1h04min17s
6- Paulo Roberto Paula (Mizuno/Rede) – 1h04min26s
7- Raimundo Nonato Aguiar (Pé de Vento/Facitec) – 1h04min35s
8- Franck Caldeira (Cruzeiro) – 1h05min19s
9- Luís Paulo Antunes (Cruzeiro) – 1h05min48s
10- Ayele Feisa (Etiópia/Fila) – 1h06min16s

Feminino
1- Eunice Kirwa (Quênia/Fila) – 1h14min07s
2- Meseret Debele (Etiópia/Fila) – 1h14min28s
3- Marily dos Santos (Mizuno/CAIXA) – 1h14min49s
4- Cruz Nonata da Silva (BMF&Bovespa) – 1h15min29s
5- Marizete Moreira dos Santos (Caso/CAIXA) – 1h16min01s
6- Margaret Okayo (Quênia/Nike) – 1h16min25s
7- Andrea Celeste Benites (Bioleveve/Runners) – 1h16min48s
8- Conceição de Maria Carvalho (FindYourSelf/CAIXA) – 1h17min19s
9- Birhane Geletu (Etiópia/Fila) – 1h17min36s
10- Lucélia Peres (Mizuno/Upis) – 1h17min43s

A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, patrocínio da CAIXA, Adidas e Fisk, apoio de Gatorade, Montevérgine, 3 Corações, HCor, TAM Viagens e apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro. A supervisão é da IAAF, AIMS, Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (Farj).

Mais informações no site www.meiamaratonadoriodejaneiro.com.br

João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: nunes@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico