Meia Maratona do Rio bate recorde de participantes e tem R$ 12 milhões de impacto econômico
04.09.2009
| 383 visualizações
ATLETISMO
-
Largada
Sergio Shibuya/ZDL
-
Prova carioca
Sergio Shibuya/ZDL
-
Avenida Niemeyer
Sergio Shibuya/ZDL
A prova cresce muito a cada ano e tem importância técnica semelhante à da São Silvestre
Rio de Janeiro (RJ) - A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, que chega este ano à 13ª edição, é uma das mais belas e importantes corridas de rua do calendário internacional. A prova disso é que ela é uma das competições que mais cresce. Neste domingo, a partir das 8h30, nada menos do que o recorde de 17 mil inscritos largam na Praia de São Conrado - 2 mil a mais do que em 2008 - para completar os 21 quilômetros no Aterro do Flamengo. Realizada entre a Yescom, organizadora das principais provas de rua do Brasil, e a TV Globo, a corrida tem grande visibilidade. Fazem parte dessa parceria ainda corridas como a Maratona de São Paulo, a Volta da Pampulha e a tradicional São Silvestre.
"A Meia do Rio e a São Silvestre são as duas provas mais importantes do país em termos de qualidade técnica e grandiosidade. A Meia do Rio tem potencial para crescer ainda mais nos próximos anos", comentou Thadeus Kassabian, diretor de Operações da Yescom. Tanto a Meia do Rio como a São Silvestre são transmitidas para todo o Brasil e para mais de cem países pela Globo Internacional.
A transmissão das provas pela Globo (há mais de 15 anos) e a elogiada organização da Yescom, há mais de 30 anos no mercado, foram fundamentais para o espantoso crescimento de corridas de rua de uma forma geral. Calcula-se uma expansão de 20% ao ano, a maior entre todos os segmentos esportivos no país. O setor movimenta cerca de R$ 4 bilhões anuais. Este ano, a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, por exemplo, tem o patrocínio da CAIXA, Adidas, Fisk, Gatorade, Montevérgine, Café 3 Corações, HCor - Hospital do Coração São Paulo, TAM Viagens e apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Dos 17 mil participantes deste ano, 60% dos inscritos são de fora do Rio de Janeiro (cerca de 10 mil atletas), que provocam um impacto econômico estimado em R$ 12 milhões para a cidade do Rio. Neste final de semana, boa parte dos hotéis da zona sul estão com lotação quase completa.
Estrutura de alto nível - A Yescom, responsável pela organização do evento, montou uma estrutura de alto nível para garantir o perfeito funcionamento da prova e atender os 17 mil participantes. Trabalharão no evento 2.200 pessoas, sendo 1.400 pessoas no staff de organização e 800 profissionais da Polícia Militar, Policia e Engenharia de Trânsito e Guarda Metropolitana.
O percurso terá 12 postos com assistência médica e banheiro e serão distribuídos 400 mil copos de água. Para garantir a segurança dos corredores, serão isolados com grade 10 quilômetros dos 21 da prova.
A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, patrocínio da CAIXA, Adidas e Fisk, apoio de Gatorade, Montevérgine, 3 Corações, HCor, TAM Viagens e apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro. A supervisão é da IAAF, AIMS, Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (Farj).
Mais informações no site www.meiamaratonadoriodejaneiro.com.br
João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: nunes@zdl.com.br