Capa

Meia Maratona do Rio tem estrutura de primeiro mundo

01.09.2009  |    443 visualizações ATLETISMO

Competição reunirá 17 mil inscritos e terá 2.200 pessoas trabalhando na organização

São Paulo (SP) – A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro ganhou no ano passado o reconhecimento oficial pela sua importância e excelente organização ao valer como Campeonato Mundial CAIXA/Federação Internacional de Atletismo da distância. Para manter o nível e abrigar o recorde de 17 mil inscritos, a 13ª edição da prova carioca, que será disputada domingo com largada a partir das 8h08, em São Conrado, terá, mais uma vez, estrutura de primeiro mundo, reunindo mais de 2.200 pessoas na organização geral do evento.

Organizada pela Yescom, responsável pelas mais importantes corridas de rua do país, como Maratona de São Paulo, Volta da Pampulha e São Silvestre, a bela prova disputada quase toda na orla carioca, não mede esforços para dar conforto e segurança aos participantes, além da grande visibilidade proporcionada pela transmissão pela Rede Globo para todo o Brasil e para mais de cem países pela Globo Internacional.

A organização já está trabalhando no Rio desde domingo, com a montagem da infraestrutura para a entrega dos kits de participação aos inscritos no Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas), no Parque do Flamengo, ao lado do MAM (Museu de Arte Moderna). Os atletas terão três dias para retirar o material: na quinta e na sexta-feira das 9 às 19 horas, e no sábado das 9 às 16 horas.

Preocupada com a integridade física dos participantes, o percurso de 21.097 metros é totalmente fechado para o trânsito, com 800 pessoas trabalhando apenas na área de segurança (policiais militares, policiais e engenheiros de trânsito e guardas metropolitanos).

Os corredores terão à disposição 400 mil copos de água; 30 toneladas de gelo; 12 postos de percurso com assistência médica, água e banheiros; dois postos especiais com isotônicos; 12 ambulâncias e quatro médicos em motocicletas.

Meia Maratona do Rio em números

Gelo:
30 toneladas
Água: 400.000 copos
Postos de percurso: 12 com assistência médica, água, banheiro.
Postos de percurso especiais: 2 com isotônicos
Controle de percurso: 5 postos
Grades: 5 mil unidades
Total gradeado: 10 mil metros
Banheiros: 200
Staff: Organização: 1.400 pessoas
Polícia Militar, Polícia e Engenharia do trânsito e Guarda Metropolitana: 800 homens

A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, patrocínio da CAIXA, Adidas e Fisk, apoio de Gatorade, Montevérgine, 3 Corações, HCor, TAM Viagens e apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro. A supervisão é da IAAF, AIMS, Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (Farj).

Mais informações no site www.meiamaratonadoriodejaneiro.com.br

João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: nunes@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico