Capa

Etíopes e tanzanianos participam da Meia Maratona do Rio

31.08.2009  |    113 visualizações ATLETISMO

Os dois países têm grande tradição nas corridas de rua

São Paulo (SP) – Os organizadores da 13ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, que será disputada domingo, com largadas a partir das 8h08, na Praia de São Conrado, terá além de quenianos a participação de fortes atletas da Tanzânia e da Etiópia, países de grande tradição em corridas de ruas. A participação dos estrangeiros só fortalece o nível técnico da competição, considerada uma das melhores e das mais belas do mundo, com transmissão ao vivo pela TV Globo, dentro do Programa Esporte Espetacular.

O tanzaniano Martin Sulle, de 26 anos, é uma das atrações. Ele tem como melhor resultado nos 21.097 metros o tempo de 1h00min29s, obtido em Milão, na Itália, no dia 3 de abril de 2004. Ele tem ainda 1h01min55s, marca alcançada em 2007, em Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos.

Sara Ramadhani e Msanduki Mohamed também representarão a Tanzânia na prova de domingo, que reunirá o recorde de 17 mil inscritos.

A Etiópia tem quatro atletas inscritos: Tadese Aredo, Ayele Feisa, Meseret Debele e Birhane Geletu.

Já o Quênia tem seis atletas, com destaque para Margaret Okayo, campeã da Corrida de São Silvestre de 2003, bicampeã (1999 e 2000) e recordista da Meia Maratona do Rio (1h11min22s), bicampeã da Maratona de Nova York e dona do recorde da tradicional Maratona de Boston (2h20min43). Outras duas atletas estão inscritas no pelotão feminino de elite Jacqueline Chebor, campeã da Maratona de São Paulo de 2007, Eunice Kirwa. No masculino, Elias Kemboi, que ganhou este ano a Maratona Internacional de São Paulo, correrá ao lado Titus Kibii, terceiro lugar na Meia Maratona do Rio de 2007, e Joshua Kemei.

Os estrangeiros vão desafiar novamente os brasileiros, que também terão força máxima na prova, que terá chegada no Aterro do Flamengo

Todos os 17 mil inscritos na Meia Maratona do Rio deverão retirar o kit de participação na quinta e sexta-feira das 9 às 19 horas, e no sábado das 9 às 16 horas, no Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas), no Parque do Flamengo ao lado do MAM (Museu de Arte Moderna).

A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, patrocínio da CAIXA, Adidas e Fisk, apoio de Gatorade, Montevérgine, 3 Corações, HCor, TAM Viagens e apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro. A supervisão é da IAAF, AIMS, Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (Farj).

Mais informações no site www.meiamaratonadoriodejaneiro.com.br

João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: nunes@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico