Damião Souza lidera equipe Pé de Vento na Meia Maratona do Rio
14.08.2009
| 122 visualizações
ATLETISMO
Atleta alagoano, campeão da Meia Maratona de São Paulo, faz treino em altitude em Minas Gerais
São Paulo (SP) O alagoano Damião Ancelmo de Souza vai liderar a equipe Pé de Vento, de Petrópolis (RJ), na disputa da 13ª Meia Maratona do Rio de Janeiro, no dia 6 de setembro, com largada em São Conrado e chegada 21.097 metros depois no Aterro do Flamengo. Na melhor fase da carreira, Damião venceu este ano a Meia Maratona de São Paulo e ocupa o terceiro lugar no ranking brasileiro da distância, com a marca de 1h04min02s.
"O Damião é a bola da vez do atletismo brasileiro, perdendo apenas para o Marilson Gomes dos Santos na provas de fundo. No Troféu Brasil do Rio, este ano, ele fez 28min28s nos 10.000 metros em pista, um dos melhores resultados nacionais de todos os tempos, comentou o técnico Henrique Viana.
Para tentar o melhor resultado possível, Damião está fazendo estágio de treinamento em altitude na cidade mineira de Itamonte, a 2.400 metros acima do nível do mar, junto com outros talentos da Pé de Vento, que estão aparecendo agora como os gêmeos Gilmar Silvestre e Gilberto Silvestre, campeão dos 5.000 metros e dos 10.000 metros no Campeonato Brasileiro Sub-23, nos dias 8 e 9 de agosto, em São Paulo, e também o Geovani dos Santos, que tem tido uma grande evolução nestes últimos meses.
Além de Damião, outro grande nome da equipe na Meia do Rio é Raimundo Nonato Souza, quinto colocado na prova do ano passado e o segundo brasileiro mais bem classificado (o vencedor foi o Marilson). Raimundo foi o melhor brasileiro na última São Silvestre, terminando em sétimo lugar.
O irmão gêmeo de Damião, Cosme Ancelmo recupera-se de uma cirurgia no joelho. Ele foi atropelado quando corria em Petrópolis por um ônibus e sofreu fratura na tíbia e trauma no menisco. A fratura foi curada, mas o traumatismo do menisco precisou de uma artroscopia, realizada há um mês, e ele ainda não voltou a correr. Com isso, Cosme teve de pedir dispensa da seleção brasileira que disputará o Mundial de Berlim. Ele estava convocado para correr a maratona.
As inscrições para a prova que tem um dos cenários mais bonitos do mundo estão abertas e devem ser feitas pelo www.meiamaratonadoriodejaneiro.com.br. A taxa até o dia 31 ou até quando o limite de 16 mil corredores for atingido é de RS 75,00.
A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, patrocínio da CAIXA, Adidas e Fisk, apoio de Gatorade, Montevérgine, 3 Corações, HCor, TAM Viagens e apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro. A supervisão é da IAAF, AIMS, Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (Farj).
Mais informações no site www.meiamaratonadoriodejaneiro.com.br
João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: nunes@zdl.com.br