Atletas do Centro de Excelência conquistam nove medalhas no Sul-Americano Juvenil
27.07.2009
| 98 visualizações
ATLETISMO
Integrantes do projeto ajudaram o Brasil a ficar com o título da competição
São Paulo (SP) - Os atletas do Centro de Excelência, projeto mantido pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Memorial do Salto Triplo (IMST), conquistaram medalhas e ajudaram o Brasil a vencer o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Juvenil. O torneio foi realizado sábado e domingo, no Estádio Ícaro de Castro Melo, em São Paulo. Os seis atletas do projeto que participaram do torneio continental ganharam nove medalhas (6 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze) para a equipe brasileira.
Bárbara Farias de Oliveira, atleta do Centro de Excelência, foi a destaque da competição. Além de levar o ouro nos 400m, Bárbara quebrou o recorde sul-americano da prova, com a marca de 53s44. "Estou feliz com o resultado. Mesmo com as condições climáticas ruins (frio e vento), venci e me tornei recordista.
Aline Gonçalves Pinto, outra aluna do projeto, foi bronze na mesma prova, com 54s19.
Bárbara também chegou ao topo do pódio no revezamento 4x400m, junto com Bárbara Leôncio, Jéssica dos Santos e Natállia da Silva. O quarteto fez o tempo de 3min42s20.
Nas provas de saltos horizontais, o Brasil também esteve bem representado pelos jovens do projeto. Jean Cassimiro Rosa garantiu o ouro no salto triplo, com 15,18m, e Lourival de Almeida Neto obteve a prata no salto em distância, com 7,58m.
Geisa Arcanjo, por sua vez, conquistou duas medalhas: ouro no arremesso do peso, com 15,30m, e prata no lançamento do disco, 48,18m. Fátima Germano, técnica da atleta, já previa o resultado. "Esperávamos essas duas medalhas e elas vieram. A Geisa tem muito potencial e trará muitas outras glórias para o nosso atletismo, disse.
Já nas provas de meio-fundo, Jean Carlos Machado, atleta do núcleo de Presidente Prudente do Centro de Excelência, ficou com a primeira colocação nos 3.000m com obstáculos, com 9min26s03, e em quarto nos 1.500m, com 4min03s77.
A seleção brasileira foi campeã do Sul-Americano Juvenil com 49 medalhas (26 de ouro, 14 de prata e 9 de bronze).
Rafael Jubelini/Adriana Natali, assessoria da Federação Paulista de Atletismo
Email: rafael@zdl.com.br Tel.: (11) 9498.3462