Alunos do "Atletismo em Ação participam do Circuito Internúcleos
24.07.2009
| 295 visualizações
ATLETISMO
Jovens do projeto mantido pelo Governo do Estado de São Paulo se enfrentam no Centro Educacional Joerg Bruder
São Paulo (SP) - Cerca de 150 alunos dos cinco núcleos do "Atletismo em Ação, projeto do governo do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Memorial do Salto Triplo (IMST), se reunirão neste sábado, a partir das 9h30, para a disputa do Circuito Internúcleos, no Centro Educacional Joerg Bruder (Rua Padre José Maria, 555, Santo Amaro), em São Paulo.
A competição é aberta para as categorias Mini-Mirim, Pré-Mirim, Mirim e Menor e tem no programa apenas provas de velocidade (50m, 60m, 75m e 100 m). "Será uma ótima chance para dar ritmo aos atletas e realizar uma confraternização entre os jovens e técnicos, disse Carlos Gâmboa, coordenador dos núcleos da Unasp e Buraco Quente. Joerg Bruder, Centro Olímpico e Ibirapuera completam as unidades participantes.
Doação de kit A equipe do Instituto Memorial do Salto Triplo (IMST) promoveu, na manhã de quinta-feira, a distribuição de material esportivo para integrantes do "Atletismo em Ação. Dessa vez, o kit foi entregue aos alunos do núcleo Joerg Bruder, localizado no bairro de Santo Amaro. Foram doados 74 pares de tênis e 148 camisetas. A mesma iniciativa já ocorreu nos núcleos Ibirapuera e Unasp.
A ex-atleta Esmeralda de Jesus, campeã dos 100m e do salto em distância nos Jogos Pan-Americanos de Caracas-1983, e coordenadora do núcleo, participou do evento. "Adoro ensinar essa garotada. O Atletismo em Ação´ é fundamental para o desenvolvimento dessas crianças e renderá frutos para o esporte no futuro", disse.
Segundo Esmeralda, a entrega dos kits é importante para a permanência dos jovens no atletismo. "Foi ótimo. Ninguém ficou sem material. Além de os tênis e de as camisetas ajudarem a todos nos treinos e competições, percebemos a animação das crianças. É um incentivo a mais, afirmou.
Esmeraldo citou a renovação dos atletas como fundamental para o futuro do esporte nacional. "É obrigação investir e incentivar a base. Nosso trabalho, além do caráter social, visa revelar talentos para o Centro de Excelência, projeto de alto nível criado pelo Governo do Estado para revelar novos atletas de alto rendimento para o atletismo brasileiro, finalizou.
Um dos jovens mais animados com a entrega dos kits foi Alan Xavier da Silva, de 15 anos. O garoto corre desde pequeno com o pai, o ex-maratonista Antônio da Silva Júnior, o Soneca. "Estou feliz por ganhar a camiseta e o tênis. A maioria dos meus colegas é de origem humilde e um material desse faz falta, afirmou.
Alan citou sua preferência pelas corridas de longa distância e pretende seguir os passos do pai no futuro. "Tenho muito orgulho dele e espero ser um grande maratonista. Aprendi a amar o atletismo com o meu pai. Hoje em dia, o seu Soneca não me alcança nas corridas, brincou.
Rafael Jubelini/Adriana Natali, assessoria da Federação Paulista de Atletismo
Email: rafael@zdl.com.br Tel.: (11) 9498.3462