Capa

Quatro brasileiros lutam pelo título do Maresia Surf International

11.07.2009  |    385 visualizações SURF

A definição da etapa seis estrelas do WQS acontece, neste domingo, em Florianópolis. O potiguar Jadson André é o novo líder do ranking

Florianópolis (SC) – Quatro brasileiros, um havaiano, dois norte-americanos e um australiano estão classificados para as quartas-de-final do Maresia Surf International WQS 6* 2009. Um deles será o melhor surfista entre os 144 inscritos – de 17 países – da 18ª etapa da série classificatória para o Dream Tour 2010 da Association of Surfing Professionals (ASP), que termina no início da tarde deste domingo, na praia Mole, em Florianópolis (SC). O campeão receberá um prêmio de US$ 20 mil (cerca de R$ 40 mil) e 2.500 pontos na ranking de acesso.

Os confrontos Dusty Payne (Havaí) x Miguel Pupo (SP), Gabriel Medina (SP) x Austin Ware, Petrick Gudauskas (EUA) x Matt Wilkinson (AUS) e Jadson André (RN) X Neco Padaratz (SC) definirão os semifinalistas. Mas, independente dos resultados destas baterias, o ranking do WQS já tem um novo líder. É o potiguar Jadson André, que assumiu o lugar que pertencia ao australiano Daniel Ross. "Preciso ficar focado, para aumentar a diferença na liderança”, afirmou o surfista do Rio Grande do Norte após derrotar o paranaense Peterson Crisanto nas oitavas-de-final, resultado que lhe assegurou a liderança.

Os surfistas da nova geração do surfe nacional voltaram a brilhar. Os paulistas de São Sebastião Miguel Pupo e Gabriel Medina driblaram com eficiência o forte vento sul e as ondas mexidas deste sábado na praia Mole e permanecem na disputa. Ambos avançaram para as quartas-de-final derrotando, respectivamente, o pernambucano Halley Batista e o norte-americano Brett Simpson. "Tenho que me manter relaxado. Estou bem encaixado nas ondas e, agora, é só manter este ritmo”, avisou Miguel, "local” da praia de Camburi.

Óculos – Maresia, Rotary Club Florianópolis Lagoa, Hospital da Guarnição de Florianópolis do Exército Brasileiro, Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) uniram-se para doar, na tarde deste sábado, no palanque do campeonato, dezenas óculos de grau para alunos da 1ª à 9ª séries do ensino fundamental de escolas municipais da região da Lagoa da Conceição, na capital de Santa Catarina.

Cerca de 250 crianças e adolescentes, a maioria filhos de pescadores e de famílias carentes da região, foram previamente examinadas por um corpo de médicos-oficiais do Exército Brasileiro e foi constatado que 40% deles precisavam usar óculos.

Ao vivo – As baterias do Maresia Surf International WQS 6* 2009, do primeiro round até a final, podem ser assistidas ao vivo pela Internet. Para isso, basta acessar o site oficial da marca (www.maresia.com) e clicar na palavra ao vivo piscando no "banner” de divulgação no alto da página. Outra opção é acessar direto o link www.maresia.com.br/wqs2009/aovivo.

No hotsite do evento é possível, entre outras ações, acompanhar os confrontos no exato momento que ele está acontecendo, conferir nota a nota o desempenho dos surfistas nas ondas catarinenses, ler notícias referentes ao campeonato e ainda ver em fotos e em vídeos tudo acontece na praia Mole.

O Maresia Surf International 2009 é patrocinado pela marca de surfwear Maresia em conjunto com o Governo do Estado de Santa Catarina e Fundesporte, em parceria com a Secretaria de Estado e Turismo, Cultura e Esporte. A realização é da Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Fundação Municipal de Esportes, Fercasurf, Associação de Surf da Praia Mole.

O apoio é do Praia Mole Eco Village Resort, Jamaica Surf Shop, Tent Beach, Aloha, Fissura, Planeta Surf, Ecológica, Surf Trip, Sumatra, Bahamas, Bali, New Look, Mabuya, Tow Side e Movie Action. A cobertura oficial é da revista Fluir, Jornal Drop, sites Waves e O Solto e rádio Jovem Pan.

Oitavas-de-final
Dusty Payne (HAV) 12.57 x 8.27 Nathan Yeomans (EUA)
Miguel Pupo (SP) 14.87 x 5.53 Halley Batista (PE)
Gabriel Medina (SP) 11.53 x 9.00 Brett Simpson (EUA)
Austin Ware (EUA) 15.67 x 12.66 Willian Cardoso (SC)
Patrick Gudauskas (EUA) 14.83 x 13.76 Davi do Carmo (SP)
Matt Wilkinson (AUS) 12.33 x 11.94 Márcio Farney (CE)
Jadson André (RN) 16.13 x 8.50 Peterson Crisanto (PR)
Neco Padaratz (SC) x Luel Felipe (PE)

Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194
E-mail: piera@zdl.com.br
Leia também...
07.12.2010

Competição terminou no domingo, em Ubatuba com a vitória do pernambucano Luel Felipe e o título de Matheus Toledo

05.12.2010

Pernambucano sobe no degrau mais alto do pódio na prova decisiva, realizada em Ubatuba, e surfista "local" garante o título estadual

04.12.2010

Título está entre Matheus Toledo, Saulo Júnior e Robson Santos, que só depende de suas forças na competição que termina este domingo, em Ubatuba

04.12.2010

Competição terminou nesta sexta-feira, na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), com a vitória do cearense Thiago de Souza