Capa

Charme e muita adrenalina em Ilhabela

19.06.2009  |    267 visualizações VELA

Cerca de 200 veleiros participam da 36ª Rolex Ilhabela Sailing Week, em julho

São Paulo (SP) -A 36ª Rolex Ilhabela Sailing Week, o mais importante evento náutico da América Latina, movimentará cerca de 200 barcos e 1.600 velejadores de 4 a 11 de julho, no Yacht Clube de Ilhabela. A competição cheia de charme promete também regatas com disputas acirradas e muita adrenalina, num grande agito no litoral norte de São Paulo.

A evolução tecnológica, embarcada em projetos moderníssimos com os novos S40, desenvolvidos na Argentina, convive com antigos veleiros de cruzeiros, que buscam no prazer de desafiar os mares a força para enfrentar adversários invencíveis.

A competição de Ilhabela faz parte do circuito dos mais importantes torneios de vela internacionais como Rolex Farr 40 World Championship, Maxi Yacht Rolex Cup, Rolex Swan Cup, Rolex Fastnet Race, Rolex Sydney Hobart Yacht Race. Na América Latina, já faz parte deste grupo o Circuito Atlântico Sul Rolex Cup e Offshore Race Rolex Buenos Aires - Rio de Janeiro.

A requintada grife Rolex associa sua imagem com um esporte considerado de elite e que no Brasil tem a justa fama de vencedor. Afinal, a vela é a modalidade que mais medalhas olímpicas deu ao Brasil: 16. O esporte olímpico forneceu também profissionais talentosos para as regatas de Oceano.

Além de Robert Scheidt, que faz parte do Sindicato Prada nas disputas da classe STP65 e America’s Cup, a Regata de Volta ao Mundo reúne um seleto grupo de verdadeiros homens do mar e acabou de ser vencida pelo Ericsson 4, comandado por Torben Grael, e que tem mais dois tripulantes brasileiros João Signorini e Horacio Carabelli. Na mesma competição, André Bochecha Fonseca faz parte da tripulação do Delta Lloyd.

Em Ilhabela, os veleiros brasileiros vão tentar manter a hegemonia na competição, recuperada no ano passado pelo empresário Eduardo Souza Ramos a bordo do Mitsubishi Motors/Gol. Em 2006, a vitória havia sido do uruguaio Memo Memulini, que confirmou a participação novamente este ano, e em 2007 o vencedor foi o argentino Personal.

A maior flotilha estrangeira, mais uma vez, deve vir da Argentina, brigando pelos títulos em todas as classes do evento.

O comandante Souza Ramos, que trocou um clássico Jüdel/Vrölijk de 57 pés por um ultramoderno S40, estará na raia do Canal de São Sebastião, assim como outros favoritos como o Touché/Safra, de Ernesto Breda; Handycam, de Marcos Ferrari; Loyal/Red Nose, de Marcelo Massa; Asa Alumínio, de Mario Martinez; Ventaneiro, de Renato Cunha; Oi/Sorsa III, de Celso Quintella; e muitas outras embarcações de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Bahia.

Entre os estrangeiros, um Skipper 30 terá uma tripulação do clube alemão VSaW, fundado em 1867, em Berlim (www.vsaw.de).

"O evento tem tudo para ser um sucesso novamente", disse José Manuel Nolasco, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela (YCI). "A competição é muito tradicional e mesmo antes da abertura das inscrições já havíamos sido consultados por muitos velejadores. Vamos fazer uma grande festa e novamente realizaremos concomitantemente o Sul-Americano das Classes ORC Internacional e ORC Club.”

A Rolex Ilhabela Sailing Week será palco da 2ª etapa do 13º Campeonato Sul-Americano de ORC Internacional e ORC Club, organizado em conjunto com o Yacht Club Argentino e o Iate Clube de Punta del Este, que realizaram a primeira etapa do evento em janeiro, no balneário uruguaio.

Programação do evento

Dia 2 – das 10 às 22 horas – inscrições e pesagens
Dia 3 – das 10 às 23 horas – inscrições pesagens
Dia 4 – das 9 às 23 horas – inscrições pesagens
17 horas – Coquetel de boas-vindas no YCI
20 horas – Cerimônia de abertura da RISW
Dia 5 – 9h30 – Regata Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil
10 horas – Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste
10 horas – Regata HPE25 Renato Frankenthal
Dia 6 – Dia livre
Dia 7 – 12 horas – Regatas
17 horas – Confraternização
18 horas – Premiação Fita Azul do dia 5
Dia 8 – 11 horas – Regata Percurso Médio
17 horas – Confraternização
Dia 9 – 12 horas – Regatas
17 horas – Confraternização
Dia 10 – 12 horas – Regatas
17 horas – Confraternização
19 horas – Premiações demais eventos, exceto RISW
Dia 11 – 12 horas – Regatas
17 horas – Confraternização
19h30 – 1ª Premiação RISW
21h00 – 2ª Premiação RISW

As inscrições para a Rolex Ilhabela Sailing Week continuam abertas. O evento reúne os principais veleiros do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile e os interessados devem assegurar participação apenas pelo site www.risw.com.br. Estão convidadas para participar da RISW as classes S40, ORCi, ORCc, BRA-RGS, SMP2, HPE25 e Bico de Proa.

A Rolex Ilhabela Sailing Week é organizada e sediada pelo Yacht Club de Ilhabela e tem patrocínios da Rolex, Mitsubishi Motors, Semp Toshiba, Bradesco Private, com apoios da Gol Linhas Aéreas, Hertz, Brancante, Cerveja Stella Artois, Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal de Ilhabela, CBVM, YCA, ABVO (classes ORCi, ORCc e SMP2) e das classes S40, HPE25 e BRA-RGS.

Atenção: para fotos em alta resolução para fins editoriais da RISW clique aqui

Para mais informações: www.risw.com.br

Contatos:
Imprensa brasileira

ZDL – João Pedro Nunes – Mtb 11.675
E-mail: nunes@zdl.com.br
Website: www.zdl.com.br

Imprensa brasileira e internacional
Key Partners (KPMS)
Alex Bocage
Email: alex@regattanews.com
Website: www.regattanews.com e www.kpms.com
Leia também...
19.07.2013

Confira os clipes produzidos diariamente por Ronald Izoldi, da Dias de Ilha, durante a 40a. edição da maior regata da América Latina, realizada de 6 a 13 deste mês

13.07.2013

Organização anuncia 41ª edição entre os dias 19 e 26 de julho, para que regatas sejam disputadas depois da Copa do Mundo

13.07.2013

Maior evento náutico da América Latina contou com a participação de 134 barcos no Yacht Club de Ilhabela

12.07.2013

Robert Scheidt e Bruno Prada comemoram título inédito no reencontro da dupla após os Jogos Olímpicos de Londres