Capa

Futuro do atletismo do Brasil marca presença no Ibirapuera

01.06.2009  |    109 visualizações ATLETISMO

Cerca de 400 atletas disputaram o Estadual Caixa de Atletismo Juvenil, com destaque para os alunos do Centro de Excelência

São Paulo (SP) - Atletas do Centro de Excelência, projeto do governo do Estado de São Paulo, mostraram porque são considerados o futuro do atletismo de alto rendimento do país. Durante o Campeonato Estadual Caixa de Atletismo Juvenil, realizado no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo, no final de semana, eles conquistaram medalhas e confirmaram índices para os principais torneios do ano: o Mundial Menor, em julho na Itália, e o Pan-Americano Juvenil, em Trinidad e Tobago, no início de agosto. O torneio teve 400 atletas inscritos e contou com a participação de cidades do interior, como Sertãozinho e Presidente Prudente.

Geisa Rafaela Arcanjo, de 18 anos, é um exemplo. Ela venceu a prova de arremesso do peso e do lançamento do disco, com 14,89m e 46,16m, respectivamente. De quebra, confirmou sua participação em ambas as provas no Pan-Americano. "Estou confiante. Apesar de estar no meu primeiro ano de juvenil, tenho potencial para conquistar uma medalha em Trinidad e Tobago.”

Geisa colecionou conquistas nas últimas competições e é vista como uma joia rara lapidada pelo Centro de Excelência. "Estou há quatro anos no projeto e tive uma evolução incrível. Ele é fundamental para o nosso desenvolvimento no esporte.”

Para a atleta, a participação na Olimpíada de 2012 em Londres é mais que possível. "Acho que será uma realidade e, se continuar neste ritmo, tenho tudo para estar lá.”

Lourival Nogueira de Almeida Neto, também de 18 anos, ficou com a prata no salto em distância, com a marca de 7,32m. Ele já tem índice para o Pan-Americano. "Fui bem, mas esperava ir melhor. Todo atleta tem que se cobrar bastante para chegar ao topo. Estou me preparando forte para competir no torneio continental”, disse. Para confirmar presença na competição, Lourival terá que ficar, pelo menos, em segundo lugar no Brasileiro Juvenil, a ser realizado em Uberlândia, 11 e 12 de julho. "São quatro atletas com índice. Vão os dois que competirem melhor no brasileiro. O foco principal é chegar bem lá e conquistar de vez a minha vaga.”

Há quatro anos, no Centro de Excelência, ele definiu o que o projeto representa em sua vida. "Tudo. Sem ele não estaria aqui, não representaria o país e não teria evolução. Assim como eu, muitos outros dependem disso para chegar ao alto nível.”

João Paulo de Oliveira Rosa é um dos quatro atletas que também têm índice no salto em distância. Companheiro de Centro de Excelência de Lourival, eles se preparam juntos. "Minha especialidade é o salto triplo, o qual estou próximo do índice. Tive a competência de chegar à marca exigida no salto em distância e espero ir junto com o Lourival”, afirmou.

Para eles, a rivalidade é saudável e ajuda no crescimento pessoal. "Entramos juntos no programa e treinamos com o mesmo técnico (Nélio Moura). Somos amigos, acompanhamos a evolução e nos esforçamos para nos superar, sem esquecer a amizade”, finalizou.

Maratoninha de São Paulo - O Centro de Excelência Esportiva do Ibirapuera, um dos núcleos da parceria do Governo do Estado com o Instituto Memorial Salto Triplo, ligado à Federação Paulista de Atletismo, confirmou os destaques nas provas mais avançadas. Daniela Teixeira, por exemplo, venceu os 300 metros rasos categoria 14 anos, da 1ª Maratoninha de São Paulo, com o tempo de 48s90, numa pista montada no Parque das Bicicletas, no ibirapuera.

"Tenho todo o apoio possível e depois de muito sacrifício, quando morava em Parelheiros, agora estou mais tranquila porque me mudei para a Praça da Árvore”, disse. "Meu sonho é seguir os passos da Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância. Eu também faço distância e barreiras e sou treinada pelo Anísio Souza e Silva.”

Na categoria masculina, 15 anos, a vitória foi de Alan Xavier, da equipe Atletismo em Ação, projeto social vinculado ao Instituto Memorial Salto Triplo da Federação Paulista de Atletismo. Ele venceu a prova de 600 metros rasos, com o tempo de 1min37s50. Ele é treinado por Esmeralda de Jesus no núcleo do Joerg Bruder, em Santo Amaro, na região Sul da capital.

Mais informações e resultados do Estadual Caixa Juvenil no site www.nosamamosatletismo.net

Assessoria da FPA - Adriana Natali e Rafael Jubelini
Contato: (11) 94983462
Leia também...
04.05.2014

Juvenis integrantes do programa 'Centro de Excelência Esportiva' têm a oportunidade de competir com atletas adultos e internacionais no Ibirapuera

13.04.2014

Principal resultado foi obtido por Iago Martins, que atingiu o índice para o Mundial Juvenil, nos Estados Unidos, nos 400 m com barreiras

09.04.2014

Gabriele dos Santos, do Centro de Excelência Esportiva de Presidente Prudente, disputa primeira competição depois de obter índice para o Mundial no salto triplo

05.04.2014

Competição foi realizada neste sábado (5), no Ibirapuera. Do CEE, Brenda Silva da Costa e Robson Vieira Braga foram os melhores nos 400 m com barreiros e 110 m com barreiras, respectivamente