Capa

Maratoninha de São Paulo faz festa de crianças e adolescentes

30.05.2009  |    422 visualizações ATLETISMO

Prova reuniu corredores de 6 a 15 anos, em cerca de 50 baterias, no Parque das Bicicletas

São Paulo (SP) – A Maratoninha de São Paulo Corrida Infantil, uma das novidades do calendário nacional do atletismo, reuniu mil corredores de 6 a 15 anos em cerca de 50 baterias, neste sábado, numa verdadeira festa do esporte participativo e das famílias no Parque das Bicicletas, no Ibirapuera. O grande objetivo do evento foi despertar o interesse pelo esporte em crianças e adolescentes, além de reunião social em torno da competição.

Para as crianças menores, a alegria maior foi dos pais que acompanharam os inscritos com todo o carinho e proteção. A torcida não se resumiu a gritos e apoio, mas também a fotos com direito até ao pódio. Afinal, nestas categorias menores, todos os participantes receberam medalhas e tiveram direito a fotos no pódio.

Muitas foram acompanhadas por palhaços e tiveram diversão garantida no play-ground do Parque das Bicicletas e nos brinquedos montados pela CAIXA, com a orientação de monitores.

Cerca de mil atletas mirins de 6 anos até 15 anos participaram do encontro em nome da alegria. Mesmo as crianças que chegaram atrasadas, vindas de cidades distantes, puderam correr, fora do horário, com a preocupação de não deixar nenhum inscrito frustrado.

Os corredores de 6 e 7 anos disputaram provas de 50 metros; os de 8 e 9, 60m; os de 10 e 11, 80m; os de 12 e 13, 100m; os de 14, 300m; e os de 15 anos, 600 metros.

Com a participação do secretário municipal de Esportes Walter Feldeman, que deu a largada para várias baterias, o exercício lúdico da competição algumas vezes foi superado por crianças pobres, que vêem no esporte uma saída social saudável, mostraram muito esforço.

Mato Grosso - Um dos destaques da categoria 7 anos, por exemplo, foi Lissandra Maísa, que veio da cidade de Nossa Senhora de Livramento, no Mato Grosso, para vencer com muita facilidade a sua série, embora corresse descalça. "Adoro correr e espero me tornar uma atleta de verdade”, disse com os olhos brilhantes. "Temos pouco apoio. Não temos tênis, mas um empresário da cidade, que tem um posto de combustível, pagou a viagem de nossa equipe para São Paulo.”

Aliás, o trabalho social que procura tirar as crianças das ruas e usar o esporte como ferramenta de socialização foi muito destacado neste sábado. O Clube Escola, da Prefeitura de São Paulo, teve dezenas de representantes. "Não importa o esporte que a criança faça, entre os 10 e os 15 anos, que fizemos questão que elas participassem deste evento”, disse o professor Levi Diego, do grupo de Campo Limpo.

O grupo do Centro Esportivo e Educacional Joerg Bruder contou com vários atletas-mirins, orientados por Esmeralda de Jesus, campeã dos 100 metros rasos e no salto em distância no Pan-Americano de Caracas, em 83. "É um trabalho sério, reconhecido pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que busca através do esporte dar um futuro melhor a crianças carentes.”

Nas categorias 14 e 15 anos, já consideradas competitivas e com direito a troféus e a pódio, os destaques foram Alan Xavier, da equipe Atletismo em Ação, projeto social vinculado ao Instituto Memorial Salto Triplo da Federação Paulista de Atletismo (FPA). Ele venceu a prova de 600 metros rasos, com o tempo de 1min37s50. Ele é treinado por Esmeralda de Jesus no núcleo do Joerg Bruder, em Santo Amaro, na região Sul da capital.

Futuro nas pistas - "Quero ser atleta e treino duro para isso”, disse o corredor do Jardim Ângela, que há 8 anos está no clube. Quero me tornar um meio-fundista e brigar por bons resultados”, completa o corredor filho do ex-atleta Soneca.

O Centro de Excelência do Ibirapuera, uma parceria do Governo do Estado com o Instituto Memorial Salto Triplo, ligado à Federação Paulista de Atletismo, confirmou os destaques nas provas mais avançadas, onde os atletas são muitas vezes federados. Daniela Teixeira, do núcleo do Ibirapuera, venceu os 300 metros categoria 14 anos, com o tempo de 48s90.

"Tenho todo o apoio possível e depois de muito sacrifício, quando morava em Parelheiros, agora estou mais tranqüila porque me mudei para a Praça da Árvore”, disse. "Meu sonho é seguir os passos da Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância. Eu também faço distância e barreiras e sou treinada pelo Neílto Moura.”

Raíza Alcântara Ferreira, do Espéria, venceu os 300 metros para 14 anos, com o tempo de 2min00s71, após apenas três meses de treinamento.

Na categoria 11 anos, os gêmeos Márcia e Marcelo Silva Souza, também do Atletismo em Ação do Instituto Memorial Salto Triplo se destacaram e venceram suas baterias. "É muito legal estar aqui e poder treinar”, disse Márcia. Eles vão todas as terças e quinta-feiras ao centro esportivo de Santo Amaro.

Resultados 14 anos

300 metros - feminino


1-Daniela Teixeira - 48s90
2-Melissa Fonseca - 56s89
3- Thamires Sobrinho - 59s56

Masculino

1-Rafael Martins - 39s90
2- Danilo Pacheco - 46s39
3- Reginaldo Gonçalves Jr - 47s47

Resultado 15 anos - 600 metros

Feminino


1- Raíza Ferreira - 2min00s71
2- Elenita Reis - 2min03s63
3- Fraema Santos - 2min09s89

Msculino

1- Alan Xavier - 1min37s50
2- Elias Ferreira - 1min46s22
3- Marcelo Santos - 1min50s00

A Maratoninha de São Paulo Corrida Infantil teve organização da Yescom, com patrocínio da CAIXA e apoio de Montevérgine, Café 3 Corações e HCor e apoio especial da Prefeitura de São Paulo e do governo do Estado de São Paulo. A supervisão foi da Confederação Brasileira de Atletismo e Federação Paulista de Atletismo.

Mais informações e resultados no site www.maratoninhadesaopaulo.com.br

João Pedro Nunes – Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico