Capa

Força feminina brasileira presente na Maratona de São Paulo

28.05.2009  |    220 visualizações ATLETISMO

Várias atletas têm chances reais de brigar pela vitória neste domingo

São Paulo (SP) – A força feminina brasileira estará presente na disputa na 15ª Maratona Internacional de São Paulo, que será disputada neste domingo, a partir das 8h15. A largada das provas que compõem o evento, que reunirá 15 mil participantes, será dada na Avenida Jornalista Roberto Marinho, no Brooklin. A chegada dos 10K e dos 42,195K ocorrerá no Ibirapuera, enquanto a dos 25K será na Avenida da Escola Politécnica, ao lado do IPT.

O pelotão de elite é liderado pela alagoana Marily dos Santos, líder do ranking brasileiro de maratona com a marca de 2h36min21s, obtida na vitória em Florianópolis. Ela foi a única representante brasileira na maratona olímpica em Pequim e terminou a São Silvestre de 2008 em terceiro lugar.

Outro nome forte da prova é a baiana Marizete Moreira dos Santos, campeã da Maratona Caixa do Rio, vice-campeã da Maratona de Brasília e terceira na Maratona de São Paulo – todas em 2008.

De todas as inscritas, a goiana Marizete de Paula Rezende é a única que lutará pelo bicampeonato da competição. Ela venceu a prova de 2001. Marizete foi campeã também da São Silvestre de 2002 e da Meia Maratona do Rio de Janeiro de 2006.

A baiana Edielza Alves dos Santos também está em ótima fase. A atleta do Cruzeiro foi vice-campeã da Maratona de São Paulo de 2008 e quarta colocada na São Silvestre do mesmo ano.

Já a piauiense Conceição de Maria Carvalho Oliveira participa como campeã do Ranking dos Corredores de Rua da CAIXA/CBAt de 2008 e como vice-campeã da Maratona do Rio de Janeiro.

Também estão inscritas Simone Alves da Silva, Marluce Queiroz Ferreira, Sueli Aparecida Vieira, Andrea Celeste da Silva Ramos, Denise Paiva Lucas, Maria Sandra Pereira Silva, Vivian de Oliveira e Leone Justino da Silva, entre outras.

"O objetivo é manter a hegemonia brasileira. No ano passado, a vitória ficou com a Maria Zeferina Baldaia e seria muito bom manter o título no país”, comentou Marizete Moreira, que mora e treina em Brasília.

Kits dos atletas - Os kits de participação dos atletas começam a ser entregues nesta quinta-feira, das 12 às 20 horas. A retirada prossegue sexta-feira, no mesmo horário e termina no sábado das 8 às 16 horas no sábado, no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, no Ibirapuera (Rua Abílio Soares, 1.300).

Além do manual do atleta e da camiseta cortesia do evento, os inscritos retirarão também o chip de cronometragem no Poliesportivo. A organização avisa que não serão entregues kits no dia da prova nem após a corrida.

A Maratona de São Paulo é válida para o Ranking Yescom, para o Ranking CBAt/CAIXA de Corredores de Rua e para o Ranking da Rede Globo/Yescom. A prova é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, com patrocínio da CAIXA e Oi. A supervisão é da IAAF, CBAt, AIMS e FPA, com apoio da Montevérgine, Gatorade, Café 3 Corações, HCor, Sabesp e apoio especial da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo.

Mais informações no site www.maratonadesaopaulo.com.br

João Pedro Nunes - Mtb - 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
04.03.2012

Joseph Aperumoi ganhou duelo com Marílson Gomes dos Santos entre os homens. No feminino, título para Pasalia Chepkorir

02.03.2012

Prova chega à sexta edição com 11.600 participantes, com largada e chegada no Pacaembu, neste domingo. Campeões da São Silvestre, como Marílson, marcam presença na corrida, que define o Liga de Ouro

29.02.2012

Damião Ancelmo de Souza e Sueli Pereira lideram o ranking, que distribui a maior premiação das corridas de rua no país

28.02.2012

Última campeã do país foi Ednalva Laureano, em 2007; atletas chegam embaladas pela preparação para índice olímpico