Corredores da África desafiam novamente os brasileiros na Maratona de São Paulo
26.05.2009
| 165 visualizações
ATLETISMO
-
Largada masculina em 2008
Leo Shibuya/ZDL
-
Percurso
Sergio Shibuya/ZDL
-
Ponte Estaiada
Sergio Shibuya/ZDL
Um grupo de sete atletas africanos participará da prova de domingo
São Paulo (SP) Os organizadores da 15ª Maratona Internacional de São Paulo, que será disputada domingo, confirmou nesta terça-feira a participação de sete corredores africanos, que vão tentar recuperar a hegemonia na prova, vencida no ano passado por brasileiros. As largadas das provas de 10K, 25K e 42.195K serão dadas a partir das 8h15 (cadeirantes e handcycle) na Avenida Jornalista Roberto Marinho, no Brooklin.
Ao mesmo tempo em que anuncia o grupo de africanos, a organização recebeu a informação de que a supercampeã queniana Margaret Okayo, bicampeã da Maratona de Nova York e recordista da Maratona de Boston, se contundiu e não poderá mais vir ao Brasil
O grupo estrangeiro é composto pelos etíopes Tolla Aberash Tesfaye, Yeshanbel Simegn Abnet, Bedane Dadi Ourge e Tola Ketema Nigusse; e pelos quenianos Elias Kemboi Chelimo, Joseph Kipkemei Talam e Caroline Jepchirchir.
Tolla Tesfaye, de 34 anos, por exemplo, é um corredor consistente. Com 1,67m e 60kg, ele tem como melhor resultado na maratona a marca de 2h06min57s, obtido na conquista da terceira colocação em Amsterdã, na Holanda, em 1999. Este ano, ele correu a Maratona de Dubai, em janeiro, e obteve o tempo de 2h12min56. Na Meia Maratona, o seu melhor resultado é de 59min51, conseguido em Malmoe, na Suécia, em 2000.
Elias Chelimo é outro atleta de destaque. Aos 25 anos, o seu melhor resultado na prova foi alcançado em 2008, quando completou a Maratona de Milão, na Itália, em 2h08min39.
Inscrições terminam nesta quarta - Os atletas interessados em participar das provas de 10K, 25K e 42,195K, que compõem a programação da Maratona de São Paulo, têm de se apressar. As inscrições terminam ao meio-dia desta quarta-feira ou até que o número limite de participantes por especialidade seja alcançado.
As inscrições devem ser feitas apenas pelo site www.maratonadesaopaulo.com.br. Para participar da maratona e dos 25K, a taxa é de R$ 60,00. Nos 10K, o valor de inscrição é de R$ 50,00. A organização encerrará as inscrições assim que o número limite de participantes for atingido (5.000 na maratona, 2.000 nos 25K e 8.000 nos 10K, com 15.000 atletas no total).
Kits dos atletas - Os kits de participação dos atletas serão entregues durante três dias: das 12 às 20 horas da quinta e da sexta-feira e das 8 às 16 horas no sábado, no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, no Ibirapuera (Rua Abílio Soares, 1.300).
Além do manual do atleta e da camiseta cortesia do evento, os inscritos retirarão também o chip de cronometragem no Poliesportivo. A organização avisa que não serão entregues kits no dia da prova nem após a corrida.
A Maratona de São Paulo é válida para o Ranking Yescom, para o Ranking CBAt/CAIXA de Corredores de Rua e para o Ranking da Rede Globo/Yescom. A prova é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, com patrocínio da CAIXA e Oi. A supervisão é da IAAF, CBAt, AIMS e FPA, com apoio da Montevérgine, Gatorade, Café 3 Corações, HCor, Sabesp e apoio especial da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo.
Mais informações no site www.maratonadesaopaulo.com.br
João Pedro Nunes - Mtb - 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br