Em sua 15ª edição, Maratona de São Paulo apoia a Cultura de Paz
21.05.2009
| 106 visualizações
ATLETISMO
Participantes da principal prova da categoria do país poderão fortalecer a cidadania por meio do respeito à vida e a preservação do meio ambiente
São Paulo (SP) - A 15ª Maratona Internacional de São Paulo, que será disputada no dia 31, além de promover a atividade física e estimular a relação social entre os participantes tem outro objetivo nesta edição: apoiar a Cultura de Paz, programa criado como política pública da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo.
Com isto, milhares de participantes, cerca de 15.000, irão participar das provas de 10K, 25K e 42,195K, fortalecendo a cidadania por meio do respeito à vida e a preservação do meio ambiente, valores indispensáveis para a manutenção de uma boa saúde.
Divulgar a Cultura de Paz será uma tarefa edificante, já que um dos pontos principais da Maratona também se refere ao respeito à vida e à sustentabilidade, pilares do bem-estar da sociedade. Para exercitar a ideia, durante as provas, os atletas receberão kits como, por exemplo, manuais em papel reciclado, sacolinha 100% algodão também totalmente reciclável. Haverá ainda pontos de recolhimento de pilhas e cartões magnéticos.
Para o secretário de Esportes, Walter Feldman, será relevante o apoio da Maratona de São Paulo ao divulgar a Cultura de Paz. "Especialmente pelo fato de o evento ter proporções internacionais, atraindo um público bastante abrangente e de uma variedade de veículos de comunicação, disse ele, que tem enfatizado o conceito do programa nas ações da pasta. "Paz e esporte devem sempre caminhar lado a lado.
Feldman aposta ainda que o evento deve contribuir, significativamente, com a política publica adotada. "Eventos esportivos do calibre da Maratona Internacional de São Paulo auxilia na expansão do conceito, lembrou o secretário. "Fazer do esporte a ferramenta para esse desafio é uma forma altamente recomendável de gerar um bem-estar físico e mental nos atletas, especialmente os amadores, o que casa perfeitamente com o conceito da Cultura de Paz.
Cultura de Paz - Em decorrência de duas Guerras Mundiais e de ditaduras militares, que ocasionaram um elevado número de mortes e catástrofes, marcando negativamente o século XX, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Unesco propuseram, em 2000, a criação da década da Cultura de Paz. Desta forma, elaboraram o Manifesto 2000, onde constam os seus seis pilares: respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta e redescobrir a solidariedade.
A prova - A 15ª Maratona Internacional de São Paulo terá largada na Avenida Jornalista Roberto Marinho, no Brooklin, e logo no início os atletas passarão pela Ponte Octávio Frias de Oliveira, mais conhecida como Ponte Estaiada, um verdadeiro cartão-postal da cidade. A chegada dos 25k será na Avenida Escola Politécnica, ao lado co IPT. Já os corredores dos 10k e da maratona terminarão no Ibirapuera.
As inscrições para a prova estão abertas e devem ser feitas pelo site www.maratonadesaopaulo.com.br até o dia 25. Para participar da maratona e dos 25K, o valor é de R$ 60,00. Nos 10K, a taxa de inscrição é de R$ 50,00. A organização encerrará as inscrições assim que os números limites de participantes forem atingidos (5.000 na maratona, 2.000 nos 25K e 8.000 nos 10K, com 15.000 atletas no total).
A Maratona de São Paulo é válida para o Ranking Yescom, para o Ranking CBAt/CAIXA de Corredores de Rua e para o Ranking da Rede Globo/Yescom. A prova é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, com patrocínio da CAIXA e CNA Idiomas. A supervisão é da IAAF, CBAt, AIMS e FPA, com apoio da Montevérgine, Gatorade, Café 3 Corações, HCor, Sabesp e apoio especial da Prefeitura de São Paulo.
Mais informações no site www.maratonadesaopaulo.com.br
João Pedro Nunes - Mtb - 11.675 / Allan Bratfisch
E-mail: zdl@zdl.com.br