Capa

Ubatuba recebe o Maresia Brasileiro de Surf

05.05.2009  |    150 visualizações SURF

Surfistas de 14 estados disputam a segunda etapa do principal campeonato amador do País, entre 15 e 17 de maio, na praia de Itamambuca

São Paulo (SP) – O Maresia Brasileiro de Surf terá a segunda das quatro etapas programadas para a temporada 2009 realizada entre os dias 15 e 17 de maio. O palco escolhido para a disputa do principal circuito amador do País é a praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP)). A expectativa da Confederação Brasileira de Surf (CBS) é que aproximadamente 190 atletas, de 14 estados (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE e PA), participem da competição. Ao todo, seis categorias (Iniciante, Mirim, Júnior, Open, Feminino júnior e Feminino open) estarão em jogo.

Este e o sexto ano consecutivo que Maresia é a patrocinadora oficial do torneio que define os atletas que representam o Brasil em eventos mundiais, como por exemplo, o ISA World Surfing Games (Olimpíada do esporte) e o Pan-americano de Surf. "Desse campeonato já saíram diversos nomes que hoje fazem parte da elite do surfe mundial. Por isso, é de fundamental importância apostar nos atletas da categoria de base”, afirmou Sebastião Dantas, diretor-geral da Sand Beach, empresa responsável pela marca genuinamente brasileira Maresia.

O presidente da CBS, Juca de Barros, disse que o apoio incondicional da Maresia à nova geração tem sido de fundamental para o desenvolvimento do surfe nacional. "O Maresia Brasileiro é um grande celeiro de novos talentos. A cada ano temos novos atletas aparecendo internacionalmente. Tudo, graças ao patrocínio da Maresia, que não mede esforços em contribuir para o crescimento do surfe brasileiro”, declarou o dirigente.

Após a disputa desta segunda prova em Ubatuba, os primeiros colocados no ranking das categorias Open, Júnior e Feminino Open garantem vaga na equipe que representará o Brasil nos Jogos Mundiais de Surf, que acontece na Costa Rica, entre os dias 1 e 8 de agosto. Com uma etapa realizada no balneário da Taíba, em São Gonçalo do Amarante (CE), os potiguares Djackson Paulino e Rodrigo Silva, pela ordem, lideram na Open; a capixaba Bárbara Seggato e a paulista Juliana Meneghel estão na ponta da Feminino Open. Ian Gouveia, de Santa Catarina está mais próximo da vaga na Júnior.

Um dos grandes atrativos do Maresia Brasileiro de Surf é a disputa por equipes, nos mesmos moldes do projeto que tenta tornar o surfe um esporte olímpico. Nela, os surfistas brigam para tornar o estado que representam campeão brasileiro. "Este ano a luta está acirrada. Basta ver o ranking após a primeira etapa, em que dois times (São Paulo e Rio Grande do Norte) estão empatados em primeiro lugar e duas (Rio de Janeiro e Ceará), em quarto”, lembra Juca de Barros.

A segunda etapa do Maresia Brasileiro de Surf 2009, uma realização da
Confederação Brasileira de Surf (CBS), tem o patrocínio da Maresia. Os co-patrocinadores são Bad Boy, Cast Laminação, Pranchas Zecão, Movie Action, Rhyno Foam, Ha Long, Mutuca, Escola Zecão de Surf. O apoio é da Federação Paulista de Surf, Associação Ubatuba de Surf, Revista Fluir, site waves.com.br, Governo do Estado de São Paulo – através Secretaria da Juventude Esporte e Lazer –, Prefeitura de Ubatuba, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Ministério do Esporte.

Resultado – Equipes – 1ª etapa

1º São Paulo - 158 pontos
1º Rio Grande do Norte - 158
3º Santa Catarina - 146
4º Rio de Janeiro - 128
4º Ceará - 128
6º Paraíba - 92
7º Bahia - 90
8º Espírito Santo - 82
9º Pernambuco - 74

Mais informações no site: www.cbsurf.com.br

Glenda Carqueijo MTb.: 39.711 / Roberto Pierantoni – MTb.: 18.194
E-mail: piera@zdl.com.br / glenda@zdl.com.br

Leia também...
21.09.2009

Imagens finais da quarta etapa já podem ser vistas e baixadas

20.09.2009

Equipe paulista termina em segundo lugar na quarta e última etapa do circuito, disputada em Imbituba (SC), e garante o título

19.09.2009

Kristian Kimmerson garantiu o título da categoria Open com a eliminação do cearense Gutemberg Silva

18.09.2009

Gutemberg Silva, do Ceará, é o único que pode tirar o título de Kristian Kimmerson, do Espírito Santo, na categoria Open