Meia Maratona de São Paulo reúne 8.000 atletas neste domingo
06.03.2009
| 103 visualizações
ATLETISMO
Prova terá novo percurso e duas corridas simultâneas com largada e chegada no Pacaembu
São Paulo (SP) - A terceira edição da Meia Maratona Internacional de São Paulo será disputada neste domingo com largada e chegada na Praça Charles Miller, no Pacaembu. A prova reunirá 8.000 atletas e terá boas novidades. O novo percurso passará pelo centro histórico de São Paulo e os atletas inscritos na Meia Maratona ou nos 10k, as duas provas que compõem o evento, terão áreas diferenciadas de largada, compatíveis com seu ritmo de corrida.
A competição, que homenageia a cidade de São Paulo dando o nome à prova, reunirá os maiores destaques do país e, seguindo as novas normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), apenas quatro convidados estrangeiros, numa ação pioneira da Yescom, organizadora das principais corridas de rua do país.
"Fazemos esporte com qualidade e identidade. A Meia Maratona de São Paulo é uma expressão clara do relacionamento com a comunidade, levando em sua essência o nome de uma cidade tão importante como São Paulo, assim também acontece com as provas do Rio e de Belo Horizonte, disse Thadeus Kassabian, diretor de Operações da Yescom. "Quanto às novas normas da CBAt, estamos totalmente de acordo. Vamos nos concentrar nos estrangeiros mais fortes e com isso dar chance de os brasileiros se qualificarem melhor. É um jeito dos nossos atletas crescerem, enfrentando adversários de nível mais elevado e mostrarem que é correndo que se ganha.
O mineiro Frank Caldeira, medalha de ouro na maratona no Pan-Americano do Rio, será uma das atrações da prova masculina, assim como José Teles, único brasileiro a completar a maratona da Olimpíada de Pequim e Claudir Rodrigues, atual campeão da Maratona de São Paulo. Estão confirmados ainda Giomar Pereira, Anoé dos Santos Dias e Ivanildo Pereira dos Anjos, os três mais bem colocados no Ranking de Corredores de Rua da CAIXA/CBAt.
No feminino, vão correr Lucélia Peres, tricampeã da Volta da Pampulha e campeã da São Silvestre de 2006; Marily dos Santos, única representante do país na maratona nos Jogos de Pequim; e Edielza Alves dos Santos, quarta colocada na São Silvestre de 2008. Outros destaques são Maria Zeferina Baldaia, campeão da Maratona de São Paulo, Meia Maratona do Rio e vice-campeã do Ranking CAIXA/CBAt. Estão confirmadas também Conceição Oliveira, campeã do Ranking, e Marizete Moreira dos Santos (terceira colocada).
Além da prova de meia maratona (21.097m), o evento de domingo terá uma corrida paralela de 10.550 metros, denominada 10K, com participação confirmada também de um grupo de quatro africanos: Os quenianos Joseph Negetich, Angelina Mutuka e Milka Kipkeror. O grupo terá ainda a tanzaniana Sara Ramadhani.
Os convidados do exterior vão desafiar novamente os brasileiros. O Quênia dominou a prova do ano passado, com vitória de Kiprono Mutai (atleta recentemente falecido num acidente de carro em seu país) e Eunice Kirwa.
Áreas de largada A organização proporcionará aos atletas cinco áreas de largada - três na Meia Maratona (21.097m) e duas nos 10K. A definição dessas áreas levou em conta o tempo estimado de participação e conclusão da prova. A escolha da área foi feita no momento da inscrição.
Na Meia Maratona, as áreas são as seguintes: de 1h10 a 1h40; de 1h40 a 2 horas; e acima de 2 horas. Nos 10K, os atletas serão divididos entre os que pretendem correr e prova em até 50 minutos e os que precisam de mais de 50 minutos para concluir a corrida.
Os participantes terão infraestrutura completa com postos de hidratação, apoio médico, guarda-volumes, medalhas e lanches pós-prova, além de camisa Adidas em tecido tecnológico. As largadas começarão às 7h40.
Os inscritos terão uma ação especial: o "vídeo da chegada", disponível gratuitamente no site do evento. A organização oferece foto oficial para compra pós-evento e a prova é válida para o Ranking Yescom Clube de Corredores.
Kits - O kit de participação dos atletas e o chip de cronometragem serão entregues nesta sexta-feira, das 9 às 20 horas, e neste sábado, das 8 às 17 horas, no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, que fica na Rua Abílio Soares, 1.300, no Ibirapuera. No domingo, dia da prova, não haverá entrega de kits.
Os horários das largada são os seguintes:
7h40 cadeirantes e handcycle
7h45 Elite feminina
8h00 Elite masculina, geral masculino e feminino, e outras categorias de deficientes.
Novo percurso - O percurso da Meia Maratona é o seguinte: largada Praça Charles Miller, Av. Pacaembu bairro-centro (CF), R. Margarida (CF), R. Marta (CF), Largo Padre Péricles (CF), Elevado Pres. Artur da Costa e Silva (CF), retorno na altura da R. Major Sertório (CF), Elevado Pres. Artur da Costa e Silva (CF), alça de acesso para R. Helvetia (CF), R. Helvetia (F), Al. Br. de Limeira (F), Av. Duque de Caxias - lado esquerdo (F), R. Mauá (F), Vd. General Couto de Magalhães, R. José Paulino (F), R. Silva Pinto (F), Al. Nothman (F), Al. Cleveland (F), Praça. Júlio Prestes (F), Av. Duque de Caxias (F), R. Conselheiro Nébias (F), Al. Eduardo Prado (CF), Viaduto Eng. Orlando Murgel (CF), Av. Rudge (CF), R. Norma Pieruccini Giannotti (CF), Av. Marquês de São Vicente (CF), Av. Pacaembu (F), Av. Auro de Moura Andrade (CF), Al. Olga (F), R. Tagipuru (CF), R. Marta (CF), Largo Padre Péricles (CF), Elevado Pres. Artur da Costa e Silva (F), Retorno na altura da R. Major Sertório, Elevado Pres. Artur da Costa e Silva (CF), Largo Padre Péricles (CF), R. Marta (F), R. Margarida (F), Av. Pacaembu (F) e chegada na Praça Charles Miller. (CF é contrafluxo do trânsito e F é fluxo).
A Meia Maratona Internacional de São Paulo tem organização da Yescom e promoção da TV Globo, com patrocínio da CAIXA e Adidas e apoio de Gatorade, Montevérgine e Café 3 Corações e apoio especial da Prefeitura Municipal de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo. A supervisão é da Federação Paulista de Atletismo, CBAt, IAAF e AIMS.
Mais Informações no site www.meiamaratonadesaopaulo.com.br
João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br