Capa

Bloqueio do Finasa é aposta de sucesso na Superliga de Vôlei

29.12.2008  |    800 visualizações VOLEI

Adenízia e Thaísa, que chegam a quase três metros de altura, compõe o “muro” da equipe

Osasco (SP) – O Finasa conta com um fundamento muito importante para buscar o tetracampeonato da Superliga Feminina de Vôlei. Com a permanência de Adenízia e a contratação de Thaísa, ambas meios-de-rede, a equipe orientada pelo técnico Luizomar de Moura compôs um bloqueio que alcança aproximadamente três metros de altura. Thaísa, campeã olímpica em Pequim, obteve 86 acertos no fundamento quando disputou a Superliga passada pelo então Rexona-Ades. Já Adenízia liderou o ranking com a surpreendente marca de 123 pontos – recorde histórico, segundo as estatísticas oficiais da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

Agora juntas, as centrais que se diferem fisicamente têm algo em comum: a técnica. Nascida no Rio de Janeiro, Thaísa aproveita a envergadura do seu 1,96m para sacar, além de alcançar 2,99m no bloqueio, e 3,13m no ataque. “Procuro explorar ao máximo minha estatura. Mas também me preocupo com a minha velocidade que precisa melhorar”, comenta a carioca, que ajudou a seleção brasileira a conquistar a inédita medalha de ouro. A atleta, de 21 anos, quando criança não queria crescer além de 1,85m. Ao descobrir o vôlei, porém, a altura tornou motivo de prestígio nas quadras.

Em contrapartida, a mineira Adenízia não fica atrás. Com 1,86m, ela chega quase sempre equilibrada para bloquear as ações adversárias. “Me espelhei muito em grandes jogadoras que passaram pelo Finasa. Agora, pretendo colocar em prática tudo o que tenho aprendido nesses anos”, disse a jogadora com alcance de 2,88m no bloqueio, além de também atacar a 3,13m de altura. Responsável por conduzir o time na liderança do fundamento na edição anterior da Superliga, Adenízia, de 21 anos, garantiu o segundo ano como titular no elenco.

O Finasa, nesta Superliga de 2008/2009, tem o segundo melhor bloqueio com 155 acertos. A meio-de-rede Thaísa, por enquanto, é a segunda maior pontuadora no fundamento com 45 acertos. O desempenho das centrais, aliás, pode melhorar na temporada. “Thaísa e Adenízia têm uma individualidade biológica à qual devemos respeitar e trabalhar para aperfeiçoá-la nos jogos”, avaliou Robson Guerreiro, preparador físico do Finasa. “A intenção não é fazê-las saltar mais alto, mas possibilitar que a qualidade do salto permaneça o maior tempo possível e próximo do seu máximo durante a partida.”

Para completar o reforço na rede, a central Bárbara também disputa a temporada pelo Finasa. A catarinense, de 21 anos e 1,88m, destacou-se também na Superliga de 2007/2008 ao permanecer na vice-liderança no fundamento, segundo o ranqueamento da CBV.

Na atual temporada, o time, que retorna aos treinos no dia 5, já conquistou os seis títulos disputados: Copa São Paulo, Torneio Sub-21 dos Jogos Regionais, Copa Brasil, Salonpas Cup, Campeonato Paulista e Jogos Abertos do Interior. Já na Superliga, principal competição do país, o Finasa está na vice-liderança da classificação geral com 21 pontos ganhos. O Rexona-Ades está na frente com 25 pontos.

Mais informações no site www.finasaesportes.com.br

Allan Bratfisch / João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br
Leia também...
14.12.2009

Motivadas pelo sonho de serem jogadoras, 400 meninas participaram dos testes de vôlei e basquete, neste domingo, em Osasco e São Paulo

11.12.2009

A tradicional peneira será realizada neste domingo (dia 13), em Osasco e São Paulo

01.07.2009

Sem as atletas que servem a seleção brasileira, time não conseguiu reagir diante do Paulistano

29.06.2009

Mesmo com a campanha positiva e o resultado contra o São Caetano, time não vai disputar a final da competição