São Silvestrinha faz a festa dos jovens talentos no Ibirapuera
26.12.2008
| 119 visualizações
ATLETISMO
Prova reúne neste sábado, a partir das 9 horas, 1.500 corredores de 6 a 15 anos
São Paulo (SP) - Com a participação de 1.500 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, a 15ª São Silvestrinha, versão infanto-juvenil da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, será disputada neste sábado, a partir das 9 horas, na pista do Estádio Ícaro de Castro Melo no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera. Os corredores estão divididos em 20 categorias 10 masculinas e 10 femininas por faixa etária.
A competição terá cerca de 130 baterias, terminando por volta do meio-dia, quando todos os campeões estarão consagrados. As provas começam com os atletas de 6 anos em provas de 50 metros e terminam com os participantes de 15 anos em corridas de 600 metros. O objetivo deste evento desde o início é despertar o interesse nas crianças para o atletismo e formar novos talentos, comentou Júlio Deodoro, diretor geral da prova e da São Silvestre e superintendente da Gazeta Esportiva.Net, que idealizou a competição..
Criada em 1994, a São Silvestrinha já contou com participação de corredores mirins que se tornaram profissionais. Um exemplo é Franck Caldeira, campeão da São Silvestre de 2006 e ganhador da medalha de ouro na maratona do Pan-Americano do Rio. Ele participou da prova de 1997, quando tinha 14 anos.
O esporte é uma importante ferramenta de inclusão social, principalmente quando é realizado por pessoas preparadas e bem-intencionadas. Com apoio da Secretaria Municipal e da Secretaria Estadual de Esportes de São Paulo, o Instituto Memorial Salto Triplo, ligado à Federação Paulista de Atletismo, coordena uma série de núcleos formação. No Centro Esportivo Educacional Joerg Bruder, próximo ao Terminal de Ônibus de Santo Amaro, região Sul da capital, por exemplo, Esmeralda de Jesus, vice-presidente da FPA, é a coordenadora da iniciativa e confia no desempenho de seus alunos na competição.
Ela inscreveu 50 corredores e indica três nomes para lutar pela vitória: Paulo Moreira, Alex Xavier e Jaime Rasquinho, lembrou Esmeralda, bicampeã pan-americana dos 100 metros rasos e salto em distância.
Já a cidade de Capivari, no interior de São Paulo, será representada por um grupo de 30 crianças de 6 a 14 anos. O professor Carlos Augusto Pastrello tem dois campeões na caravana: Gustavo Sampaio e Dariadson Antunes, que vão competir na categoria 12 anos.
As provas seguem os moldes dos eventos profissionais, com a supervisão de árbitros da Federação Paulista de Atletismo (FPA). Eles serão os responsáveis pela coordenação e fiscalização dos tempos e normas.
Todos os atletas que completarem as provas dentro do tempo máximo estabelecido pela organização ganharão medalha de participação e um passaporte do PlayCenter. Somente os três primeiros colocados na categoria geral nas faixas dos 14 e 15 anos masculino e feminino receberão troféus.
As seguintes categorias serão disputadas neste sábado: 50m para atletas de 6 e 7 anos, 60m para 8 e 9 anos, 80m para 10 e 11 anos, 100m para 12 anos e 13 anos, 400m para 14 anos e 600m para atletas de 15 anos todas as provas no masculino e no feminino.
Os inscritos deverão retirar o kit de participação, composto de número de peito, camiseta e guia de informações no dia 26, das 9 às 17 horas, no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro (Rua Abílio Soares, 1.300, no Ibirapuera).
A São Silvestrinha é uma realização da Fundação Cásper Líbero e promoção da Gazeta Esportiva Net, com patrocínio da CAIXA e apoio de Gatorade, Montevérgine, Café 3 Corações, Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo. A organização é da FPA e Yescom, com supervisão da CBAt.
Mais informações no site www.saosilvestrinha.com.br
João Pedro Nunes Mtb 11.675
E-mail zdl@zdl.com.br