Quenianos brilham na 10ª edição da Volta da Pampulha
07.12.2008
| 103 visualizações
ATLETISMO
-
Igreja da Pampulha
Sergio Shibuya/ZDL
-
Franck Caldeira
Leo Shibuya/ZDL
-
Pódio feminino
Leo Shibuya/ZDL
-
Vitória queniana
Leo Shibuya/ZDL
Nancy Kipron ganha o bi e Nicholas Koech vence disputa emocionante com Kiprono Mutai
Belo Horizonte (MG) - Os quenianos brilharam na disputa da 10ª Volta Internacional da Pampulha, neste domingo pela manhã, em Belo Horizonte. Nancy Kipron ganhou o bicampeonato, com muita tranqüilidade, enquanto Nicholas Koech e Kiprono Mutai lutaram metro a metro pela vitória, decidida numa chegada emocionante. O tricampeão Franck Caldeira foi o brasileiro mais bem colocado, chegando em terceiro lugar, enquanto no feminino a goiana Sueli Pereira da Silva foi a surpresa ao chegar na segunda colocação.
Os 11.000 inscritos na prova, recorde absoluto na competição, tiveram as condições ideais para correr. Num domingo nublado na capital mineira, com temperatura de 25 graus na largada e de 24 graus na chegada, os atletas puderam manter o ritmo ideal de corrida.
Nancy, Nicholas e Kiprono ditaram a performance da prova, que agitou Belo Horizonte, recebendo milhares de torcedores em todos os 17.800 metros de percurso em torno da Lagoa de Pampulha, num dos pontos turísticos da capital mineira.
O mineiro Franck Caldeira não ficou frustrado por perder o tetracampeonato. Ao contrário, ele ganhou mais confiança para as próximas provas. Estava em recuperação desde a Maratona da Olimpíada de Pequim e fiquei muito feliz com o terceiro lugar. Corri no meu ritmo e isso mostrou que estou bem, que vou poder ganhar melhores condições até a disputa da São Silvestre, comentou o atleta do Cruzeiro.
Giomar Pereira da Silva e João Ferreira de Lima, o João da Bota, completaram felizes o pódio. Fui nono em 2007 e agora cheguei em quarto, lembrou o líder do Ranking CBAt/CAIXA de Corredores de Rua de 2008. Estou na melhor forma de minha carreira e o objetivo agora é ir bem na São Silvestre, uma prova muito dura, mas muito importante.
Há três semanas no Brasil, Nicholas Koech travou um duelo pessoal com Kipromo Mutai. Sou amigo pessoal dele e treinamos juntos no Quênia. Fiquei muito feliz ao garantir o título nos últimos metros da corrida. Ainda mais que ele é um atleta mais experiente. Foi uma prova muito bem organizada e o clima colaborou bastante, disse o campeão, de 26 anos
Em busca do tri - Nancy Kipron, de 29 anos, fez uma prova perfeita. Adoro o percurso plano desta corrida e certamente estarei aqui em 2009 para tentar o tricampeonato. Ao contrário do ano passado, quando voltei para o Quênia, desta vez vou ficar no Brasil para disputar a São Silvestre.
A goiana Sueli Pereira da Silva, de 31 anos, não escondeu a surpresa pelo vice-campeonato logo em sua primeira participação na corrida. Vim para fazer o meu ritmo e não forcei para tentar alcançar a queniana. Chegar em segundo lugar não estava nos meus melhores sonhos, garantiu a atleta, que treina e mora em Jataí e compete há 8 anos.
Classificação final da Volta da Pampulha
Masculino
1-Nicholas Koech QUE/Fila 53min05s
2- Kipromo Mutai QUE/Athletic Sports -53min07s
3- Franck Caldeira - BRA/Cruzeiro 53min37s
4- Giomar Ferreira da Silva BRA/Cultura Inglesa 53min54s
5- João Ferreira da Lima BRA/Cruzeiro 54min09s
6- José do Nascimento Souza BRA/CAIXA 54min34s
7- Raimundo Nonato Aguiar BRA/Pé de Vento 54min40s
8- Elias Bastos BRA/Cultura Inglesa 55min27s
9- Anoé dos Santos Dias BRA/Aratropi 55min35s
10- Daniel Too QUE/Obcursos 55min48s
Feminino
1- Nancy Kipron QUE/Fila 1h02min23s
2- Sueli Pereira da Silva BRA/UDF 1h02min51s
3- Priscah Jeptoo - QUE/Fila 1h03min10s
4- Edielza Alves dos Santos BRA/Cruzeiro 1h03min21s
5- Maria Zeferina Baldaia BRA/Pinheiros 1h03min25s
6- Conceição Maria de Carvalho BRA/CAIXA 1h03min59s
7- Marizete Moreira dos Santos BRA/Mizuno 1h04min19s
8- Adriana Aparecida da Silva BRA/Pinheiros 1h04min42s
9- Jane Kyara QUE/Fila 1h04min58s
10 Emily Chepkomi QUE/Athletic Sports 1h05min30s
A Volta Internacional da Pampulha foi uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom e patrocínio de CAIXA, Oi, Wizard e Sabesp, com apoio de Montevérgine, HCor, Água Mineral Schincariol, Mizuno, Unimed BH, Café Três Corações e Gatorade e apoio especial da Prefeitura de Belo Horizonte. A supervisão da prova foi da Confederação Brasileira de Atletismo, Federação Mineira de Atletismo, IAAF e AIMS.
Mais informações no site www.voltadapampulha.com.br
João Pedro Nunes Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br