Capa

Neves e Maestrelli vencem o Rally dos Amigos, nos carros, e Neves é campeão brasileiro

06.12.2008  |    180 visualizações

Jean Azevedo, vice-campeão da temporada, chegou na frente, mas foi punido e perdeu o título

Itatinga (SP) - Maurício Neves é o novo campeão brasileiro de cross country na categoria Carros. Ele garantiu o título neste sábado, em Itatinga interior paulista, ao vencer o Rally dos Amigos, última prova do campeonato, pilotando uma Mitsubishi L-200 Evolution, ao lado do navegador Clécio Maestrelli. Na pista, a dupla da equipe Promacchina chegou em segundo lugar, mas foi beneficiada pela punição de 10 horas sofrida por Jean Azevedo e Youssef Haddad, que acabaram em último. Com isso, Jean ficou em segundo no Brasileiro.

“Ganhamos três títulos num só dia. Levamos o título do Rally dos Amigos, conquistamos o Campeonato Brasileiro na classificação geral e na categoria T1. Disse e repito que o Amigos é muito pior do que qualquer etapa do Sertões, pois o ritmo é outro e fico mais feliz ainda por ter conquistado esse rali pela terceira vez (2005, 06 e 08). Quanto à punição ao Jean, só posso dizer que os comissários estavam ali para cumprir o regulamento e outros pilotos já foram punidos por esse mesmo problema”, completou Maurício.

Marcos Moraes, presidente da Dunas Race, que ficou em segundo lugar com o protótipo Sherpa, cita a constância como fundamental para se conseguir um bom resultado no Rally dos Amigos.

“O segundo lugar foi uma grande surpresa. Nesta prova é fundamental andar num ritmo forte, cerca de 80% do que a gente pode e não dá para desconcentrar em nenhum momento, além de termos de fazer todas as tomadas do jeito certo”, completou Moraes.

Para Riamburgo Ximenes, também pilotando o protótipo Sherpa, o resultado mostrou a ele e à equipe os pontos que precisam ser mais bem trabalhados no seu Tuajegue, que fez sua primeira corrida no Sul do Brasil.

“Este foi o primeiro ano do Tuajegue no Amigos e viemos aqui medir o quanto estamos atrás das Evolution, que são rápidas, mas não confiáveis. Nosso carro é favorito para provas longas como o Sertões”, disse Ximenes.

Já Jean Azevedo, da equipe Petrobras Lubrax, estava inconformado com a punição de 10 horas que sofreu por ter aberto o capô de sua L-200 Evolution na zona de controle (logo após a chegada). Ele prometeu entrar com recurso, na segunda-feira, junto à Confederação Brasileira de Automobilismo, o que poderá deixar sub judice o resultado final desta temporada. “Tentei protestar e fazer um recurso logo após a prova, mas não consegui. Agora, no início da semana, vou entrar com recurso de qualquer maneira”, garantiu Jean Azevedo.

Os cinco primeiros na Categoria Carros

1- Maurício Neves/Clécio Maestrelli (Promacchina) - 2h20m26s
2- Marcos Moraes/Deco Muniz (MEM Rally) – 2h25m08s
3- Riamburgo Ximenes/Stanger Eller (MEM Rally) – 2h26m27s
4- Edu Piano/Fausto Dallape (Território 4x4) – 2h26m46s
5- João Cardoso/Gilson Rocha (Promacchina) – 2h30m53s

O Rally dos Amigos é organizado pela Dunas Race, empresa também responsável pelo Rally Internacional dos Sertões, uma das maiores provas off road do mundo, e pelo Campeonato Dunas Supercross, válido pelo brasileiro da modalidade. O patrocínio é de Honda e Ipiranga e os apoios são de Bunnet, Prefeitura de Itatinga, Fazenda Suzano e Fazenda Eucatex, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Mais informações: www.dunas.com.br

ZDL - Milton Alves - Mtb 16.583
email: miltonalves@zdl.com.br

Leia também...
11.12.2008

Nesta sexta, Luciano Kdra mostra sua participação com uma moto e o programa especial Campeonato Brasileiro de Rally vai ao ar neste sábado

06.12.2008

Prova realizada sábado em Itatinga reuniu 267 competidores em quatro categorias

06.12.2008

Foi a primeira vitória do piloto que se disse surpreso com o resultado numa corrida com nomes importantes como Zé Hélio, vice-campeão em Itatinga

06.12.2008

Motos e quadriciclos abriram a prova que vale como última etapa do Brasileiro de Cross Country