São Paulo (SP) Descer uma megarampa de 27 metros de altura não é uma tarefa simples para qualquer atleta. É preciso ter experiência e técnica sobre o skate ou bike. Para construir esta superestrutura também são necessários requisitos especiais.
É do arquiteto George Rotatori, de 44 anos, a responsabilidade de construir a megarampa que será desafiada pelos melhores atletas do mundo no evento OI MEGARAMPA, nos dias 22 e 23 de novembro, no Sambódromo do Anhembi.
Skatista dos anos 80 aos 90 e competidor na modalidade vertical, Rotatori começou o trabalho da megarampa há seis meses em seu Galpão, localizado no Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo (SP).
A megarampa tem 1.300 metros quadrados de área construída. Ao todo, são 180 toneladas de material, entre estruturas metálicas, material modular e tubular. Só de parafusos, são 50 mil. Sem contar o número de funcionários envolvidos na montagem.
Desde segunda-feira, cerca de 60 pessoas trabalham a todo vapor, dia e noite, no Sambódromo do Anhembi. Doze carretas estão sendo usadas para transportar todo material do galpão no ABC para o Sambódromo.
Mas antes dos funcionários envolvidos na construção da megarampa chegarem ao Sambódromo, todos tiveram de passar por treinamento especial para adquirir técnicas verticais, como rapel, para se acostumarem com a altura e trabalharem com segurança.
Para Rotatori, fazer parte deste projeto é uma satisfação imensa. A construção da mega é muito especial para mim. Já fui skatista e sei a responsabilidade que é fazer um trabalho bem feito. A construção é apaixonante, afirma o arquiteto.
Ele conta que a idéia de trazer o evento pela primeira vez ao Brasil e a possibilidade de estar envolvido no projeto foi levantada há dois anos em uma conversa com o brasileiro Bob Bunrquist e o americano Danny Way ambos competirão no Sambódromo.
São poucos os atletas que dropam a Mega no mundo. A galera pode se preparar porque a competição será um espetáculo. Será um marco para o skate aqui no Brasil, acrescenta Rotatori.
John Tyson é o pai da Megarampa
O trabalho no Sambódromo está sendo supervisionado pelo bombeiro californiano, John Tyson, de 36 anos. Foi ele quem apresentou o primeiro projeto de megarampa, há pouco mais de cinco anos, ao americano Danny Way.
Mesmo sem nunca ter competido de skate, Tyson que trabalha há 20 anos na área de construção civil, teve a idéia de construir uma megarampa para o skate e bike (BMX). Quando o Danny olhou para o desenho no papel, disse que era impossível fazer aquilo, lembra Tyson, rindo.
Mas não demorou muito a convencê-lo. O Danny é um skatista experiente e gosta de novos desafios. Disse a ele que com a megarampa provaríamos que o skate não tem limite. Ele topou na hora, acrescentou Tyson, que hoje se orgulha de ganhar muitos dólares construindo a megarampa para competições nos Estados Unidos.
O evento
A megarampa é a modalidade mais extrema para skatistas e bikers. A pista para a realização das manobras possui 100m de extensão e 27m de altura, equivalente ao tamanho de um prédio de nove andares.
Os competidores atingem cerca de 80 km/h na descida da rampa até chegarem à base, saltando sobre vão livre de 20 metros. A aterrissagem é num quarter pipe de 8 metros de altura onde ainda fazem uma última manobra, podendo voar a mais de 16 metros de altura.
A Oi MEGARAMPA tem patrocínio da Oi, co-patrocinio de Neosaldina e Nescau, e organização da Brasil 1 Entretenimento, MaxSports e Zoobamboo do Brasil, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo, Confederação Brasileira de Skate e URGH.
Confira a programação do evento:
Quinta-feira (20)
- 10h - Coletiva no Sambódromo
- Sexta-feira (21)
- 10h às 16h - Treinos (fechados para o público)
- Sábado (22)
- 10h às 14h - Treinos
- 14h às 18h - Competição
- Domingo (23)
- 8h30 às 10h30 - Treinos
- 10h30 às 13h30 - Competição
Glenda Carqueijo - Mtb 39.711
Email : glenda@zdl.com.br
-
Estrutura
(Luiz Doro/ Adorofoto)
-
Megarampa
(Luiz Doro/ Adorofoto)
-
Montagem
(Luiz Doro/ Adorofoto)
-
O arquiteto George Rotatori
(Luiz Doro/ Adorofoto)
-
John Tyson (centro) e equipe
(Luiz Doro/ Adorofoto)