Capa

Pranáutica oferece curso gratuito de vela para crianças e adolescentes

22.10.2008  |    160 visualizações VELA

Projeto pretende atender mais de 160 alunos de 10 a 16 anos

São Paulo (SP) - A vela tem tudo para deixar de ser vista como esporte de elite. Para isso, jovens de regiões mais carentes de São Paulo vão poder conhecer o prazer de velejar, sentir na pele o gosto de liberdade. Graças a um projeto da Pranáutica – Associação de Ensino e Práticas Náuticas na represa Guarapiranga, crianças e adolescentes têm agora o espaço ideal para pensar, criar, correr, brincar, estudar e se desenvolver.

O projeto, intitulado Clube-Escola de Vela, pretende atender 160 crianças e oito portadores de necessidades especiais, entre 10 e 16 anos. Durante um período de até 4 horas, duas ou três vezes por semana, as crianças aprenderão a montar barcos, velejar em todas as direções, manusear a vela e o leme, realizar manobras e rebocar, além de saber mais sobre a história do esporte e as regatas. Para tornar as aulas mais divertidas, também estão programados concursos de redação e desenho e outras atividades de recreação.

Gratuito, o curso tem duração de um ano e uma ótima infra-estrutura à disposição dos alunos, com todos os equipamentos fornecidos no local mais os profissionais qualificados da Pranáutica. Mais do que proporcionar práticas esportivas e momentos de lazer, o Clube-Escola de Vela vai complementar a formação escolar das crianças, com acompanhamento de estudos, fornecimento de lanches, uniformes e materiais, desenvolvimento de noções de respeito ao próximo, convívio em sociedade e responsabilidade ambiental. E também vai transformar a vida de toda a região de Capela do Socorro, onde está localizado.

O projeto planeja uma série de palestras e campanhas envolvendo temas como doação de sangue, combate às drogas, AIDS e ecologia. Com tantos estímulos, quem sabe o próximo Robert Scheidt virá das margens da represa de Guarapiranga? As crianças e jovens que despertarem para o esporte e mostrarem potencial poderão participar de regatas da Classe Dingue.

Pranáutica – Especializada em atividades náuticas, a Pranáutica tem um currículo extenso. Foi responsável pela capacitação dos professores de vela no projeto “Navega São Paulo”, ação social da Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação idealizada pelo velejador olímpico e ex-secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael. Também é parceira do Centro de Convivência e Cooperativa Interlagos (CECCO) da Secretaria Municipal da Saúde, atuando no projeto “Velejar é Preciso”, voltado para pessoas portadoras de necessidades especiais. Richard Paul Andersen, presidente da empresa, trabalha há 28 anos com aulas e cursos de vela e canoagem para crianças e adultos nos níveis básico, intermediário e avançado.

Turmas disponíveis – Terças e quintas, das 8 às 11 horas – Alunos de 10 a 12 anos
Segundas, quartas e sextas, das 14 às 17 horas – Alunos de 13 a 16 anos
Também há cinco vagas para cursos básicos de iniciação à vela, com duração de 12 horas para professores de Educação Física da rede pública de ensino.

Inscrições e informações – CDC Iatismo (Av Robert Kennedy 5300- Interlagos),
tel. 11-5543-1345

Juliana Leite / João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br

Leia também...
01.10.2013

Jorginho Zarif, Bruno Prada e Mário Buckup confirmaram presença na noite de quinta-feira (3), no Instituto Tomie Ohtake

28.04.2013

Aventura a bordo de um catamarã (barco de dois cascos) sem cabine durou 38 dias e a dupla percorreu mais de 4.000 milhas náuticas (7.400 quilômetros) da Cidade do Cabo, na África do Sul, até o Brasil

26.04.2013

Poucas quilômetros separam a dupla do destino final. Ao todo a aventura ultrapassou 4.000 milhas náuticas (7.400 quilômetros)

24.04.2013

Dupla saiu da Cidade do Cabo, na África do Sul, no mês passado e, quando completar a aventura, terá enfrentado quase 38 dias de mar