Meia Maratona do Rio atrai cada vez mais corredores de outros Estados
15.10.2008
| 107 visualizações
ATLETISMO
Na prova de domingo, 8.700 dos 15 mil inscritos eram de fora do Rio de Janeiro
São Paulo (SP) A 12ª. Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, que reuniu o número recorde de 15 mil participantes, no último domingo, registrou outra façanha: 58% dos atletas inscritos, ou seja 8.700 corredores, representaram outros 24 estados e o Distrito Federal, segundo levantamento feito pela Yescom, organizadora da corrida, realizada ao mesmo tempo do Mundial IAAF/CAIXA de Meia Maratona.
Só São Paulo, estado com o maior número de competições e de corredores de rua do país, contribuiu com quase quatro mil atletas, um número muito expressivo, ainda mais se levando em conta que a prova carioca tem 21.097 metros, distância que exige muita preparação e impõe dificuldades para os recém-iniciados.
Depois de São Paulo, os Estados com maiores representantes na prova foram Minas Gerais, Distrito Federal e Espírito Santo.
A participação cada vez maior de atletas de outros Estados é muito importante para o Rio de Janeiro. Afinal, muitos corredores vêm acompanhados e gastam dinheiro com hospedagem, alimentação e transporte. Muitos ainda encontram tempo de fazer turismo e conhecer cartões-postais da Cidade Maravilhosa como o Pão-de-Açúcar e o Cristo Redentor, comentou Thadeus Kassabian, diretor de Operações da Yescom.
Com o aumento de atletas de outros Estados, a Yescom calcula que o impacto econômico desta edição superou os R$ 7 milhões, beneficiando a rede hoteleira, bares e restaurantes, comércio e demais áreas ligadas ao turismo, gerando em conseqüência impostos para a cidade e o estado do Rio.
O brasiliense Marílson Gomes dos Santos e a mineira Maria Zeferina Baldaia, integrantes da seleção brasileira no Mundial de Meia Maratona IAAF/CAIXA, foram os campeões da Meia Maratona Internacional, que teve largada em São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo. Já os campeões do Mundial foram o eritreu Zersenay Tadese e a holandesa de origem queniana Lornah Kiplagat.
A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro foi uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, com o patrocínio da CAIXA e Adidas, apoio de Gatorade, Água Mineral Schincariol, Embratel, Montevérgine, HCor, Café Pimpinela, Rapidão Cometa e Prefeitura do Rio de Janeiro. A supervisão é da IAAF, AIMS, Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (Farj).
Mais informações no site www.meiamaratonadoriodejaneiro.com.br
João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br