Corrida pela Paz celebra as metas do milênio da ONU pelas ruas de São Paulo
12.09.2008
| 141 visualizações
ATLETISMO
-
Percurso da prova
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Pódio masculino
Sérgio Shibuya/ZDL
-
Vencedoras do ano passado
Sérgio Shibuya/ZDL
Competição reúne neste domingo 3.500 atletas de olho num futuro melhor para a sociedade mundial
São Paulo (SP) - Com a participação de 3.500 atletas inscritos, será realizada neste domingo a 7ª. Corrida pela Paz, que celebra as metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o milênio em busca de uma sociedade melhor no futuro. A competição terá uma corrida de 8 km e uma caminhada de 3 km, com largada a partir das 7h45 e chegada em frente à sede da Amcham (Câmara Americana de Comércio), na Rua da Paz, esquina com a Rua Antonio de Oliveira, na Chácara Santo Antonio.
O objetivo de disseminar as metas da ONU é representado em cada um dos oito quilômetros de corrida. Os oito jeitos de mudar o mundo são os seguintes: km 1- Acabar com a fome e a miséria; km 2- Educação básica de qualidade para todos; km 3- Igualdade entre os sexos e valorização da mulher; km 4- Reduzir a mortalidade infantil; km 5- Melhorar a saúde das gestantes; km 6- Combater a Aids, a malária e outras doenças; km 7- Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e km 8- Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Entre os destaques da competição está o corredor Adriano Bastos, pentacampeão da Maratona da Disney, nos Estados Unidos. Vencedor da prova de 2006, ele vai tentar a segunda vitória no evento.
O formato da competição, com provas relativamente acessíveis para iniciantes e, mais ainda, para atletas mais experientes, permite a participação de pessoas de diferentes níveis de preparo físico, num encontro familiar e até de gerações. Conseguimos reunir muitas famílias no evento, unindo corredores e caminhantes, comentou Roberto Doro, da Equipe Doro/Superação, que inscreveu 40 pessoas no evento, entre os quais um grupo de diabéticos do ABC.
Outra ação especial deste evento é o transporte solidário. Dois atletas inscritos, que utilizem um mesmo carro, terão estacionamento gratuito no dia da prova.O voucher de estacionamento será entregue na retirada do kit do atleta, que será feita juntamente com o chip de cronometragem neste sábado, das 9 às 17 horas, na Ancham (Rua da Paz, 1431 Chácara Santo Antonio).
Paraolimpíadas Em pleno clima de realização das Paraolimpíadas de Pequim, a Corrida pela Paz também reunirá atletas deficientes, num acordo entre a Yescom, organizadora da prova, e a Associação Desportiva para Deficientes (ADD). A parceria prevê a fiscalização, controle e certificação dos critérios e graus de deficiência dos participantes. A associação prestará assistência na entrega dos kits, na largada e chegada, onde serão criadas áreas exclusivas para esses corredores, com o apoio de monitores capacitados. Todos os deficientes tem isenção da taxa de inscrição e haverá cerimônia de premiação com troféus/medalhas no pódio adaptado.
.
Os vencedores da prova de 8 km do ano passado foram Antônio José da Costa, com o tempo de 24min58s, e Eliane Luana, com 29min12s.
A Corrida pela Paz tem o patrocínio do Bradesco Seguros e Previdência e Água Mineral Schincariol, apoio de Montevérgine e apoio especial de Gazeta, Gazeta Esportiva.Net e Prefeitura Municipal de São Paulo e supervisão da IAAF, AIMS, CBAt e FPA.
Mais informações no site www.corridapelapaz.com.br
João Pedro Nunes - Mtb 11.675
E-mail: zdl@zdl.com.br